//

Há 114 autarquias a dar desconto no IRS aos seus moradores

Este ano, há mais de uma centena de municípios que dão benefícios fiscais aos moradores. O número de aderentes tem vindo a aumentar desde 2008/2009.

Todos os anos há autarquias que optam por dar um “desconto bónus” no IRS aos seus moradores e esse número tem vindo a aumentar ano após ano. Este domingo, arrancou a campanha de entrega do IRS, na qual 114 autarquias nacionais vão dar benefícios fiscais em sede de IRS.

Segundo o Jornal de Negócios, este ano, serão mais 10 autarquias a dar este “desconto”, tratando-se do valor mais alto desde 2008, ano em que passou a ser possível aos municípios partilharem com os moradores até 5% do IRS que recebem do Estado Central.

Os concelhos em causa oferecem uma dedução à coleta dos seus moradores, reduzindo a fatura a pagar ou, pelo contrário, aumentando o valor do reembolso do imposto. Segundo o matutino, entre os descontos disponíveis, 30 municípios devolvem 1% do IRS e outras 19 autarquias optam por um desconto de 5%.

Oeiras, Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete têm liderado a lista de IRS liquidado por contribuinte. No entanto, entre os grandes municípios do país, este ano, só Lisboa e Coimbra dão este brinde aos seus moradores.

No norte, este movimento de alívio fiscal também não terá grande impacto: nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão aderir.

Mais de 250 mil contribuintes já entregaram o IRS

Dados das finanças revelam que, no primeiro ano em que a entrega só pode ser feita pela Internet, foram mais de 256 mil contribuintes a entregar a declaração do IRS em pouco mais de 24 horas. O Ministério das Finanças informou ainda que 123.744 optaram pelo IRS Automático, avança o Jornal Económico.

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, disse esta manhã, sobre as recorrentes falhas do sistema informático, que é “normal” que os sistemas possam ter alguns problemas de funcionamento devido à grande afluência.

“Através do serviço telefónico os contribuintes podem agendar o serviço de atendimento no serviço de finanças”, disse o secretário de Estado durante a visita ao serviço de Finanças dos Olivais, em Lisboa.

A entrega da declaração Modelo 3 do IRS e a confirmação da declaração automática do imposto por parte dos contribuintes que estejam abrangidos pelo IRS automático arrancou este domingo, dia 1 de abril, e vai até ao final de maio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.