Há 114 autarquias a dar desconto no IRS aos seus moradores

Este ano, há mais de uma centena de municípios que dão benefícios fiscais aos moradores. O número de aderentes tem vindo a aumentar desde 2008/2009.

Todos os anos há autarquias que optam por dar um “desconto bónus” no IRS aos seus moradores e esse número tem vindo a aumentar ano após ano. Este domingo, arrancou a campanha de entrega do IRS, na qual 114 autarquias nacionais vão dar benefícios fiscais em sede de IRS.

Segundo o Jornal de Negócios, este ano, serão mais 10 autarquias a dar este “desconto”, tratando-se do valor mais alto desde 2008, ano em que passou a ser possível aos municípios partilharem com os moradores até 5% do IRS que recebem do Estado Central.

Os concelhos em causa oferecem uma dedução à coleta dos seus moradores, reduzindo a fatura a pagar ou, pelo contrário, aumentando o valor do reembolso do imposto. Segundo o matutino, entre os descontos disponíveis, 30 municípios devolvem 1% do IRS e outras 19 autarquias optam por um desconto de 5%.

Oeiras, Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete têm liderado a lista de IRS liquidado por contribuinte. No entanto, entre os grandes municípios do país, este ano, só Lisboa e Coimbra dão este brinde aos seus moradores.

No norte, este movimento de alívio fiscal também não terá grande impacto: nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão aderir.

Mais de 250 mil contribuintes já entregaram o IRS

Dados das finanças revelam que, no primeiro ano em que a entrega só pode ser feita pela Internet, foram mais de 256 mil contribuintes a entregar a declaração do IRS em pouco mais de 24 horas. O Ministério das Finanças informou ainda que 123.744 optaram pelo IRS Automático, avança o Jornal Económico.

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, disse esta manhã, sobre as recorrentes falhas do sistema informático, que é “normal” que os sistemas possam ter alguns problemas de funcionamento devido à grande afluência.

“Através do serviço telefónico os contribuintes podem agendar o serviço de atendimento no serviço de finanças”, disse o secretário de Estado durante a visita ao serviço de Finanças dos Olivais, em Lisboa.

A entrega da declaração Modelo 3 do IRS e a confirmação da declaração automática do imposto por parte dos contribuintes que estejam abrangidos pelo IRS automático arrancou este domingo, dia 1 de abril, e vai até ao final de maio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Preocupante e descontrolada". Covid-19 volta em força ao Norte (e o mau tempo piora tudo)

A pandemia de covid-19 está de regresso em força ao norte do país que, nos últimos dias, voltou a registar o maior número de novos casos. Há uma "preocupante transmissão comunitária" em algumas zonas e …

"Hormona da fome" pode influenciar memória e fazer com que se coma mais

Um novo estudo, liderado por investigadores da University of Southern California, sugere que as hormonas reguladoras da fome produzidas pelo estômago também podem influenciar a memória e a função cognitiva. Em 2018, a equipa de especialistas …

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …