Há 114 autarquias a dar desconto no IRS aos seus moradores

Este ano, há mais de uma centena de municípios que dão benefícios fiscais aos moradores. O número de aderentes tem vindo a aumentar desde 2008/2009.

Todos os anos há autarquias que optam por dar um “desconto bónus” no IRS aos seus moradores e esse número tem vindo a aumentar ano após ano. Este domingo, arrancou a campanha de entrega do IRS, na qual 114 autarquias nacionais vão dar benefícios fiscais em sede de IRS.

Segundo o Jornal de Negócios, este ano, serão mais 10 autarquias a dar este “desconto”, tratando-se do valor mais alto desde 2008, ano em que passou a ser possível aos municípios partilharem com os moradores até 5% do IRS que recebem do Estado Central.

Os concelhos em causa oferecem uma dedução à coleta dos seus moradores, reduzindo a fatura a pagar ou, pelo contrário, aumentando o valor do reembolso do imposto. Segundo o matutino, entre os descontos disponíveis, 30 municípios devolvem 1% do IRS e outras 19 autarquias optam por um desconto de 5%.

Oeiras, Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete têm liderado a lista de IRS liquidado por contribuinte. No entanto, entre os grandes municípios do país, este ano, só Lisboa e Coimbra dão este brinde aos seus moradores.

No norte, este movimento de alívio fiscal também não terá grande impacto: nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão aderir.

Mais de 250 mil contribuintes já entregaram o IRS

Dados das finanças revelam que, no primeiro ano em que a entrega só pode ser feita pela Internet, foram mais de 256 mil contribuintes a entregar a declaração do IRS em pouco mais de 24 horas. O Ministério das Finanças informou ainda que 123.744 optaram pelo IRS Automático, avança o Jornal Económico.

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, disse esta manhã, sobre as recorrentes falhas do sistema informático, que é “normal” que os sistemas possam ter alguns problemas de funcionamento devido à grande afluência.

“Através do serviço telefónico os contribuintes podem agendar o serviço de atendimento no serviço de finanças”, disse o secretário de Estado durante a visita ao serviço de Finanças dos Olivais, em Lisboa.

A entrega da declaração Modelo 3 do IRS e a confirmação da declaração automática do imposto por parte dos contribuintes que estejam abrangidos pelo IRS automático arrancou este domingo, dia 1 de abril, e vai até ao final de maio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …

Descoberta casa onde viveu a histórica abolicionista negra Harriet Tubman

A casa do pai de Harriet Tubman foi descoberta por arqueólogos em Maryland, anunciaram autoridades do Harriet Tubman Underground Railroad Visitor Center esta terça-feira. O local onde Ben Ross viveu - apelidado de Ben 10 …

Autoridades da Austrália querem proibir uso de roupas casuais (no escritório e em teletrabalho)

Em fevereiro, um dos maiores departamentos governamentais da Austrália listou botas Ugg, chinelos e roupas desportivas, como camisolas de futebol, entre as peças de roupa consideradas demasiado casuais para o trabalho. As regras do Departamento de …

Cavaco cita o seu próprio livro para responder à comissão de inquérito ao Novo Banco

O ex-Presidente da República respondeu à comissão de inquérito ao Novo Banco recorrendo a transcrições do seu livro "Quinta-feira e Outros Dias". Nas respostas "ao grupo de questões relacionadas com a crise do BES", a que …

"Um dia histórico". Governo aprova Estatuto dos Profissionais da Cultura

A ministra da Cultura confirmou, esta quinta-feira, que foi aprovado o Estatuto dos Profissionais da Cultura, que vai seguir agora para consulta pública, lembrando que ainda "existe espaço para melhorias". Na conferência de imprensa depois do …

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …