Pico de casos pode acontecer já nos próximos dias. Mortalidade pode continuar elevada no Natal

Simone Venezia / EPA

Numa altura em que o número de novas e infeções e de óbitos não pára de subir, a ECDC prevê que Portugal deverá atingir até ao final do mês de novembro o pico de novos casos, mas o pico da mortalidade só deve acontecer no início de dezembro.

Os dados são do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) nas mais recentes projeções para a evolução da pandemia até ao dia 25 de dezembro.

De acordo com um relatório ao qual a TSF teve acesso, as estimativas para Portugal são bastante diferentes de países como Espanha, Itália ou França, onde os picos de novos casos e de mortes já aconteceram nas últimas semanas.

O especialista Manuel Carmo Gomes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem participado nas reuniões políticas com especialistas e disse à TSF que a previsão do ECDC tem algumas diferenças face ao que é esperado pela sua equipa na faculdade.

Contudo, as previsões reveladas são semelhantes, apesar de ser sempre difícil perceber de forma certeira quando é que se está no pico de uma doença.

O epidemiologista sublinha que o modelo do ECDC “é um modelo mecanicista, muito detalhado, que divide as pessoas por categorias, conforme a sua relação com a doença (se são suscetíveis, se estão infetadas, se já têm sintomas ou se já recuperaram), bem como pela forma como as pessoas contactam entre si”, explica, sublinhando que a projeção tem em conta dados a “médio-longo prazo”.

Numa altura em que o país vive uma situação bastante pior à que se conheceu na primeira vaga da doença, espera-se então que Portugal tenha o máximo de novos casos no final de novembro, e o máximo de mortos no início de dezembro, com um número diário de vítimas mortais que se pode manter elevado até ao Natal.

Manuel Carmo Gomes recorda que, por norma, há uma diferença de 1 a 2 semanas entre o pico de infeções e o pico de mortalidade.

“Nós temos uma projeção do pico para finais deste mês, eventualmente início do próximo, e depois um desfasamento de quase 15 dias para o pico dos óbitos”, considera o professor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …