A economia portuguesa cresceu 2,0% em 2019, uma décima acima do estimado pelo Governo, de acordo com a divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com os números esta sexta-feira divulgados pelo INE, no quarto trimestre de 2019 o PIB nacional cresceu 2,2% em termos homólogos (comparação com o mesmo período de 2018) e 0,6% em cadeia (relativamente ao terceiro trimestre de 2019).
Os números divulgados pelo INE superam em uma décima os estimados pelo Governo, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Conselho das Finanças Públicas, mas estão em linha com a previsão do Banco de Portugal e da Comissão Europeia.
O semanário Expresso frisa que apesar de este valor traduzir um abrandamento face a 2018 (menos 0,4 pontos percentuais), fica ligeiramente acima da projeção do Ministério das Finanças que, no Orçamento do Estado para 2020 ano inscreveu o número de 1,9% como estimativa para a expansão do PIB em 2019.
Os detalhes sobre a evolução do PIB e as suas componentes em 2019 ainda não são conhecidos. O INE só divulgará esses dados no final de fevereiro.
ZAP // Lusa