PGR abre inquérito à atribuição da nacionalidade a Abramovich. Ministério Público está a investigar

1

Roman Abramovich, magnata russo que é dono do Chelsea FC, terá obtido a nacionalidade portuguesa em abril, ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas.

A concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo Roman Abramovich ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas está a ser alvo de uma investigação do Ministério Público, disse hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Confirma-se a instauração de inquérito relacionado com a matéria em referência. O mesmo corre termos no DIAP Regional de Lisboa”, disse fonte oficial da PGR à Lusa, na sequência de uma notícia avançada hoje pela Rádio Renascença.

A atribuição de cidadania portuguesa ao multimilionário russo, proprietário do clube de futebol inglês Chelsea, resultou de um processo conduzido pela comunidade judaica do Porto no âmbito da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas, que foram expulsos da Península Ibérica durante a Inquisição medieval.

Para obter a nacionalidade, o requerente deve provar que pertence a uma comunidade sefardita, independentemente do país de residência atual. Contudo, a decisão final e a certificação legal dos documentos cabem aos serviços de conservatória e ao Governo, nomeadamente à tutela da Justiça.

De acordo com as informações disponíveis, a grande maioria dos milhares de pedidos de naturalização de judeus sefarditas é aprovada. A grande parte dos casos que estão em causa são abertos pela comunidade israelita do Porto, que no total corresponde a mais de 90% de todos os pedidos de naturalização portuguesa de judeus sefarditas.

Em paralelo, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) anunciou igualmente na última semana a abertura de um inquérito sobre esta matéria, com a presidente deste organismo, Filomena Rosa, a estimar que “deverá estar concluído em fevereiro”, altura em que, face à matéria apurada, o inquérito poderá dar azo ou não a processo disciplinar.

A informação da naturalização do multimilionário russo foi revelada no final de 2021 pelo jornal Público, que adiantou que o processo demorou apenas seis meses. De acordo com o diário, ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas, Roman Abramovich é português desde o passado dia 30 abril.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.