Chegou a Portugal petróleo do Kuwait para arrasar preços

Uma das dez maiores petrolíferas do mundo, a Kuwait Petroleum, quer assegurar, até 2020, uma rede mínima de 50 estações de serviço em Portugal.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, dá conta de um investimento de 50 milhões de euros por parte da Kuwait Petroleum, sob a marca Q8, com o objetivo de estabelecer, até 2020, uma rede mínima de 50 estações de serviço em Portugal.

“Portugal é um mercado de tal forma fechado e dominado pelas grandes companhias que, se queríamos crescer, teríamos de importar diretamente a matéria-prima. E assim surgiu a nossa associação à Kuwait Petroleum”, explicou Pedro Lopes, diretor-geral da Vapo Atlantic, o distribuidor exclusivo da Q8, em conversa com o DN.

“Somos já o segundo maior cliente da Q8 em Espanha, importamos qualquer coisa como 40 mil milhões de litros ao ano. Quando a Kuwait Petroleum entendeu expandir o negócio na UE, só tivemos de os convencer a olhar para o mercado ibérico como um todo, em vez de se concentrarem apenas em Espanha”, afirmou Daniel Carvalho, o outro sócio da empresa.

A maior parte dos pontos de venda Q8 vão surgir por via de aquisição, arrendamento ou exploração de outros postos já existentes, no entanto, também está prevista a construção de novas áreas.

A dupla de empresários quer competir de forma direta com as grandes petrolíferas e, por isso, promete preços mais competitivos para se afirmar no mercado.

“A nossa intenção assenta numa melhor distribuição das margens pela cadeia de valor, ao contrário do que se verifica atualmente com os grandes operadores”, afirma a dupla.

A empresa, que vai trabalhar com base no Platts, o índice dos combustíveis no mercado internacional, quer apresentar os melhores preços de uma forma diária.

“Hoje, o preço no mercado até pode cair um dólar por barril que os consumidores em Portugal vão sempre pagar o mesmo até à segunda-feira seguinte. Nós vamos mexer no preço todos os dias se se justificar”.

“É essa elasticidade que nos torna competitivos. Garantimos aos revendedores que, se estão a comprar com 20 cêntimos de desconto ao fornecedor habitual, nós iremos oferecer pelo menos 21 cêntimos”.

O objetivo da empresa é associar preços ‘low-cost’ a uma das dez maiores petrolíferas do mundo, garantindo assim que não se perde a credibilidade da marca.

“Muitas vezes as pessoas veem o preço baixo e desconfiam por ser uma marca branca. Há quem não abasteça nos hipermercados porque não sabe a proveniência dos combustíveis. Aqui, é a imagem de uma companhia associada aos preços mais baixos do mercado”, conta um dos sócios ao mesmo jornal.

A Kuwait Petroleum chega oficialmente ao nosso país esta segunda-feira, com o primeiro posto de combustível a ser inaugurado em Azurém, Guimarães.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ui em Portugal não acredito pois vão entrar na panelinha com todos os outros como é habito por cá, já a electricidade e gás era igual e ao fim destes anos estão todos na mesma jogada para fode……. o pobre.

  2. Que venham para cá! Agora espero que não copiem e não se viciem nas empresas que cá estão e não metam os mesmos preços das outros companhias….As ideias podem até ser boas, mas quando chegam a Portugal, existe sempre alguém que de uma maneira ou de outra, as estragam…

  3. Se for para acabar com a cartelização das petrolíferas que operam em Portugal, sejam bem vindos, de contrario, se for para serem apenas mais um depressa rebentam.

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …