/

Petróleo mais barato pode baixar combustíveis em 10 cêntimos (e pode ser bónus para Centeno)

8

Miguel A. Lopes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (E), e o ministro das Finanças, Mário Centeno (D),

Portugal não tem petróleo, por isso tem sempre de importar matéria-prima para satisfazer as suas necessidades. Assim, todas as flutuações das cotações têm impacto nas contas nacionais.

No Orçamento de Estado para 2020 (OE2020), o Governo assume um valor de 58 dólares por barril mas, nos mercados, os preços estão abaixo deste patamar. Isto, de acordo com o jornal ECO, pode significar um bónus nas contas públicas para Mário Centeno, ministro das Finanças. Porém, se a queda do Brent for muito expressa, o resultado pode ser negativo.

“De acordo com as expetativas implícitas nos mercados de futuros, o preço do petróleo deverá situar-se em torno dos 58 dólares por barril (52 euros por barril) em 2020, representando um abrandamento pelo segundo ano consecutivo e refletindo a fraca procura num quadro de enfraquecimento da economia global”, refere o documento do OE2020, que está em Belém à espera de promulgação por parte de Marcelo Rebelo de Sousa.

Nos mercados, o preço médio do Brent está nos 57,79 dólares (52,38 euros), tendo já em conta a forte queda registada nas últimas sessões, perante a perspetiva de redução da procura em resultado do coronavírus e da “guerra de preços” entre a Arábia Saudita e a Rússia. A cotação do Brent chegou a cair mais de 30% para os 30 dólares.

Mas a queda não deverá ficar-se por aqui. Morgan Stanley, JPMorgan e Goldman Sachs concordam que os preços podem continuar a cair, podendo chegar, a curto prazo, aos 20 dólares. Todos apontam para preços médios que deverão rondar os 35 dólares no acumulado do ano – aquém das previsões do Governo.

Assim, o preço médio do barril da matéria-prima poderá ficar 40% aquém daquele que foi o valor inscrito por Centeno no OE2020. A diferença pode ajudar as contas públicas num ano em que o ministro deverá conseguir alcançar um excedente de 0,2%.

Além disso, de acordo com o ECO, que ouviu uma fonte ligada às petrolíferas, o preço do litro de gasolina e gasóleo pode baixar dez cêntimos na próxima semana. Isto pode significar uma poupança a rondar os 6 euros para quem for atestar o depósito.

Por outro lado, ainda que valores mais baixos sejam positivos, preços muito mais baixos podem ter um impacto negativo ao nível das receitas que o Estado capta através dos combustíveis. De acordo com o OE2020, o Governo prevê captar 3,72 mil milhões de euros com o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, representando este 7,8% das receitas totais.

Se houver uma quebra de preços no petróleo, baixando o valor dos combustíveis, poderá haver uma quebra na receita que ponha em causa parte do efeito positivo do preço do barril nos mercados internacionais, acabando por condicionar as contas públicas.

ZAP //

 

 

8 Comments

  1. Bonus!!?? Então tem de estar quase metade da população mundial infectada com um virus para que as contas deste “senhor” alcancem o prometido??? Enfim!!!

    • leste mal com certeza, as contas deste senhor felizmente sempre bateram certo!
      E mesmo no meio desta incerteza e instabilidade pelo que diz a noticia podem continuar certas!

  2. Este governo deveria procurar transmitir de imediato a descida dos combustíveis aos portugueses e às empresas. Os próximos tempos serão muito negros para a economia nacional em resultado do coronavirus. Todas as ajudas serão insuficientes face ao descalabro que se antevê e que em muitos setores já se sente.

  3. Infelizmente neste “nosso” Portugal, tudo são desculpas para carregar os preços dos combustíveis! Com o barril a 30 dólares o preço por litro deveria estar abaixo de 1€ (falando de gasóleo). Em Espanha já falta pouco. Só aqui ainda se vêem preços na ordem de 1,494 /l gasóleo aditivado Repsol e 1,519 BP. Tudo são desculpas para manter estes valores porque os senhores que dominam os combustíveis não querem perder dinheiro. Esquecem que se os valores baixarem, se calhar as pessoas abastecem mais e as vendas só em…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.