Petrobras perdeu 6,7 mil milhões de euros em 2014

Wilson Dias / ABr

Aldemir Bendine, atual presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, atual presidente da Petrobras

A direção da Petrobras informou, esta quarta-feira, que a empresa teve um prejuízo de 6,2 mil milhões de reais (1,9 mil milhões de euros) com os desvios de recursos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal brasileira. O resultado líquido de 2014 ficou negativo em 21,6 mil milhões de reais (6,7 mil milhões de euros).

Ao apresentar o balanço auditado do ano passado, que já foi entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, o gerente executivo de Desempenho Empresarial da Petrobras, Mario Jorge da Silva, afirmou que os ajustes de ativos foram de 50,8 mil milhões de reais, somando os 6,2 mil milhões referentes a gastos adicionais capitalizados indevidamente e 44,6 mil milhões do provisionamento decorrente da desvalorização de ativos, o chamado Impairment.

Usando uma metodologia baseada no conteúdo da investigações do Ministério Público Federal, os valores referentes à operação Lava Jato referem-se a 3% do valor de contratos com 27 empresas membros do cartel entre 2004 e 2012. Entre as diretorias da empresa, a de Abastecimento foi responsável pelo desvio de 3,4 mil milhões de reais, a de Exploração e Produção, por 2 mil milhões, e a de Gás e Energia, por 700 milhões.

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ressaltou que o balanço auditado pela PricewaterhouseCoopers foi aprovado pela direção da estatal brasileira sem nenhuma ressalva.

“Estamos dando um passo fundamental em direção ao pleno resgate da credibilidade da Petrobras junto a seus acionistas, fornecedores, ao mercado, à sociedade, em direção à retomada da sua capacidade de recuperação, inovação tecnológica, que faz dessa empresa referência mundial em pesquisa e desenvolvimento”.

Bendine pediu desculpas, em nome dos empregados da estatal, pelas irregularidades ocorridas na petrolífera.

“Eu hoje represento a companhia. A Petrobras foi vítima de tudo isso pelo que ela passou. Somando-me aos 86 mil empregados do sistema Petrobras, sim, a gente está com o sentimento até de vergonha disso que a gente vivenciou, desses malfeitos que ocorreram”, disse.

Bendine destacou  que a sociedade deve continuar a acreditar na Petrobras e pediu desculpas pelo que aconteceu com a empresa. “Sim, eu faço um pedido de desculpa, em nome dos empregados da Petrobras, porque hoje eu sou um deles.”

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …