Petrobras perdeu 6,7 mil milhões de euros em 2014

Wilson Dias / ABr

Aldemir Bendine, atual presidente da Petrobras

Aldemir Bendine, atual presidente da Petrobras

A direção da Petrobras informou, esta quarta-feira, que a empresa teve um prejuízo de 6,2 mil milhões de reais (1,9 mil milhões de euros) com os desvios de recursos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal brasileira. O resultado líquido de 2014 ficou negativo em 21,6 mil milhões de reais (6,7 mil milhões de euros).

Ao apresentar o balanço auditado do ano passado, que já foi entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, o gerente executivo de Desempenho Empresarial da Petrobras, Mario Jorge da Silva, afirmou que os ajustes de ativos foram de 50,8 mil milhões de reais, somando os 6,2 mil milhões referentes a gastos adicionais capitalizados indevidamente e 44,6 mil milhões do provisionamento decorrente da desvalorização de ativos, o chamado Impairment.

Usando uma metodologia baseada no conteúdo da investigações do Ministério Público Federal, os valores referentes à operação Lava Jato referem-se a 3% do valor de contratos com 27 empresas membros do cartel entre 2004 e 2012. Entre as diretorias da empresa, a de Abastecimento foi responsável pelo desvio de 3,4 mil milhões de reais, a de Exploração e Produção, por 2 mil milhões, e a de Gás e Energia, por 700 milhões.

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ressaltou que o balanço auditado pela PricewaterhouseCoopers foi aprovado pela direção da estatal brasileira sem nenhuma ressalva.

“Estamos dando um passo fundamental em direção ao pleno resgate da credibilidade da Petrobras junto a seus acionistas, fornecedores, ao mercado, à sociedade, em direção à retomada da sua capacidade de recuperação, inovação tecnológica, que faz dessa empresa referência mundial em pesquisa e desenvolvimento”.

Bendine pediu desculpas, em nome dos empregados da estatal, pelas irregularidades ocorridas na petrolífera.

“Eu hoje represento a companhia. A Petrobras foi vítima de tudo isso pelo que ela passou. Somando-me aos 86 mil empregados do sistema Petrobras, sim, a gente está com o sentimento até de vergonha disso que a gente vivenciou, desses malfeitos que ocorreram”, disse.

Bendine destacou  que a sociedade deve continuar a acreditar na Petrobras e pediu desculpas pelo que aconteceu com a empresa. “Sim, eu faço um pedido de desculpa, em nome dos empregados da Petrobras, porque hoje eu sou um deles.”

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …