/

Petição pede que português que lutou contra o Estado Islâmico seja condecorado

8

O militar de 21 anos desertou em janeiro do ano passado para combater o grupo terrorista ao lado das milícias curdas. Morreu esta semana e agora uma petição online pede que seja condecorado.

Uma petição online pede que Mário Nunes, o português que foi para a Síria lutar contra o Estado Islâmico, seja condecorado com o título da Ordem da Liberdade.

O ex-militar da Força Aérea, que desertou em janeiro do ano passado para se juntar às milícias curdas, morreu esta semana, depois de ter sido capturado e executado pelo grupo terrorista.

A notícia chegou aos seus familiares por parte de elementos das chamadas Unidades de Proteção Popular (Yekineyen Parastina Gel ou YPG).

Na petição, já assinada por quase 800 pessoas, destaca-se o facto de o jovem de 21 anos ter tomado a “iniciativa de dizer basta” e de ser “merecedor do reconhecimento e do louvor nacional”.

Numa entrevista à revista Sábado, Mário Nunes afirmou que “preferia morrer a não fazer nada”.

“Senti que podia fazer a minha parte sendo o primeiro português a combater na Síria e fazer com que outros portugueses se preocupassem ao verem um deles a combater pelo lado certo e não pelo Estado Islâmico”.

“Estou disposto a pegar numa arma para contribuir para um mundo melhor. Todas as pessoas escolhem como podem ajudar: com dinheiro, com voluntariado, a curar pessoas. Mas há aqueles que dão o sangue e se batem frente a frente com pessoas más”, disse na altura.

Os familiares estão agora a tentar localizar o corpo do filho para o poderem sepultar em Portugal.

ZAP

8 Comments

  1. Ou eu não estou a perceber qualquer coisa ou esta petição é uma burrice. Que seja de louvar o homem estar a combater um bando de malfeitores, eu até posso concordar. Mas que eu saiba o país condecora valor militar ao serviço do país… Não ao serviço de forças Curdas e sobretudo, não depois de desertar as forças militares do país.

  2. Era só o que faltava. Um desertor ser condecorado!!!!

    Quanto mais pelo que li ele apenas o fez oque fez pelo protagonismo, coisa que está em voga hoje em dia devido às redes sociais!!!

    Se queria fazer algo pela humanidade/sociedade, não falta o que fazer dentro da sua própria pátria… Ah pois, não dá para fazer bonito no Facebook ou para dar uns tiros!!!

  3. Fiz a guerra do Ultramar PORTUGUÊS e com muita honra, fui condecorado várias vezes e considero isso um ultraje aos verdadeiros combatentes. Por aí se vê a miséria moral onde continua atolado o meu “pobre” PORTUGAL que tantas lições deu ao mundo. Se não bastasse o ridículo de ter tido um presidente (com a menor letra possível) que espezinhou a BANDEIRA em Paris, agora…isto!!

  4. concordo com o sr. António. ha tantos militares que morreram na guerra do ultramar e nunca foram condecorados. mario nunes desertou (crime militar) e ainda quer que ele seja condecorado. para isso condecorem quem lutou pelo portugal ultramarino (que na altura era portugues)

  5. Mais uma estupidez “patrocinada” pelo facebook!…
    Coitados, não devem ter vida/identidade própria e vão todos com a carneirada…

  6. Um verdadeiro herói da humanidade que que fez o Sacrifício final por a liberdade, já agora acrescento que só vejo comentários ridículos vindos de gente completamente ignorante,,,,ironicamente Mário Nunes também faleceu para que essas pessoas Covardes possam escrever as coisas mais parvas e injustas que se consegue imaginar.

  7. O que é hoje a nossa força militar? Desculpem-me, mas não é nada. É um pátio para algumas “crianças” se divertirem e outras encherem os bolsos. Imagino que o jovem tenha sentido isso mesmo e achou que poderia ajudar uma causa maior em vez de andar a “pastar” em territorio nacional a brincar aos soldadinhos. Louvada seja a atitude dele. Estes comentarios provenientes de ex-militares soam-me a inveja…no tempo deles iam para o ultramar por obrigação e sabiam as consequências se desertassem….foram para a guerra OBRIGADOS. E agora tem inveja de um jovem “com eles no sitio” que desertou de uma tropa de brincar e teve a coragem e a determinação de ir ajudar um povo que esta a ser massacrado, pondo a sua vida em risco. Portanto, caros compatriotas, não tenham inveja da coragem dele, respeiteim-no e respeitem a sua familia. Antes de comentarem negativamente as suas ações, desafio-vos a pensarem se teriam coragem de abandonar as vossas familias, o conforto do vosso lar, arriscarem o vosso pescoço e combaterem em situaçoes absolutamente precárias, onde para sobreviver é necessário recolher os equipamentos dos inimigos mortos…
    Facam um favor a humanidade….calem-se e deixem de se vangloriar dos feitos ocorridos no ultramar…que foi uma guerra sem sentido e quem participou não passou de um elemento da carneirada medrosa e obediente ao regime. Pésames sentidos à familia do jovem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.