Petição para deportar Justin Bieber está a ser analisada pela Casa Branca. Será aceite?

Adam Sundana / Flickr

Justin Bieber

Justin Bieber

179 mil pessoas assinaram a petição que pedia a deportação de Justin Bieber por ser um mau exemplo para a sociedade americana, quase o dobro das assinaturas necessárias para que o pedido seja analisado pela Casa Branca. Agora, a batata quente está nas mãos do governo americano: o que fazer ao miúdo-problema?

“Nós, povo dos Estados Unidos, sentimos que não estamos bem representados no mundo da cultura pop. Gostaríamos que o perigoso, insensato, destrutivo e consumidor de drogas Justin Bieber fosse deportado e a sua autorização de residência revogada”.

Começa assim a petição – curta e grossa – que pedia a deportação do jovem cantor desde 23 de janeiro. Apesar das notas com algum humor, o texto foi levado muito a sério: 179 mil americanos subscreveram o pedido, que afirma que Bieber “não apenas ameaça a segurança do nosso povo mas é também uma péssima influência para os jovens da nossa nação. Nós, o povo, queremos que Justin Bieber seja afastado da nossa sociedade.”

O mínimo para que seja analisada pela Casa Branca eram 100 mil assinaturas, o que significa que já está na lista para ser analisada. Outros casos têm sido enviados para a Casa Branca com base no apoio popular, como aconteceu com o pedido para a construção da Estrela da Morte, uma estação espacial do universo Star Wars capaz de destruir planetas.

A resposta à petição para a deportação Bieber pode demorar várias semanas a ser respondida, mas nada garante que a resposta seja positiva. No caso da Estrela da Morte, uma petição com um tom claramente irónico, a resposta – que demorou dois meses a chegar – esteve à altura: “a Administração não apoia a destruição de planetas”.

O caso de Bieber é semelhante: os vistos para imigrantes nos Estados Unidos só podem ser retirados se houver um crime violento ou uma sentença de prisão de mais de um ano, podendo ser deportado se for declarado culpado de um delito com agravante, como um roubo ou posse de droga.

No caso de Justin Bieber, a polémica começou quando foi detido em Miami por participar numa corrida ilegal de automóveis, sob o efeito de álcool e droga. O site Hollywood Reporter calcula que, mesmo que seja condenado pelos delitos que tem vindo a cometer, terá no máximo seis meses de prisão por participar em corridas de carros ou por conduzir sob influência de substâncias. Ou seja, legalmente, pode não ser possível reunir elementos suficientes para que o jovem seja deportado.

Justin Bieber será formalmente acusado de condução sob a influência de substâncias tóxicas, velocidade excessiva e resistência, sem violência, às autoridades. O jovem cantor está em liberdade sob caução desde a passada quinta-feira e deveria ter comparecido numa audiência nesta segunda-feira, o que não aconteceu, pois se encontrava no Panamá.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …