Petição para demitir João Soares já tem mais de 8 mil assinaturas

oscepa / Flickr

O ministro da Cultura, João Soares

O ministro da Cultura, João Soares

Petição pede a demissão do atual ministro da Cultura por não ter dado uma razão aceitável para ter despedido António Lamas, ex-presidente do Centro Cultural de Belém.

A petição online tem como principal propósito a demissão de João Soares, atual ministro da Cultura, depois de este ter decidido despedir o presidente do CCB.

O documento, que já conta com mais de oito mil assinaturas, surge na sequência da recente demissão de António Lamas, uma atitude que foi tomada “sem dar uma razão aceitável ao povo português”.

“O Centro Cultural de Belém é uma instituição pública, e nós como Portugueses não aceitamos a hipótese, de o maior centro cultural de Portugal ser usado para interesses próprios”, pode ler-se na petição.

Tal como tinha prometido, o ministro demitiu Lamas, que tinha sido nomeado anteriormente pelo governo PSD/CDS, nomeando logo a seguir o seu ex-adjunto Elísio Summavielle.

Dirigida ao primeiro-ministro António Costa, o criador da petição pede assim a “urgente demissão” de Soares “em nome de mais prósperas entidades culturais no nosso pais”.

Esta nomeação foi desde logo criticada pelos partidos da oposição, sobretudo pelo PSD que considera a atitude do ministro inaceitável.

Segundo o vice-presidente do partido, Sérgio Azevedo, foi “uma imediata nomeação de uma pessoa próxima do ministro da Cultura” e que “até chegou a ser candidato autárquico nas últimas eleições”.

“Estes senhores acham que são donos do regime, os novos Donos Disto Tudo“, escreveu também o deputado social-democrata Duarte Marques, acusando o PS de “arrogância, prepotência e falta de decoro”.

Por outro lado, também o Bloco de Esquerda criticou a situação, considerando que deveria ter sido feito um concurso público internacional.

Na altura, o deputado bloquista José Soeiro explicou que a demissão de António Lamas é “normal, natural e sem drama” mas que “não é aceitável que não haja concurso público internacional com a apresentação de um plano estratégico”.

Segundo o Económico, esta petição já pode ser entregue no Parlamento, visto que já atingiu um número mínimo de mil assinaturas, tendo de ser obrigatoriamente publicada em Diário da Assembleia.

Se for assinada por mais de quatro mil cidadãos, um número que já foi ultrapassado, tem de ser apreciada em plenário.

ZAP

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Eu apoio uma petição que possa merecer a aprovação da Assembleia da República no sentido de ser possível demitir um ministro através de abaixo assinados.
    Talvez fosse a maneira “democratica” que nos livrasse de muitos dos corruptos e incompetentes que têm governado Portugal.
    Mas infelizmente esta “utopia” nunca será atingivel!

  2. Concurso público internacional? Se fosse nacional ainda vá, agora internacional?!? Porque razão? Já agora, também não gosto do ministro João Soares e acho que ele não deveria ser ministro mas deixem-me dizer que o jornal Público é tudo menos imparcial e nota-se claramente o seu apoio à direita. Por mim acabava-se mas era com os partidos todos e com este circo de mentiras a que o povo português infelizmente já se tem vindo a habituar.

    • Por lei, os concursos públicos têm que ser internacionais. Assim como os portugueses têm a possibilidade de conncorrer a empregos no estrangeiro, também os estrangeiros têm a possibilidade de concorrer a empregos em Portugal. Ou prefere que fiquemos aqui fechados neste marasmo de mediocridade, em vez de receermos um pouco de ar respirável vndo de outras paragens?

  3. Isto, é apenas mais uma prova de compadrio político.

    Escandaloso, vergonhoso e condenável.

    Abaixo com essas práticas indecentes…

  4. Por muitos mais anos que eu viva, a minha triste conclusão, diz isto: Não há pachorra para aturar políticos, por isso mando-os todos dar *banho ao cão.*

  5. Esquerda, direita,1,2 esq…,, até parece que andamos na tropa! Fora da Assembleia da República com todos esses “amputados dos neurónios” que destroem as nossas economias.

    Metemos todos no centro uns por cima dos outros, mais umas acendalhas e chegamos-lhe o fogo como se fosse lenha. não prestam mesmo

  6. Eu ayé aassinava a petição. Mas antes preciso de saber de onde ela emana. Porque se emanar desse grupo de pequenos chicos-espertos vigaristas e cahnestros como esse tal de Duarte Marques, lamento mas não alinho em manipulações.

  7. Esquerda, direita, um, dois, esq…, até parece que andamos na tropa!

    Nem esquerda, nem direita e muito menos, extremos.

    Andam todos a comer do mesmo saco. Devíamos entrar lá dentro e varre-los à vassourada, como lixo não reciclável. São 230 incompetentes que vivem à custa do contribuinte, mais todos os que estão no Governo.

    Fora com essa jaez!

  8. Como podem dizer que não havia uma razão para demitir o anterior director do CCB ? Existiam várias, pelo que fui lendo na comunicação social e não vi desmentir : uma era que o novo director era muito amigo do ministro, a segunda até parece que se candidatou pelo partido em anterior eleição, a terceira acho que fazem parte da mesma loja Maçon… não chegam estas? afinal se não é para arranjar “tachos” para amigos de que serve ter amigos bem colocados ?

  9. Opiniões pessoais despropositadas,raivinhas de dentes,maledicencias,alguns pontos de vista que poderia subcrever. mas muitopouco de positivo em termos de comentários adequados à noticia `mistura com maledicência,~má educação,ordinarice ,insulto fácil e sob a capa …de não identificação que é timbre destes comentários. Pela parte que me toca nâo conheço ninguém nem mesmo tal senhor Soares ministro da Cultura.
    Como as pessoas se agridem a si próprias na força da emocionalidade..
    Penso eu.

  10. O paizinho dele já foi o Padrinho cá do sítio e ainda se age como tal por vezes. Eles comportam-se como os donos disto tudo, ignorando as leis quando é necessário, o Estado de Direito quando é preciso, e arranjando uns tachinhos para os amigos, pois um Padrinho deve ter uma Família grande e estar rodeado de homens de confiança.

    • Pronto! Já cá faltava alguém a faltar respeito a um grande homem. Critica o João á vontade, mas lava a boca com lixívia quando falas do Dr Máro Soares!

  11. Aqueles que durante 4 anos se arvoraram nos donos disto tudo e que, em nome disso, até nos foram à carteira roubar reformas e salários, em boa hora foram apeados do poder.
    Mesmo assim, ainda julgam ser os donos disto tudo.
    E, inclusive promovendo petições, querem manter à frente do CCB aquele que nomearam para servir a sua política.
    Os ex-donos disto tudo ainda não perceberam que o Parlamento é a sede da democracia!

  12. Quando o anterior governo substituiu Mega Ferreira por Vasco Graça Moura, houve alguma petição ? Também houve alguma petição contra o anterior governo por falta do Ministério da Cultura? Neste país a direita pode fazer tudo o que lhe apetece, os outros portugueses são incompetentes , santa paciência

  13. É so atrasados então quem nomeou o Lamas destituiu quem para o nomear ? E porquê? Quem é que em final de mandato nomeou amigos para cargos que nem sequer estavam ocupados.

    • posso depreender pelo seu comentário que de facto a direita revanchista não é a Dona disto tudo… esse papel está reservado para uma esquerda com sede de vingança….

      estamos a discutir mérito e não poder. O cavalheiro que foi chutado publicamente para fora do CCB tinha ou não mérito para desempenhar as suas funções? Foi ou não escorraçado porque alguém que temporariamente me representa a mim e a si entendeu favorecer um amigo?

      • Não fale em sede de vingança… Se for a ver (com honestidade) vai ver que são TODOS assim… Só muda a côr…

  14. Grande porcaria de “jornalismo”, que promove uma petição com 8 mil pessoas de direita – que só se preocupam com o escândalo dos boys quando estes são de outras cores – como se fossem 80 mil ou 800 mil ou 8 milhões…

    • Caro Riachense,
      Há uma diferença entre “noticiar” e “promover”. E essa diferença não reside no facto de o assunto noticiado nos agradar, ou causar desconforto.
      O ZAP já noticiou todo o tipo de petições – incluindo petições a Deus e petições para calar Phil Collins.
      Já noticiámos petições grandes e pequenas, petições de pessoas de todas as cores e petições só de pessoas verdes às bolinhas.
      Mas é a primeira vez que noticiamos uma petição e somos acusados de fazer “porcaria de jornalismo”.
      Talvez tenha que repensar quem é que só se preocupa com as questões quando são de certas cores.

  15. no tempo da sra marilu swap não era possivel um peditório deste tipo pelo simples facto que não existia MdaC e fortes razões existiam para tal, lembrem-se só da polémica dos miró. não havendo MdaC nem conhecimento nos davam de quem nomeavam, a titulo de exemplo posso dizer-vos que desconhecia que o CCB era gerido por lamas. porque não fazem um peditório para despedir a marilu swap de deputada.

  16. Nos últimos dias do mandato da coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas), foi reconduzido o então governador do Banco de Portugal que, para o cidadão comum, deixou um lastro de cumplicidade/irresponsabilidade, ao nível da regulação e fiscalização dos bancos portugueses ( eu vi, na TV, o senhor governador a aconselhar investir no BES), os casos foram vários, as consequências e a credibilidade da banca portuguesa estão de rastos fora os “crimes” cometidos pelos responsáveis dos bancos falidos e, por isso, pergunta-se: então, não há petição para despedir com justa causa o governador? As 8 mil assinaturas aqui referidos, revela-nos que há gentinha que se preocupa com tostões mas não se preocupa com os milhões roubados aos portugueses. Deixemo-nos de fait-divers.

  17. A MERDA DESTA PAÍS É QUE SE LEVA A FALAR DA ESQUERDA E DA DIREITA… ISSO SIM DEVIAM LEVAR NO FOCINHO COM A ESQUERDA E COM A DIREITA. FALEM DE COMPETENTES E INCOMPETENTES. ISSO SIM… SE É QUE DESCOBREM ALGUM COMPETENTE!!!!. SE CONHECEM COLOQUEM AQUI O NOME!!!
    ACHAM QUE ESSE FULANO TEM CAPACIDADE PARA DAR UMA EXPLICAÇÃO’!!! NÃO SEJAM IDIOTAS.IDIOTAS, PARA NÃO CHAMAR DE BURROS PORQUE SERIAM UMA GRANDE OFENSA AO 4PATAS!!!! OS POLÍTICOS ESTÃO-SE NAS TINTAS PARA OS OTÁRIOS DO POVO… ELES QUEREM SIMPLESMENTE GOVERNAREM(-SE)!!!! QUASE 42 ANOS DE TACHOS, TACHÕES, AMIGOS, AFILHADOS, PADRINHOS ( À ITALIANA), ETC. NOJENTA A POLÍTICA PORTUGUESA: DEMOCRÁCIA-CLEPTOMANÍACA-ABOTOCIONISTA-NARCISISTA. VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

  18. Nada tenho a favor do homem, muito menos do seu partido, mas tudo isto me parece fazer parte da estratégia de denegrir a imagem do governo encetada pela direita a partir do momento em que caiu na realidade de ter perdido o poder.
    Se pensarem um bocadinho, chegarão à conclusaõ de que não há razão nenhuma para pedir a demissão do homem através duma petição online.
    Mas há que começar por algum lado, não é ó pessoal do PSD/CDS?
    Porque não vão tratar de plantar batatas (porque é altura própria) e não deixam o país e o governo em paz? Todo o português sentiu na pele os malefícios da vossa governação de quatro anos. Foram tau maus que mais parceu termos vivido um pesadelo.

  19. Sinceramente não sei qual vai ser o futuro do meu país com esta incompetência, má fé e falta de senso, dos políticos. Só se vê roubalheira do erário publico, actos de gestão ruinosa e criminosa das finanças publicas , e consequências para os seus autores , zero. Isto esta podre.

  20. como querem que ele seja um bom ministro da cultura se nem soube governar a câmara da cidade de lisboa? como presidente da camara, foi so “burrada atras de burrada”. agora com mais poder pensa que sabe gonernar um ministério. e aqui esta a resposta (mais uma “burrada”). se o prisidente do ccb estava a fazer um bom serviço, porque o foi demitir? so por aqui se vê os tachos que andam â volta das campanhas politica (financiamento dos partidos – os amigos têm que ter emprego)
    NOTA: a palavra burrada é mesmo para ser escrita assim (http://linguamodadoisec.blogspot.pt/2008/10/borradas-e-burradas.html)

    • Portanto… Está um ministro com uma ideia específica (em linha com o Governo actual) e um presidente (do Governo anterior) com ideias totalmente opostas (sem qualquer intenção de ceder – e em linha com o Governo anterior…). Pá… é deixá-lo ficar! Tem lógica?! Acho que não… Acha?

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …