Petição online força Coca-Cola a retirar ingrediente polémico

A Coca-Cola planeia retirar um ingrediente polémico de algumas das suas marcas de bebidas até ao fim deste ano, depois de uma petição lançada na internet por uma adolescente.

O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, pode ser encontrado em algumas bebidas produzidas pela companhia americana, como os refrigerantes Coca-Cola e Fanta ou o isotónico Powerade.

O BVO tem sido usado como um estabilizador em bebidas com sabor a fruta e ajuda a evitar que os outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação.

Os receios acerca dos riscos do ingrediente para saúde estão relacionados com o brometo, uma substância também encontrada em retardadores de chamas.

Estudos médicos ligaram o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO a efeitos negativos para saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele.

O BVO foi retirado em 1970 da lista de ingredientes considerados “seguros” pela FDA, a Food and Drug Administration, o órgão de vigilância alimentar e farmacêutico dos Estados Unidos.

No entanto, as produtoras estão autorizadas a usar BVO nas suas bebidas até ao limite de 15 partes por milhão.

change.org

A jovem Sarah Kavanagh despoletou a eliminação de BVO em refrigerantes com uma petição online no Change.org

A jovem Sarah Kavanagh despoletou a eliminação de BVO em refrigerantes com uma petição online no Change.org

Pressão pública

O porta-voz da Coca-Cola, Josh Gold, destacou que a decisão da empresa em eliminar o BVO não estava ligada a medidas de segurança.

“Todas as nossas bebidas, incluídas aquelas com BVO, são seguras e sempre assim foram – em linha com as regulamentações dos países onde são vendidas”, afirmou Gold, em comunicado.

“A segurança e a qualidade dos nossos produtos é a nossa maior prioridade”, acrescentou.

A Coca-Cola afirmou que substituirá o composto por isobutirato de acetato de sacarose ou éster de glicerol de resina, que é normalmente encontrado nas chicletes.

A empresa afirma que dois sabores do seu isotónico Powerade – “ponche de frutas” e “limonada de morango” – já substituíram o BVO por éster de glicerol de resina de goma.

A decisão da Coca-Cola de remover o ingrediente de suas bebidas reflecte uma tentativa das fabricantes de bebidas de reconsiderar certas práticas devido à pressão pública.

A campanha contra o uso de BVO foi uma iniciativa da americana Sarah Kavanagh, uma adolescente do Estado americano do Mississippi, de apenas 15 anos, que questiona o motivo de a substância estar a ser usada em bebidas vocacionadas para desportistas.

Milhares de pessoas aderiram à petição criada pela jovem no site de petições Change.org.

O ano passado, a Pepsi, concorrente da Coca-Cola, já tinha retirado o componente do isotônico Gatorade.

Um porta-voz da Pepsi acrescentou que a empresa “tem trabalhado ativamente para retirar o BVO do resto de seu portfólio de produtos”.

A Pepsi usa ainda o ingrediente em bebidas como o refrigerante cítrico Mountain Dew e o energético Amp Energy.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Coca-cola cedeu e retirou o produto tóxico e potencialmente cancerígeno de suas bebidas.

    Mas o que poucos sabem e o que a mídia parece ignorar é que o BVO foi substituído por outro produto tóxico, o isobutirato de acetato de sacarose (SAIB), que em estudos mostrou aumentar o tamanho do fígado e elevar a atividade da fosfatase alcalina.

    http://www.noticiasnaturais.com/2014/05/coca-cola-e-pepsi-substituem-o-toxico-bvo-por-outro-produto-quimico-isobutirato-de-acetato-de-sacarose-saib/

  2. E o aspartame? Que é incrivelmente tóxico e para além de cancro causa vários outros problemas de saúde mas é usado como substituto do açúcar por ser incrivelmente barato?

    A várias décadas que estas empresas fazem uma luta contra o açúcar como se tratasse de perigo enorme para a saúde quando na verdade só o fazem para poder usar aspartame que lhes sai muito mais barato, na realidade o açúcar seria milhares de vezes menos prejudicial que o aspartame que lhe metem.

  3. E o acesulfame K, que também é cancerígeno? Á conta disso, deixei de beber bebidas “zero”. Prefiro beber a “normal”, embora, claro devido às quantidades monstruosas de açúcar que põem numa lata, bebo muito menos, quase nada mesmo. Opto pelo Ice tea Lipton que usa stevia como adoçante e à conta disso reduz imenso o nível de açúcar numa lata. Não seria possível estes “monstros industriais”, preocuparem-se um bocadinho com a saúde das pessoas? Tenho a certeza que a diminuição do lucro seria insignificante…

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …