Petição online força Coca-Cola a retirar ingrediente polémico

A Coca-Cola planeia retirar um ingrediente polémico de algumas das suas marcas de bebidas até ao fim deste ano, depois de uma petição lançada na internet por uma adolescente.

O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, pode ser encontrado em algumas bebidas produzidas pela companhia americana, como os refrigerantes Coca-Cola e Fanta ou o isotónico Powerade.

O BVO tem sido usado como um estabilizador em bebidas com sabor a fruta e ajuda a evitar que os outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação.

Os receios acerca dos riscos do ingrediente para saúde estão relacionados com o brometo, uma substância também encontrada em retardadores de chamas.

Estudos médicos ligaram o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO a efeitos negativos para saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele.

O BVO foi retirado em 1970 da lista de ingredientes considerados “seguros” pela FDA, a Food and Drug Administration, o órgão de vigilância alimentar e farmacêutico dos Estados Unidos.

No entanto, as produtoras estão autorizadas a usar BVO nas suas bebidas até ao limite de 15 partes por milhão.

change.org

A jovem Sarah Kavanagh despoletou a eliminação de BVO em refrigerantes com uma petição online no Change.org

A jovem Sarah Kavanagh despoletou a eliminação de BVO em refrigerantes com uma petição online no Change.org

Pressão pública

O porta-voz da Coca-Cola, Josh Gold, destacou que a decisão da empresa em eliminar o BVO não estava ligada a medidas de segurança.

“Todas as nossas bebidas, incluídas aquelas com BVO, são seguras e sempre assim foram – em linha com as regulamentações dos países onde são vendidas”, afirmou Gold, em comunicado.

“A segurança e a qualidade dos nossos produtos é a nossa maior prioridade”, acrescentou.

A Coca-Cola afirmou que substituirá o composto por isobutirato de acetato de sacarose ou éster de glicerol de resina, que é normalmente encontrado nas chicletes.

A empresa afirma que dois sabores do seu isotónico Powerade – “ponche de frutas” e “limonada de morango” – já substituíram o BVO por éster de glicerol de resina de goma.

A decisão da Coca-Cola de remover o ingrediente de suas bebidas reflecte uma tentativa das fabricantes de bebidas de reconsiderar certas práticas devido à pressão pública.

A campanha contra o uso de BVO foi uma iniciativa da americana Sarah Kavanagh, uma adolescente do Estado americano do Mississippi, de apenas 15 anos, que questiona o motivo de a substância estar a ser usada em bebidas vocacionadas para desportistas.

Milhares de pessoas aderiram à petição criada pela jovem no site de petições Change.org.

O ano passado, a Pepsi, concorrente da Coca-Cola, já tinha retirado o componente do isotônico Gatorade.

Um porta-voz da Pepsi acrescentou que a empresa “tem trabalhado ativamente para retirar o BVO do resto de seu portfólio de produtos”.

A Pepsi usa ainda o ingrediente em bebidas como o refrigerante cítrico Mountain Dew e o energético Amp Energy.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A Coca-cola cedeu e retirou o produto tóxico e potencialmente cancerígeno de suas bebidas.

    Mas o que poucos sabem e o que a mídia parece ignorar é que o BVO foi substituído por outro produto tóxico, o isobutirato de acetato de sacarose (SAIB), que em estudos mostrou aumentar o tamanho do fígado e elevar a atividade da fosfatase alcalina.

    http://www.noticiasnaturais.com/2014/05/coca-cola-e-pepsi-substituem-o-toxico-bvo-por-outro-produto-quimico-isobutirato-de-acetato-de-sacarose-saib/

  2. E o aspartame? Que é incrivelmente tóxico e para além de cancro causa vários outros problemas de saúde mas é usado como substituto do açúcar por ser incrivelmente barato?

    A várias décadas que estas empresas fazem uma luta contra o açúcar como se tratasse de perigo enorme para a saúde quando na verdade só o fazem para poder usar aspartame que lhes sai muito mais barato, na realidade o açúcar seria milhares de vezes menos prejudicial que o aspartame que lhe metem.

  3. E o acesulfame K, que também é cancerígeno? Á conta disso, deixei de beber bebidas “zero”. Prefiro beber a “normal”, embora, claro devido às quantidades monstruosas de açúcar que põem numa lata, bebo muito menos, quase nada mesmo. Opto pelo Ice tea Lipton que usa stevia como adoçante e à conta disso reduz imenso o nível de açúcar numa lata. Não seria possível estes “monstros industriais”, preocuparem-se um bocadinho com a saúde das pessoas? Tenho a certeza que a diminuição do lucro seria insignificante…

RESPONDER

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …