Pesticidas proibidos encontrados em águas subterrâneas

Foram encontrados pesticidas proibidos em concentrações bastante elevadas nas águas subterrâneas portuguesas — usadas para consumo humano em época de seca.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fez um estudo à qualidade das águas subterrâneas e encontrou níveis anormais de pesticidas proibidos em algumas zonas do território português. Estas águas são essenciais, uma vez que são usadas para consumo em época de seca.

A situação de seca não é estranha em Portugal e, ainda em março deste ano, metade do país estava em situação de seca. A APA mostra-se preocupada com a situação que dificulta a recarga dos aquíferos. Além disso, há uma maior procura por estas águas, apesar da sua contaminação com nitratos de origem agrícola, explica a TSF.

Os períodos de seca obrigaram a que se abrissem, desde outubro do ano passado, cerca de quatro mil novos furos de captação de água. É por isso importante repensar o nosso processo de preservação das águas subterrâneas, que podem ser cruciais durante a seca.

Felisbina Quadrado, diretora do Departamento de Recursos Hídricos, uma entidade do Ministério do Ambiente, diz que há algumas situações preocupantes e que é necessário ter cuidado com a racionalização deste recurso.

Contudo, os pesticidas proibidos por lei encontrados em quantidades bastante elevadas compromete a sua futura utilização.

“É matéria complicada, mas detetámos em alguns locais algumas contaminações com pesticidas que nos preocupam, sendo que algumas substâncias já nem estão autorizadas em Portugal, pelo que é preciso ter uma atenção redobrada nos impactos que a intensificação da atividade agrícola pode ter na qualidade da água”, explicou Felisbina.

As conclusões do estudo levado a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente serão apresentadas esta quinta-feira, mas Felisbina Quadrado adianta já que as zonas onde foram encontrados estes pesticidas estarão sujeitas a medidas para remediar a situação.

A diretora do Departamento de Recursos Hídricos não indicou quais os sítios em causa, mas explicou que estas são zonas onde a agricultura é mais intensa. Há mais de sete anos no cargo, Felisbina diz que é agora importante que estas práticas agrícolas se espalhem a outras áreas.

“Se estas substâncias já estão a chegar às nossas águas subterrâneas é porque estão a ser usadas em concentrações bastante elevadas, em excesso, que levam a que sejam arrastadas para os aquíferos, quando chove”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ………sempre desconfiei que esses pesticidas, eram umas……pestes, pois sempre confundiram o tamanho de uma colher de sopa com o da tampa do frasco..

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …