/

Pesticidas proibidos encontrados em águas subterrâneas

1

Foram encontrados pesticidas proibidos em concentrações bastante elevadas nas águas subterrâneas portuguesas — usadas para consumo humano em época de seca.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fez um estudo à qualidade das águas subterrâneas e encontrou níveis anormais de pesticidas proibidos em algumas zonas do território português. Estas águas são essenciais, uma vez que são usadas para consumo em época de seca.

A situação de seca não é estranha em Portugal e, ainda em março deste ano, metade do país estava em situação de seca. A APA mostra-se preocupada com a situação que dificulta a recarga dos aquíferos. Além disso, há uma maior procura por estas águas, apesar da sua contaminação com nitratos de origem agrícola, explica a TSF.

Os períodos de seca obrigaram a que se abrissem, desde outubro do ano passado, cerca de quatro mil novos furos de captação de água. É por isso importante repensar o nosso processo de preservação das águas subterrâneas, que podem ser cruciais durante a seca.

Felisbina Quadrado, diretora do Departamento de Recursos Hídricos, uma entidade do Ministério do Ambiente, diz que há algumas situações preocupantes e que é necessário ter cuidado com a racionalização deste recurso.

Contudo, os pesticidas proibidos por lei encontrados em quantidades bastante elevadas compromete a sua futura utilização.

“É matéria complicada, mas detetámos em alguns locais algumas contaminações com pesticidas que nos preocupam, sendo que algumas substâncias já nem estão autorizadas em Portugal, pelo que é preciso ter uma atenção redobrada nos impactos que a intensificação da atividade agrícola pode ter na qualidade da água”, explicou Felisbina.

As conclusões do estudo levado a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente serão apresentadas esta quinta-feira, mas Felisbina Quadrado adianta já que as zonas onde foram encontrados estes pesticidas estarão sujeitas a medidas para remediar a situação.

A diretora do Departamento de Recursos Hídricos não indicou quais os sítios em causa, mas explicou que estas são zonas onde a agricultura é mais intensa. Há mais de sete anos no cargo, Felisbina diz que é agora importante que estas práticas agrícolas se espalhem a outras áreas.

“Se estas substâncias já estão a chegar às nossas águas subterrâneas é porque estão a ser usadas em concentrações bastante elevadas, em excesso, que levam a que sejam arrastadas para os aquíferos, quando chove”, explicou.

ZAP //

1 Comment

  1. ………sempre desconfiei que esses pesticidas, eram umas……pestes, pois sempre confundiram o tamanho de uma colher de sopa com o da tampa do frasco..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.