Ser uma pessoa noturna pode mesmo prejudicar a saúde mental

“Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Este ditado popular é conhecido e, de acordo com um novo estudo, pode mesmo ser verdade.

Pessoas que acordam cedo naturalmente experienciam um bem estar geral e uma melhor saúde mental do que as pessoas que ficam acordadas durante a noite, segundo o estudo publicado na revista Nature Communications.

Porém, a tendência para dormir e acordar a uma determinada hora é muito influenciada pelos genes – e pode não haver muito a fazer para mudar isso.

Investigadores identificaram 351 regiões do genoma humano que se associam à tendência para ser uma pessoa diurna, das quais apenas 24 eram conhecidas anteriormente. As pessoas no estudo com mais variantes genéticas associadas com o “acordar cedo” tendiam a ir dormir mais de meia hora mais cedo do que outras com menos destas variantes.

O estudo descobriu que essas regiões genómicas estavam ligadas ao relógio circadiano do corpo e à retina, apoiando a teoria de que a capacidade do cérebro de detetar a luz através da retina configura o relógio do corpo num ciclo de 24 horas de sono e vigília.

“Parte da razão pela qual algumas pessoas gostam de acordar cedo, enquanto outras são pessoas noturnas, é por causa das diferenças na maneira como os nossos cérebros reagem aos sinais luminosos externos e ao funcionamento normal dos nossos relógios internos”, disse Samuel Jones, da Universidade de Exeter Medical School, no Reino Unido.

O estudo utilizou dados genómicos de cerca de 700 mil participantes de um projeto de saúde sem fins lucrativos baseado no Reino Unido chamado de BioMad e a empresa privada de análise de genoma sediada nos EUA 23andMe. Os participantes do 23andMe foram questionados se eram uma “pessoa diurna”, “pessoa noturna” ou “intermédio”.

Como a resposta poderia ser subjetiva, os investigadores validaram as suas descobertas com informações de monitorizadores de atividade de pulseiras usados por mais de 85 mil pessoas no projeto Biobank do Reino Unido, que revelaram sem preconceitos quando foram dormir e acordar.

Os investigadores descobriram diferenças no tempo de sono, mas não na qualidade do sono. Eles também não encontraram aumento do risco de obesidade e diabetes entre as pessoas noturnas, ao contrário de alguns estudos anteriores. Mas descobriram uma ligação causal aparente entre ser uma pessoa noturna e ser uma pessoa mais propensa a depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Isto é, através da sua análise estatística, os cientistas mostraram que, quanto mais noturna uma pessoa é, conforme definido pela sua genética, maior o risco de esquizofrenia e menor o bem-estar. Isto não dependeu de fatores como a má qualidade do sono ou a falta de sono.

A razão para a ligação entre o tempo de sono e a pior saúde mental permanece desconhecida, mas talvez seja devido a uma combinação de fatores, disse a autora do estudo, Jacqueline Lane, do Centro Hospitalar Geral de Medicina Genómica de Massachusetts.

Esses fatores podem incluir proteções desconhecidas oferecidas pelos genes às pessoas diurnas, a estimulação física da luz matinal, ou as vantagens sociais de se sentir acordado pela manhã e a meio do dia numa cultura dominada por um ciclo de trabalho das 9h00 às 17h00.

Porém, uma pessoa noturna não está totalmente cheia de azar. Segundo Nancy Rothstein, consultora de sono com foco na produtividade empresarial, é possível preparar-se melhor para o sono ao não consumir cafeína à tarde e ao desligar todas as tecnologias uma hora antes de ir para a cama.

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …