Odeia ter de trabalhar muito cedo? A ciência está do seu lado

Vamos diretos ao assunto: começar o trabalho cedo pode ser mau para a sua saúde. Quem o diz é um novo estudo.

A Universidade de Surrey, em Inglaterra, e a Universidade Northwestern, nos EUA, informam que os noctívagos estão a colocar a sua saúde em risco com noites tardias e com inícios de dia bem ‘prematuros’.

Já é sabido que a falta de sono pode causar doenças cardíacas, mas as descobertas mais recentes dizem que o sono insuficiente resultante de adormecer a altas horas da noite também pode resultar em problemas de saúde mental e diabetes, além do consumo não saudável de álcool e drogas.

As taxas de mortalidade também foram 10% maiores em corujas noturnas do que aquelas que gostam de ir para a cama cedo.

O Independent relata que os investigadores disseram que os patrões devem permitir horários de trabalho flexíveis para que os funcionários possam começar e terminar mais tarde.

“Esta é uma questão de saúde pública que não pode mais ser ignorada”, disse Malcolm von Schantz, professor de cronobiologia da Universidade de Surrey. “Devemos discutir a possibilidade de permitir que as noites comecem e terminem o trabalho mais tarde, quando for prático. E precisamos de mais pesquisas sobre como podemos ajudar os tipos de noite a lidar com o maior esforço de manter o relógio do corpo sincronizado com a hora do sol”.

O estudo analisou os hábitos de sono de 433 mil pessoas e e acompanhou a sua saúde durante seis anos e meio. Enquanto os seres humanos evoluíram para dormir de acordo com o ciclo dia-noite, cada pessoa tem uma predisposição individual para dormir as horas de acordo com fatores ambientais e genéticos conhecidos como “cronotipo”.

“Corujas noturnas a tentar viver num mundo matinal podem ter consequências para a saúde dos seus corpos”, disse Kristen Knutson, co-autora e professora associada de neurologia da Feinberg School of Medicine da Northwestern University.

“Se pudermos reconhecer que esses cronotipos são, em parte, geneticamente determinados e não apenas uma falha de caráter, os empregos e as horas de trabalho poderiam ter mais flexibilidade para as corujas”.

“Não devem ser forçadas a levantar-se para um turno das 08h00. Façam com que os turnos de trabalho correspondam aos cronotipos das pessoas”, apelou aos empregadores.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …