/

Rapaz de 12 anos é a pessoa mais nova de sempre a alcançar a fusão nuclear

4

Um jovem norte-americano conseguiu bater um novo recorde do Guinness, depois de ter criado, quando tinha 12 anos, um fusor nuclear na sua própria casa.

Jackson Oswalt estabeleceu um novo recorde do Guinness ao criar um fusor nuclear em sua casa quando tinha 12 anos. O feito já aconteceu em 2018, mas o recorde só foi confirmado na semana passada pelo Guinness World Records, conta o canal russo RT.

O jovem norte-americano, que vive em Memphis, no Tennessee, foi reconhecido como “a pessoa mais jovem de sempre a alcançar uma fusão nuclear“. Oswalt diz ter trabalhado sozinho no projeto e conta que se inspirou no físico nuclear Taylor Wilson, que alcançou o mesmo feito quando tinha 14 anos.

“Não fui capaz de alcançar um vácuo forte o suficiente para ‘acender’ a reação de fusão, mas com perseverança acabei por alcançar o meu objetivo”, afirma o rapaz em declarações ao Guinness World Records.

“Consegui usar eletricidade para acelerar dois átomos de deutério juntos para que se pudessem fundir num átomo de hélio 3, que liberta um neutrão que pode ser usado para aquecer água e ligar uma máquina a vapor que, por sua vez, produz eletricidade”, explicou o jovem, agora com 15 anos.

“A temperatura no meu fusor varia, mas é de aproximadamente 100 milhões de graus” (99.999.726,9°C), acrescentou.

De acordo com o Guinness, o feito de Oswalt foi verificado pelo site Fusor.net, a associação The Open Source Fusor Research Consortium e confirmada pelo cientista Richard Hull, que mantém a lista de cientistas amadores que alcançaram a fusão em casa.

No futuro, o adolescente pretende criar uma organização para prestar apoio financeiro a jovens investigadores como ele.

ZAP //

4 Comments

  1. Já agora poderão explicar-me como é que a comunidade científica anda à procura de obter a fusão nuclear a temperaturas ambientes, e um garoto de 12 consegue produzir uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius? A fusão nuclear deve ser de facto bastante simples de conseguir e os aparelhos que se vêm na figura saíram ao miúdo num pacote de batatas fritas ou numa embalagem de Bolicao.

    • Alberto, já reparou no Sol ? O Sol é um reactor de fusão tal e qual o do puto, funde hidrogénio a quente. O desafio precisamente é conseguir atingir fusão a frio, não é a quente. Mas lá chegaremos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.