Rapaz de 12 anos é a pessoa mais nova de sempre a alcançar a fusão nuclear

Um jovem norte-americano conseguiu bater um novo recorde do Guinness, depois de ter criado, quando tinha 12 anos, um fusor nuclear na sua própria casa.

Jackson Oswalt estabeleceu um novo recorde do Guinness ao criar um fusor nuclear em sua casa quando tinha 12 anos. O feito já aconteceu em 2018, mas o recorde só foi confirmado na semana passada pelo Guinness World Records, conta o canal russo RT.

O jovem norte-americano, que vive em Memphis, no Tennessee, foi reconhecido como “a pessoa mais jovem de sempre a alcançar uma fusão nuclear“. Oswalt diz ter trabalhado sozinho no projeto e conta que se inspirou no físico nuclear Taylor Wilson, que alcançou o mesmo feito quando tinha 14 anos.

“Não fui capaz de alcançar um vácuo forte o suficiente para ‘acender’ a reação de fusão, mas com perseverança acabei por alcançar o meu objetivo”, afirma o rapaz em declarações ao Guinness World Records.

“Consegui usar eletricidade para acelerar dois átomos de deutério juntos para que se pudessem fundir num átomo de hélio 3, que liberta um neutrão que pode ser usado para aquecer água e ligar uma máquina a vapor que, por sua vez, produz eletricidade”, explicou o jovem, agora com 15 anos.



“A temperatura no meu fusor varia, mas é de aproximadamente 100 milhões de graus” (99.999.726,9°C), acrescentou.

De acordo com o Guinness, o feito de Oswalt foi verificado pelo site Fusor.net, a associação The Open Source Fusor Research Consortium e confirmada pelo cientista Richard Hull, que mantém a lista de cientistas amadores que alcançaram a fusão em casa.

No futuro, o adolescente pretende criar uma organização para prestar apoio financeiro a jovens investigadores como ele.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já agora poderão explicar-me como é que a comunidade científica anda à procura de obter a fusão nuclear a temperaturas ambientes, e um garoto de 12 consegue produzir uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius? A fusão nuclear deve ser de facto bastante simples de conseguir e os aparelhos que se vêm na figura saíram ao miúdo num pacote de batatas fritas ou numa embalagem de Bolicao.

    • Alberto, já reparou no Sol ? O Sol é um reactor de fusão tal e qual o do puto, funde hidrogénio a quente. O desafio precisamente é conseguir atingir fusão a frio, não é a quente. Mas lá chegaremos.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …