Rapaz de 12 anos é a pessoa mais nova de sempre a alcançar a fusão nuclear

Um jovem norte-americano conseguiu bater um novo recorde do Guinness, depois de ter criado, quando tinha 12 anos, um fusor nuclear na sua própria casa.

Jackson Oswalt estabeleceu um novo recorde do Guinness ao criar um fusor nuclear em sua casa quando tinha 12 anos. O feito já aconteceu em 2018, mas o recorde só foi confirmado na semana passada pelo Guinness World Records, conta o canal russo RT.

O jovem norte-americano, que vive em Memphis, no Tennessee, foi reconhecido como “a pessoa mais jovem de sempre a alcançar uma fusão nuclear“. Oswalt diz ter trabalhado sozinho no projeto e conta que se inspirou no físico nuclear Taylor Wilson, que alcançou o mesmo feito quando tinha 14 anos.

“Não fui capaz de alcançar um vácuo forte o suficiente para ‘acender’ a reação de fusão, mas com perseverança acabei por alcançar o meu objetivo”, afirma o rapaz em declarações ao Guinness World Records.

“Consegui usar eletricidade para acelerar dois átomos de deutério juntos para que se pudessem fundir num átomo de hélio 3, que liberta um neutrão que pode ser usado para aquecer água e ligar uma máquina a vapor que, por sua vez, produz eletricidade”, explicou o jovem, agora com 15 anos.

“A temperatura no meu fusor varia, mas é de aproximadamente 100 milhões de graus” (99.999.726,9°C), acrescentou.

De acordo com o Guinness, o feito de Oswalt foi verificado pelo site Fusor.net, a associação The Open Source Fusor Research Consortium e confirmada pelo cientista Richard Hull, que mantém a lista de cientistas amadores que alcançaram a fusão em casa.

No futuro, o adolescente pretende criar uma organização para prestar apoio financeiro a jovens investigadores como ele.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Já agora poderão explicar-me como é que a comunidade científica anda à procura de obter a fusão nuclear a temperaturas ambientes, e um garoto de 12 consegue produzir uma temperatura de 100 milhões de graus Celsius? A fusão nuclear deve ser de facto bastante simples de conseguir e os aparelhos que se vêm na figura saíram ao miúdo num pacote de batatas fritas ou numa embalagem de Bolicao.

    • Alberto, já reparou no Sol ? O Sol é um reactor de fusão tal e qual o do puto, funde hidrogénio a quente. O desafio precisamente é conseguir atingir fusão a frio, não é a quente. Mas lá chegaremos.

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …