Rapaz de 12 anos constrói reator nuclear no seu próprio quarto

A criação de um reator nuclear caseiro parece não ser uma conquista rara, mas o feito ganha contornos surpreendentes se o autor da experiência for uma criança de 12 anos.

Foi o que aconteceu com Jackson Oswalt, que, em janeiro de 2018, garantia aos colegas que tinha acabado de criar uma reação em cadeia em casa dos pais.

«Acho que consegui a fusão nuclear. Durante o mês passado progredi enormemente. Agora tenho resultados que considero dignos“, escreveu Jackson Oswalt no fórum Fusor.net, uma comunidade dedicada ao passatempo de criar reatores nucleares “caseiros” que monitoriza o progresso dos seus membros para registar as suas conquistas, mesmo que não seja uma publicação oficial.

Segundo o ABC, a fissão conseguida pelo jovem não é igual à que é criada pelas centrais nucleares que conhecemos nas quais se dá a divisão de um átomo. Em vez disso, trata-se, sim, de uma versão low cost, “que esmaga átomos para formar átomos mais pesados”.

Como explica o diário espanhol, o processo conseguido por Oswalt é “relativamente simples” e pode ser feito em casa. Ainda assim, não significa que o jovem possa criar uma bomba ou uma catástrofe radioativa.

Apesar de produzir alguma radiação, o reator nuclear construído por Oswalt gera uma fusão em escala muito pequena para ser considerada perigosa, por isso não será prejudicial.

O equipamento utilizado pelo rapaz norte-americano requer 50 mil volts de eletricidade e estará estimado em cerca de 10 mil dólares (cerca de 8.800 euros). Segundo o jornal britânico The Guardian, Oswalt conseguiu as peças através da empresa online eBay.

De acordo com a associação Open Source Fusor Research Consortium, Oswalt, que agora tem 14 anos, torna-se assim na pessoa mais jovem a conseguir este feito. Ainda assim, a experiência de Oswalt ainda precisa de ser verificada por uma organização oficial para que receba essa distinção.

Chris Oswalt, pai de Jackson, que trabalha numa companhia de equipamento médico, disse ao USA Today: “Penso que há muita descrença até os cientistas virem realmente isto”.

Até agora, a pessoa mais jovem a conseguir uma reação idêntica foi Taylor Wilson, que testou uma reação em cadeia aos 14 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …