Rapaz de 12 anos constrói reator nuclear no seu próprio quarto

A criação de um reator nuclear caseiro parece não ser uma conquista rara, mas o feito ganha contornos surpreendentes se o autor da experiência for uma criança de 12 anos.

Foi o que aconteceu com Jackson Oswalt, que, em janeiro de 2018, garantia aos colegas que tinha acabado de criar uma reação em cadeia em casa dos pais.

«Acho que consegui a fusão nuclear. Durante o mês passado progredi enormemente. Agora tenho resultados que considero dignos“, escreveu Jackson Oswalt no fórum Fusor.net, uma comunidade dedicada ao passatempo de criar reatores nucleares “caseiros” que monitoriza o progresso dos seus membros para registar as suas conquistas, mesmo que não seja uma publicação oficial.

Segundo o ABC, a fissão conseguida pelo jovem não é igual à que é criada pelas centrais nucleares que conhecemos nas quais se dá a divisão de um átomo. Em vez disso, trata-se, sim, de uma versão low cost, “que esmaga átomos para formar átomos mais pesados”.

Como explica o diário espanhol, o processo conseguido por Oswalt é “relativamente simples” e pode ser feito em casa. Ainda assim, não significa que o jovem possa criar uma bomba ou uma catástrofe radioativa.

Apesar de produzir alguma radiação, o reator nuclear construído por Oswalt gera uma fusão em escala muito pequena para ser considerada perigosa, por isso não será prejudicial.

O equipamento utilizado pelo rapaz norte-americano requer 50 mil volts de eletricidade e estará estimado em cerca de 10 mil dólares (cerca de 8.800 euros). Segundo o jornal britânico The Guardian, Oswalt conseguiu as peças através da empresa online eBay.

De acordo com a associação Open Source Fusor Research Consortium, Oswalt, que agora tem 14 anos, torna-se assim na pessoa mais jovem a conseguir este feito. Ainda assim, a experiência de Oswalt ainda precisa de ser verificada por uma organização oficial para que receba essa distinção.

Chris Oswalt, pai de Jackson, que trabalha numa companhia de equipamento médico, disse ao USA Today: “Penso que há muita descrença até os cientistas virem realmente isto”.

Até agora, a pessoa mais jovem a conseguir uma reação idêntica foi Taylor Wilson, que testou uma reação em cadeia aos 14 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …