/

Pescadores encontram tesouro de 1,2 milhões de euros na barriga de cachalote

5

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen.

Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa do Iémen mudou a vida de 35 pescadores, que encontraram um tesouro de mais de um milhão de euros na barriga do cetáceo.

O grupo detetou a carcaça de cachalote à deriva no golfo de Adem, no sul do Iémen, um dos países mais pobres do mundo, dilacerado por uma guerra civil de vários anos. Na barriga do cetáceo estava um tesouro que mudou a vida de centenas de pessoas.

O cheiro típico do vómito da baleia foi identificado por um pescador, que avisou os outros para a potencial carcaça à deriva ao largo da costa.

O grupo fez-se ao mar e encontrou o “jackpot” que mudou a vida de uma aldeia inteira. Na barriga do cetáceo estavam cerca de 127 quilogramas de âmbar cinzento, avaliados em 1,5 milhões de dólares (1,23 milhões de euros), escreve a BBC.

“Nós somos todos pobres. Nunca pensámos que isto nos desse uma grande quantia”, disse um dos pescadores.

O âmbar, usado em cosmética e no fabrico de instrumentos médicos, foi comprado por um investidor dos Emirados Árabes Unidos.

Os pescadores dividiram o dinheiro em partes iguais e compraram casas, carros, e barcos novos. Ajudaram outros pescadores e habitantes necessitados e doaram dinheiro para a caridade. Apesar da nova vida, o grupo ainda continua a pescar.

De acordo com as Nações Unidas, no Iémen, com uma população de cerca de 24 milhões de pessoas, cerca de 80%, aproximadamente 20 milhões de seres humanos, “precisam de ajuda humanitária e proteção”. Uma guerra civil de vários anos, alimentada por interesses geoestratégicos estrangeiros, deixou o país de rastos.

O âmbar cinzento é encontrado em cerca de 5% dos cachalotes. Os cientistas explicam que este material se forma porque os cachalotes não conseguem digerir os bicos das lulas.

ZAP //

5 Comments

  1. 1.5 milhões de dólares, ao câmbio de hoje, dá perto de 1.23 milhões de euros! a conta está feita ao contrário, não se multiplica, divide-se…

  2. Eu não estou preocupada quantos euros são, ou quantos dólares são, eu estou preocupada é com os cachalotes, conhecendo os humanos já sei o que lhe vai acontecer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.