Pescadores encontram tesouro de 1,2 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen.

Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa do Iémen mudou a vida de 35 pescadores, que encontraram um tesouro de mais de um milhão de euros na barriga do cetáceo.

O grupo detetou a carcaça de cachalote à deriva no golfo de Adem, no sul do Iémen, um dos países mais pobres do mundo, dilacerado por uma guerra civil de vários anos. Na barriga do cetáceo estava um tesouro que mudou a vida de centenas de pessoas.



O cheiro típico do vómito da baleia foi identificado por um pescador, que avisou os outros para a potencial carcaça à deriva ao largo da costa.

O grupo fez-se ao mar e encontrou o “jackpot” que mudou a vida de uma aldeia inteira. Na barriga do cetáceo estavam cerca de 127 quilogramas de âmbar cinzento, avaliados em 1,5 milhões de dólares (1,23 milhões de euros), escreve a BBC.

“Nós somos todos pobres. Nunca pensámos que isto nos desse uma grande quantia”, disse um dos pescadores.

O âmbar, usado em cosmética e no fabrico de instrumentos médicos, foi comprado por um investidor dos Emirados Árabes Unidos.

Os pescadores dividiram o dinheiro em partes iguais e compraram casas, carros, e barcos novos. Ajudaram outros pescadores e habitantes necessitados e doaram dinheiro para a caridade. Apesar da nova vida, o grupo ainda continua a pescar.

De acordo com as Nações Unidas, no Iémen, com uma população de cerca de 24 milhões de pessoas, cerca de 80%, aproximadamente 20 milhões de seres humanos, “precisam de ajuda humanitária e proteção”. Uma guerra civil de vários anos, alimentada por interesses geoestratégicos estrangeiros, deixou o país de rastos.

O âmbar cinzento é encontrado em cerca de 5% dos cachalotes. Os cientistas explicam que este material se forma porque os cachalotes não conseguem digerir os bicos das lulas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. 1.5 milhões de dólares, ao câmbio de hoje, dá perto de 1.23 milhões de euros! a conta está feita ao contrário, não se multiplica, divide-se…

  2. Eu não estou preocupada quantos euros são, ou quantos dólares são, eu estou preocupada é com os cachalotes, conhecendo os humanos já sei o que lhe vai acontecer.

RESPONDER

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …