Pescadores encontram tesouro de 1,2 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen.

Uma carcaça de cachalote a boiar junto à costa do Iémen mudou a vida de 35 pescadores, que encontraram um tesouro de mais de um milhão de euros na barriga do cetáceo.

O grupo detetou a carcaça de cachalote à deriva no golfo de Adem, no sul do Iémen, um dos países mais pobres do mundo, dilacerado por uma guerra civil de vários anos. Na barriga do cetáceo estava um tesouro que mudou a vida de centenas de pessoas.

O cheiro típico do vómito da baleia foi identificado por um pescador, que avisou os outros para a potencial carcaça à deriva ao largo da costa.

O grupo fez-se ao mar e encontrou o “jackpot” que mudou a vida de uma aldeia inteira. Na barriga do cetáceo estavam cerca de 127 quilogramas de âmbar cinzento, avaliados em 1,5 milhões de dólares (1,23 milhões de euros), escreve a BBC.

“Nós somos todos pobres. Nunca pensámos que isto nos desse uma grande quantia”, disse um dos pescadores.

O âmbar, usado em cosmética e no fabrico de instrumentos médicos, foi comprado por um investidor dos Emirados Árabes Unidos.

Os pescadores dividiram o dinheiro em partes iguais e compraram casas, carros, e barcos novos. Ajudaram outros pescadores e habitantes necessitados e doaram dinheiro para a caridade. Apesar da nova vida, o grupo ainda continua a pescar.

De acordo com as Nações Unidas, no Iémen, com uma população de cerca de 24 milhões de pessoas, cerca de 80%, aproximadamente 20 milhões de seres humanos, “precisam de ajuda humanitária e proteção”. Uma guerra civil de vários anos, alimentada por interesses geoestratégicos estrangeiros, deixou o país de rastos.

O âmbar cinzento é encontrado em cerca de 5% dos cachalotes. Os cientistas explicam que este material se forma porque os cachalotes não conseguem digerir os bicos das lulas.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. 1.5 milhões de dólares, ao câmbio de hoje, dá perto de 1.23 milhões de euros! a conta está feita ao contrário, não se multiplica, divide-se…

  2. Eu não estou preocupada quantos euros são, ou quantos dólares são, eu estou preocupada é com os cachalotes, conhecendo os humanos já sei o que lhe vai acontecer.

RESPONDER

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …