Pesca da sardinha deverá ser interditada em zonas do Norte e Centro

A ministra do Mar disse, esta quarta-feira, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem “áreas importantes para a reprodução da espécie”.

“Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região Centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é Norte e região Centro“, disse Ana Paulo Vitorino à agência Lusa, sublinhando estarem as zonas a serem delimitadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelos pescadores.

À margem da conferência o Valor dos Oceanos, a decorrer em Lisboa, a ministra precisou estarem a ser “mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie”.

Na passada sexta-feira, o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), entidade científica consultada pela Comissão Europeia, referiu que a pesca da sardinha deveria ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do ‘stock’ na última década.

Na altura, a Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca de Cerco (ANOPCERCO) classificou este parecer como um “verdadeiro insulto a todos os pescadores portugueses” que, nos últimos anos, “realizaram grandes sacrifícios para assegurar a melhoria do estado do stock de sardinha”.

Em julho, o mesmo conselho já tinha sugerido que a Comissão Europeia recomendasse a suspensão total da sardinha por um período mínimo de 15 anos.

// Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Boa. Depois da floresta e de todo o interior do país vão agora destruir a pesca.
    No caso da sardinha impõem-se quotas (como sempre houve) mas nunca uma total proibição da sua pesca. É necessário um equilíbrio que obviamente os agentes terão de cumprir e respeitar. Agora banir totalmente a pesca da sardinha? Enfim. E o impacto social de uma medida destas? Só pode decidir assim quem desconhece por completo o setor. E não me venham falar da cavala para compensar. Isso só pode ser proferido por quem nunca meteu os pés numa embarcação de pesca.

  2. Isto dos fundamentalismos é o que dá. Nem sou pescador nem sou da capital mas sou apreciador de sardinha. Da minha parte estou disponível para estar 10 anos sem comer sardinha, não vem mal ao mundo por isso nem se morre à fome por isso. Pode-se perfeitamente comer outras espécies. Mas também não me venham com a treta de subsídios, que é sempre a mesma coisa: se chove muito subsídio por causa da chuva, se chove pouco subsídio pela falta de chuva. Tem é que acabar com a vergonha das lotas onde o pescador é obrigado a vender o peixe a 5 tostões que depois sai da lota e é vendido a preços exorbitantes !!!

    • Olhem-me este… “Tem é que acabar com a vergonha das lotas onde o pescador é obrigado a vender o peixe a 5 tostões que depois sai da lota e é vendido a preços exorbitantes !!!” Já conheço bem os da sua laia que acham que a distribuição é de borla e que todo o dinheiro deve ir para o produtor… Da próxima vez que quiser comprar carne vá ao Alentejo ou quando quiser peixe vá comprá-lo a Matosinhos, Peniche ou Setúbal. E se quiser cerejas vá comprá-las à cova da beira ou a Resende. Olhe que tudo isso vai ficar-lhe caro!

      Quanto a comer outras espécies até posso aceitar mas não sei bem em quais está a pensar… pelo que prefiro ficar-me por aqui.

  3. Dou o braço a torcer. Efetivamente, estamos na presença de dois verbos diferentes “interdizer” e “interditar” e por esse motivo ambos se encontram corretos.

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …