Pesca da sardinha deverá ser interditada em zonas do Norte e Centro

A ministra do Mar disse, esta quarta-feira, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem “áreas importantes para a reprodução da espécie”.

“Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região Centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é Norte e região Centro“, disse Ana Paulo Vitorino à agência Lusa, sublinhando estarem as zonas a serem delimitadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelos pescadores.

À margem da conferência o Valor dos Oceanos, a decorrer em Lisboa, a ministra precisou estarem a ser “mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie”.

Na passada sexta-feira, o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), entidade científica consultada pela Comissão Europeia, referiu que a pesca da sardinha deveria ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do ‘stock’ na última década.

Na altura, a Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca de Cerco (ANOPCERCO) classificou este parecer como um “verdadeiro insulto a todos os pescadores portugueses” que, nos últimos anos, “realizaram grandes sacrifícios para assegurar a melhoria do estado do stock de sardinha”.

Em julho, o mesmo conselho já tinha sugerido que a Comissão Europeia recomendasse a suspensão total da sardinha por um período mínimo de 15 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Boa. Depois da floresta e de todo o interior do país vão agora destruir a pesca.
    No caso da sardinha impõem-se quotas (como sempre houve) mas nunca uma total proibição da sua pesca. É necessário um equilíbrio que obviamente os agentes terão de cumprir e respeitar. Agora banir totalmente a pesca da sardinha? Enfim. E o impacto social de uma medida destas? Só pode decidir assim quem desconhece por completo o setor. E não me venham falar da cavala para compensar. Isso só pode ser proferido por quem nunca meteu os pés numa embarcação de pesca.

  2. Isto dos fundamentalismos é o que dá. Nem sou pescador nem sou da capital mas sou apreciador de sardinha. Da minha parte estou disponível para estar 10 anos sem comer sardinha, não vem mal ao mundo por isso nem se morre à fome por isso. Pode-se perfeitamente comer outras espécies. Mas também não me venham com a treta de subsídios, que é sempre a mesma coisa: se chove muito subsídio por causa da chuva, se chove pouco subsídio pela falta de chuva. Tem é que acabar com a vergonha das lotas onde o pescador é obrigado a vender o peixe a 5 tostões que depois sai da lota e é vendido a preços exorbitantes !!!

    • Olhem-me este… “Tem é que acabar com a vergonha das lotas onde o pescador é obrigado a vender o peixe a 5 tostões que depois sai da lota e é vendido a preços exorbitantes !!!” Já conheço bem os da sua laia que acham que a distribuição é de borla e que todo o dinheiro deve ir para o produtor… Da próxima vez que quiser comprar carne vá ao Alentejo ou quando quiser peixe vá comprá-lo a Matosinhos, Peniche ou Setúbal. E se quiser cerejas vá comprá-las à cova da beira ou a Resende. Olhe que tudo isso vai ficar-lhe caro!

      Quanto a comer outras espécies até posso aceitar mas não sei bem em quais está a pensar… pelo que prefiro ficar-me por aqui.

  3. Dou o braço a torcer. Efetivamente, estamos na presença de dois verbos diferentes “interdizer” e “interditar” e por esse motivo ambos se encontram corretos.

RESPONDER

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …