“Pesados sacrifícios”. Pedro Nuno Santos avisa a TAP que o plano de reestruturação vai ser difícil

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, reuniu-se na segunda-feira com sete sindicatos da TAP com o objetivo de os ouvir sobre o processo de reestruturação.

De acordo com o Expresso, Pedro Nuno Santos e o conselho administração liderado por Miguel Frasquilho deixaram um aviso importante: a reestruturação vai obrigar a sacrifícios – e muitos. O plano de reestruturação deverá estar concluído no final de outubro ou princípio de novembro.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), disse em comunicado que “foi reiterado pelo senhor ministro e reforçado pelo senhor presidente do conselho de administração e também pelo futuro presidente da comissão executiva, Ramiro Sequeira, que a empresa se encontra numa difícil encruzilhada, e que a saída desta situação ia obrigar a muitos e pesados sacrifícios”, alertando para as dificuldades em que os trabalhadores de terra se encontram.

O SITAVA acrescenta ainda que “quanto a essa questão (dos trabalhadores), não escondemos que a situação que se vive em todo o grupo TAP desde o passado mês de abril é de grande sofrimento não só devido aos violentos cortes salariais que todos temos sofrido, mas também devido às muitas centenas de postos de trabalho já destruídos e mais aqueles que se projetam, por força da não renovação dos contratos a termo certo”.

A TAP não tem estado a renovar os contratos a prazo. Antes da pandemia, a transportadora aérea tinha cerca de 2000 trabalhadores nessa situação.

No encontro, o SITAVA defendeu que “mesmo com alguma redução de frota devia haver uma manutenção de todos os postos de trabalho do pessoal de terra”.

O sindicato avisou ainda que irá estar “particularmente vigilante no que diz respeito ao cumprimento da contratação coletiva”, que foi assinada pela TAP e por 14 sindicatos representativos dos seus trabalhadores em 1970.

O Conselho de Administração da TAP, liderado por Miguel Frasquilho, já tinha dito que a companhia “continua a colaborar com todos os agentes económicos, nomeadamente associações empresariais e entidades regionais de turismo, para viabilizar o maior número de oportunidades, adicionar e ajustar os planos de rota, por forma a procurar ter um serviço ainda melhor e mais próximo, a partir de todos os aeroportos nacionais onde a TAP opera”, revela o Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É um contorcionismo terrível para salvar a TAP, mas muito dificilmente ela terá salvação. Estão a perder clientela drasticamente, face às companhia low cost. Os preços altos e os milhares de empregados que os partidos de governo foram metendo lá para dentro (à volta de 10.000) inviabilizam qualquer possibilidade de salvação.

  2. E andamos nós a suportar essa m$%&#
    Eu nunca voo pela TAP. Conheço muitos Portugueses que estão em diversas partes do mundo e que só recorrem à TAP quando não há mais nenhuma alternativa.

  3. Este artista de comerciante mal amanhd deveria saber e outros k por la passaram que quando se cresce muito sao necessarios mais comida para alimentar corpo.
    Assim funciona os sistemas… pais ‘e pequeno deveria ter empresa aerea de proporcao com suas possibilidades…

    para que tanta ganancia se nao teem recursos para sustentar tanta ambicao e burrice.

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …