Nas ruas de Pequim, já circulam cinco carros sem motorista

A autoridade de transporte de Pequim, na China, deu “luz verde” para que cinco dos veículos autónomos da Baidu Apollo circulem pelas ruas públicas da capital do país sem um motorista de segurança a bordo.

A fim de atender aos rigorosos requisitos de segurança definidos pelas autoridades de Pequim para testes de veículos autónomos, os carros da Baidu Apollo tiveram de percorrer mais de 30 mil quilómetros de testes de direção perfeitos em estradas abertas antes de serem submetidos a uma avaliação num teste numa faixa fechada.

Os veículos envolvidos nos testes públicos vão usar o sistema de direção de Inteligência Artificial (IA) da Apollo, que já transportou mais de 100 mil passageiros em 27 cidades ao redor do mundo.

No entanto, de acordo com o NewAtlas, a assistência humana estará à disposição em caso de emergência graças ao serviço de direção remota 5G da empresa.

Esta tecnologia combina sistemas de transporte inteligentes e redes 5G de alta velocidade para permitir que operadores humanos forneçam uma rede de segurança adicional quando necessário.

Segundo a Baidu Apollo, as licenças de teste de veículos totalmente sem motorista permitirão à empresa “reduzir gradualmente a intervenção humana em veículos de teste e, eventualmente, remover motoristas de segurança nos seus testes de estrada de veículos autónomos” e é um passo fundamental na comercialização de tecnologias de veículos autónomos.

Na semana passada, a AutoX anunciou o lançamento de uma frota de RoboTaxis autônomos no centro de Shenzhen, representando a primeira vez que tais veículos foram implantados na China sem motoristas de segurança ou operadores remotos.

Jiang Zheng, especialista em direção autónoma do centro de pesquisa e desenvolvimento GAC da China, disse que os testes de estrada sem condutor são um elo fundamental no desenvolvimento de tecnologias de direção autónoma e irão acelerar a comercialização de veículos autônomos.

“Comparados com os testes em faixas fechadas e sob a supervisão de um motorista reserva, os testes em estradas sem motorista em vias públicas examinarão vários recursos do sistema de direção autónomo, especialmente a forma como os veículos autónomos lidam com emergências”, disse Jiang.

De acordo com o China Daily, o país asiático está a planear realizar a produção em escala de veículos capazes de condução autónoma condicional e comercialização de veículos altamente autónomos em certas circunstâncias até 2025, de acordo com um plano emitido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e outros nove ministérios.

  //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …