Pensões seguras até 2060 (ou mais)

2

Fundo de Estabilização Financeira até deverá estar mais confortável daqui a quase 40 anos, comparando com os números actuais.

Muito se tem falado sobre a possibilidade de o fundo para as pensões ser muito mais curto, ou mesmo esgotar, daqui a uns anos.

No entanto, entre os cenários apresentados com o Orçamento de Estado para 2023, nesta segunda-feira, destacam-se as contas da Segurança Social que apontam para o sentido inverso.

O jornal Expresso destaca que, afinal, o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social vai chegar a 2060 com uma folga financeira superior à actual.

Ou seja, a denominada “almofada das pensões” terá dinheiro para cobrir défices, pelo menos, até 2060. Com possibilidade de esse prazo se prolongar.

É um contraste em relação ao que foi anunciado no mês passado: o Fundo de Estabilização Financeira iria começar a ficar curto na década 2040 e iria mesmo esgotar-se na década 2050.

Justificação para estes novos números? Mais pessoas com emprego, salários médios mais altos e, por isso, maiores descontos para a Segurança Social (e a ministra Ana Mendes Godinho não tinha números actualizados na apresentação anterior).

21 mil milhões de euros em despesas, 24.2 mil milhões de euros em receitas. Resultado: saldo positivo de cerca de 3 mil milhões de euros por ano, segundo as previsões.

Mesmo assim, mantém-se a previsão de que a Segurança Social não vai ter dinheiro para todos, na próxima década. E, aí, vai ser preciso recorrer ao tal Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social – porque os descontos dos trabalhadores não serão suficientes para quem receber pensões, nessa altura.

IAS sobe

Ainda relacionado com a Segurança Social, a proposta de Orçamento do Estado para 2023 mostra também que o Indexante de Apoios Sociais vai subir.

O valor actual é 443,20 euros e vai subir cerca de 35 euros, para 478,70 euros, em 2023. Uma medida que vai custar 155 milhões de euros, sublinha o portal ECO.

Esta subida de 8% vai para além da inflação, que o Governo prevê que se fique pela metade (4%) no próximo ano.

Recorde-se que o Indexante de Apoios Sociais (IAS) é a referência para a Segurança Social calcular várias prestações sociais. É um número importante, sobretudo para as pessoas com menores recursos financeiros.

ZAP //

2 Comments

    • É da maneira que o Fundo de Estabilização Financeira estará seguramente bem. A não ser que por essa altura também não haja contribuintes…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.