/

Nancy Pelosi ao estilo filibuster: discurso de oito horas em defesa dos “dreamers”

A líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, bateu o recorde. Durante oito horas e sempre de saltos altos, discursou em defesa dos jovens protegidos pelo programa DACA.

Nancy Pelosi, a líder dos democratas na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, discursou durante mais de oito horas no Congresso norte-americano em defesa dos dreamers, os imigrantes que chegaram ao país enquanto crianças sem documentos.

A congressista de 77 anos foi a voz do discurso mais longo de sempre a ser ouvido na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O recorde pertencia anteriormente a Champ Clark, que em 1909 falou durante mais de cinco horas em protesto contra uma revisão dos impostos.

Pelosi falou em plenário para se opor ao acordo orçamental alcançado no Senado, que não faz regressar o DACA, Deferred Action for Childhood Arrival, que legalizava a situação dos dreamers. A congressista garantiu que não vai ceder nas questões de imigração.

O programa DACA foi criado por Barack Obama e protegia cerca de 690 mil jovens emigrantes sem documentação. Em setembro de 2017, foi suspenso por Donald Trump. De acordo com o Público, Pelosi disse, no início do seu discurso, que “não há nada de partidário na proteção dos dreamers“.

“Elogio os meus colegas republicanos por terem tido a coragem de falar sobre isto, mas ainda assim os nossos dreamers continuam num limbo cruel, debaixo de uma nuvem de medo e incerteza. A cobardia republicana deve acabar“, afirmou Nancy Pelosi.

Durante as oito horas, a congressista não se sentou nem foi interrompida uma única vez. Pelosi leu testemunhos de jovens não-documentados que escreveram aos seus representantes e recorreu também à Bíblia, recordando o conto do Bom Samaritano.

Citada pelo Washington Post, a assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que a Administração apoia o orçamento do Senado e não concorda com o pedido de Nancy Pelosi de incluir as questões de imigração no acordo.

“Tornámos claro que o acordo orçamental devia ser um acordo orçamental e que os membros do Congresso, como Nancy Pelosi, não deviam fazer o governo refém por causa de uma questão separada”, disse Sanders.

Embora possa parecer desconfortável estar oito horas seguidas a falar, a ideia não é completamente disparatada. Esta “arte de falar sem parar”, estendendo o discurso por horas, é conhecida nos Estados Unidos por filibuster, uma estratégia de obstruir o processo legislativo sem incorrer numa infração.

Nancy Pelosi usou como quis o tempo ilimitado a que têm direito os líderes da Câmara dos Representantes. No entanto, esta intervenção prolongada não é, na verdade, um filibuster literal, já que não se trata de nenhum tipo de bloqueio legislativo, como aconteceu em abril do ano passado, na intervenção do senador Jeff Merkley.

O senador democrata falou durante 15 horas consecutivas, como forma de ilustrar a oposição do seu partido à escolha de Donald Trump para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) dos EUA, o juiz Neil Gorsuch, usando a técnica de tomar o púlpito do Senado e estender a duração do discurso de modo a obstruir o processo legislativo.

Esta intervenção de Pelosi – ao estilo filibuster – não se trata de nenhum tipo de obstrução, uma vez que esta figura não existe na Câmara Baixa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.