Pela primeira vez, cientistas perfuram a Terra até ao seu manto rochoso

15

Numa proeza histórica no campo da Geologia, cientistas abriram uma janela para o manto da Terra — e extraíram um quilómetro de rocha do seu interior.

Cientistas alcançaram um feito recorde ao perfurar quase uma milha abaixo do fundo oceânico para chegar ao manto da Terra.

A operação foi conduzida pela equipa do JOIDES Resolution, um navio de perfuração oceânica, no Atlântico Norte, numa “janela tectónica” onde as rochas do manto foram empurradas para perto da superfície.

A expedição obteve mais de um quilómetro de amostras de rochas, recolhidas a uma profundidade de 1200 metros abaixo do fundo do mar, marcando um significativo avanço científico.

Andrew McCaig, diretor científico da expedição, expressou ao The Washington Post o entusiasmo da equipa com a perfuração bem-sucedida. “Conseguimos um objetivo que a comunidade científica persegue há muitas décadas“.

Espera-se que as amostras ofereçam informações valiosas sobre a estrutura e composição do manto da Terra. Em terra, os cientistas estão ansiosos por analisar as amostras extraídas.

Investigadores a bordo do JOIDES Resolution serram a meio as amostras recolhidas

Relatórios iniciais sugerem que o núcleo rochoso da Terra é dominado por peridotito, rocha ígnea mantélica de elevada densidade e de coloração escura, comum no manto superior.

No entanto, as amostras foram alteradas devido à exposição à água do mar, levantando questões sobre a interpretação dos resultados.

Uma questão-chave gira em torno da natureza da fronteira entre a crosta terrestre e o manto: se é uma fronteira nítida ou uma transição gradual.

Andrew Fisher, hidrogeólogo da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, que está a monitorizar remotamente a expedição, sugere que os resultados indicam que há uma “mistura” de rocha da crosta inferior e do manto superior.

A equipa espera que futuras perfurações produzam amostras de rochas “mais frescas”, menos alteradas e mais representativas da verdadeira composição do manto.

O projeto de perfuração representa um avanço significativo na ciência da Terra, aproximando os investigadores de um maior entendimento da Terra como um todo.

Quanto mais fundo chegarmos, mais perto estaremos de saber como essas rochas são, e mais perto se saber qual o aspeto real do manto”, concluiu Warren.

1. Grande erro em vocês medirem forças com a natureza,eu voltava atrás antes que as coisas fiquem pior.nao temtem comandar ou controlar onde não tem connhecimento na galaxia e no universo.
    EX: Mentalidade:

O tamanho do cérebro é o que nos torna humanos.

• Bem isso que também acho. A Raça Humana pode ser dizimada em apenas um piscar de olhos. E a Natureza nem sentirá falta… Conhecer mais para quê se não damos conta de preservar nem o que conhecemos? Estupidez e enorme gasto de dinheiro. Isso não denota inteligência.

2. Científico, dizem eles. Ou será capricho? Se fosse para a terra ser perfurada, ela já o seria e isso não nos causaria danos

3. Vocês não sabem o que faz, tantas coisas para se preocupar fica aí mexendo com a natureza que Deus nos deixou.
    Ainda todos vão sentir a força da natureza.

4. Está gente é doida, só temos este planeta para habitar, querem arrebentar com ele? Andam a brincar com o fogo. Além disso o que é que nos interessa esse tipo de informação científica, isso acrescenta alguma coisa de valor para nós humanos?

• Borrado deveria estar quem não se permite mudar de opinião ou pensa que está sempre certo, um bom exemplo foi o das benditas vacinas!!

• Mas é contra as vacinas da COVID ou a favor? É que as vacinas foram fundamentais para não termos um número ainda maior de mortes. Nesta notícias em concreto, refiro que são uma cambada de borrados, porque estão a alegar o fim do mundo por causa de um buraco. Buracos há muitos! Fure-se em nome da ciência!

5. Deixei de me preocupar com a guerra na Ucrânia, mas isso de furar a terra, é uma loucura.
    Já estão a cavar o nosso túmulo, esse é o avanço que conseguiram.

• Peço desculpa pela crítica que irei fazer a todos os que estão a desprezar o avanço científico, mas tem de ser dito perante tamanha ignorância. Desde que Descartes propôs a hipótese do método científico e da dúvida metódica que o homem se tem demonstrado curioso e debruçado sobre as grandes questões mundanas/universais. É parte da nossa Natureza descobrir e investigar os fenómenos naturais para os quais não temos resposta, e com isso obtemos um consequente progresso científico espantoso, capaz de elevar a consciência humana para além da carne que nos constitui e nos mantém neste planeta. Dizem, então, que não necessitamos deste tipo de progresso científico, mas é profundamente agoniante ler as opiniões incultas de muitos os que comentam por aqui. Sem progresso científico, sem a mudança constante do paradigma científico, não nos conseguiríamos superar enquanto seres curiosos e em busca da verdade absoluta, pois é para isso que serve a ciência. Sim, acredito em Deus, mas penso que não temos a necessidade de nos fundamentarmos nele como modelo conservador de todo o Universo. Logo, o progresso científico é essencial para a nossa existência como humanos racionalmente evoluídos (ou retardados), pois o mecanismo de seleção natural que permitiu tal evolução partiu da necessidade racional do homem para com o Mundo ao nosso redor. Portanto, foi o progresso científico que nos acompanhou até aqui, e se estão a ler esta mensagem é porque a ciência evoluiu de modo a permitir esta comunicação. Repito, o progresso científico é uma necessidade incesssante e curiosa que sobre nós incide, e o espírito crítico fundamenta a nossa existência e o facto de estarmos hoje aqui presentes. É uma pena que nem todos pensem assim, mas se não houvessem pontos de vista e opiniões diferentes também não se debatiam as teorias propostas, e estagnados ficaríamos ao nível do conhecimento para todo o sempre. De tal modo, realço o facto de sermos humanos, e não dispositivos programados para um rendimento intelectual de 100%. Sou apenas um aluno de 11.° ano do curso de Ciências e Tecnologias, mas peço que vocês, como adultos, reflitam sobre este ponto de vista e, caso tenham algo a contra-argumentar, me contactem. Não é ético o vosso “ponto de vista” apresentado.

6. Nao e’ recorde nenhum! Prospecçao de petroleo chega a 6 ou 7 mil metros muitas vezes! O recorde atual anda em 15.000m de profundidade! Bem mais que esses 1.200m abaixo do fundo do mar, que normalmente tem entre 3 .000 e 4.000m de profundidade

7. Isso é como abrir o coração humano ainda em vida, vai saber o que pode acontecer. Depois que der errado vão dizer o que, que foi uma falha? Vocês não têm coisas importantes pra fazer do ficar furado a terra só por capricho? Isso pode acabar muito mal.