A avó estava a cozinhar peixe quando Cameron a visitou. O cheiro matou-o

(dr)

Cameron Jean-Pierre era alérgico a frutos do mar

Quando Cameron entrou na casa da avó no dia de Ano Novo, o peixe que iriam comer ao almoço estava a ser cozido. O menino de 11 anos, alérgico a peixe e frutos do mar, acabou por falecer.

O peixe estava a ser cozinhado quando Cameron Jean-Pierre, de 11 anos, chegou à casa da sua avó, em Nova Iorque.

Segundo o Washington Post, Cameron era alérgico a frutos do mar. Quando entrou na casa da avó, para comemorar o Ano Novo, a criança começou a “chiar”. O pai pegou de imediato na máquina de nebulização, mas, desta vez, parecia não estar a funcionar. “Cameron não conseguia respirar”, disse Steven Jean-Pierre, pai de Cameron.

A criança, com muito esforço, ia dizendo ao pai que o amava e que sentia que estava a morrer. Steven pegou no telemóvel e ligou de imediato para as urgências. O menino foi levado para um hospital próximo da casa da avó, mas acabou por falecer.

Um porta-voz do gabinete do médico legista disse que a causa da morte ainda não foi determinada, embora Steven tivesse adiantado que a criança morreu depois de inalar o fumo do peixe quando estava a ser cozido.

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de seis milhões de crianças sofram de alergias alimentares, incluindo peixes albinos como o salmão e o atum, de acordo com a Food Allergy Research & Education.

Adela Taylor, da Mayo Clinic, explica que também é possível ter uma reação alérgica ao vapor ou ao fumo produzido pelo cozimento de frutos do mar.

“A proteína do peixe responsável pelas reações alérgicas mantém-se muito estável, mesmo depois de o peixe estar cozido”, afirmou. Aliás, há estudos publicados que indicam que essa proteína pode ser detetada no vapor durante a confeção do peixe, especialmente num espaço fechado, podendo resultar numa reação alérgica.

Ainda assim, este tipo de casos são muito raros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro/a ah,
      Obrigado pelo reparo.
      Quer “Frutos do Mar” quer “cozimento” são termos correctos em português pt_PT:

      Cozimento
      Acto ou efeito de cozer. = COCÇÃO, COZEDURA

      Frutos do Mar
      Designação dada a um conjunto de crustáceos e moluscos usados na alimentação humana.

  1. E ninguém se questiona porque raios existem cada vez mais pessoas com alergias cada vez mais graves?!
    Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que conheço que não sofrem de algum tipo de alergia…

  2. Boa tarde.
    Pese a morte de mais uma criança, ainda por cima desta forma, bem sei que é inverno, mas o Pai não sabia das alergias da criança?! Se não sabia, OK, mas se sabia, porque razão não o levou para fora de casa, ainda para mais se o nebulizador não estava, desta vez, a resultar, estando já a criança em sofrimento???
    Quanto aos erros, quer sejam ortográficos, de semântica ou gramaticais, face à gravidade da notícia, passam para 2º plano, mas uma revisão mais cuidada dos textos seria aconselhável….

    • Com o devido respeito não vejo um qualquer nexo de causalidade entre a gravidade que atribui à notícia e os erros a que aludiram. Daí o não poder concordar com a teoria expendida.

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …