A avó estava a cozinhar peixe quando Cameron a visitou. O cheiro matou-o

(dr)

Cameron Jean-Pierre era alérgico a frutos do mar

Quando Cameron entrou na casa da avó no dia de Ano Novo, o peixe que iriam comer ao almoço estava a ser cozido. O menino de 11 anos, alérgico a peixe e frutos do mar, acabou por falecer.

O peixe estava a ser cozinhado quando Cameron Jean-Pierre, de 11 anos, chegou à casa da sua avó, em Nova Iorque.

Segundo o Washington Post, Cameron era alérgico a frutos do mar. Quando entrou na casa da avó, para comemorar o Ano Novo, a criança começou a “chiar”. O pai pegou de imediato na máquina de nebulização, mas, desta vez, parecia não estar a funcionar. “Cameron não conseguia respirar”, disse Steven Jean-Pierre, pai de Cameron.

A criança, com muito esforço, ia dizendo ao pai que o amava e que sentia que estava a morrer. Steven pegou no telemóvel e ligou de imediato para as urgências. O menino foi levado para um hospital próximo da casa da avó, mas acabou por falecer.

Um porta-voz do gabinete do médico legista disse que a causa da morte ainda não foi determinada, embora Steven tivesse adiantado que a criança morreu depois de inalar o fumo do peixe quando estava a ser cozido.

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de seis milhões de crianças sofram de alergias alimentares, incluindo peixes albinos como o salmão e o atum, de acordo com a Food Allergy Research & Education.

Adela Taylor, da Mayo Clinic, explica que também é possível ter uma reação alérgica ao vapor ou ao fumo produzido pelo cozimento de frutos do mar.

“A proteína do peixe responsável pelas reações alérgicas mantém-se muito estável, mesmo depois de o peixe estar cozido”, afirmou. Aliás, há estudos publicados que indicam que essa proteína pode ser detetada no vapor durante a confeção do peixe, especialmente num espaço fechado, podendo resultar numa reação alérgica.

Ainda assim, este tipo de casos são muito raros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro/a ah,
      Obrigado pelo reparo.
      Quer “Frutos do Mar” quer “cozimento” são termos correctos em português pt_PT:

      Cozimento
      Acto ou efeito de cozer. = COCÇÃO, COZEDURA

      Frutos do Mar
      Designação dada a um conjunto de crustáceos e moluscos usados na alimentação humana.

  1. E ninguém se questiona porque raios existem cada vez mais pessoas com alergias cada vez mais graves?!
    Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que conheço que não sofrem de algum tipo de alergia…

  2. Boa tarde.
    Pese a morte de mais uma criança, ainda por cima desta forma, bem sei que é inverno, mas o Pai não sabia das alergias da criança?! Se não sabia, OK, mas se sabia, porque razão não o levou para fora de casa, ainda para mais se o nebulizador não estava, desta vez, a resultar, estando já a criança em sofrimento???
    Quanto aos erros, quer sejam ortográficos, de semântica ou gramaticais, face à gravidade da notícia, passam para 2º plano, mas uma revisão mais cuidada dos textos seria aconselhável….

    • Com o devido respeito não vejo um qualquer nexo de causalidade entre a gravidade que atribui à notícia e os erros a que aludiram. Daí o não poder concordar com a teoria expendida.

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …