A avó estava a cozinhar peixe quando Cameron a visitou. O cheiro matou-o

(dr)

Cameron Jean-Pierre era alérgico a frutos do mar

Quando Cameron entrou na casa da avó no dia de Ano Novo, o peixe que iriam comer ao almoço estava a ser cozido. O menino de 11 anos, alérgico a peixe e frutos do mar, acabou por falecer.

O peixe estava a ser cozinhado quando Cameron Jean-Pierre, de 11 anos, chegou à casa da sua avó, em Nova Iorque.

Segundo o Washington Post, Cameron era alérgico a frutos do mar. Quando entrou na casa da avó, para comemorar o Ano Novo, a criança começou a “chiar”. O pai pegou de imediato na máquina de nebulização, mas, desta vez, parecia não estar a funcionar. “Cameron não conseguia respirar”, disse Steven Jean-Pierre, pai de Cameron.

A criança, com muito esforço, ia dizendo ao pai que o amava e que sentia que estava a morrer. Steven pegou no telemóvel e ligou de imediato para as urgências. O menino foi levado para um hospital próximo da casa da avó, mas acabou por falecer.

Um porta-voz do gabinete do médico legista disse que a causa da morte ainda não foi determinada, embora Steven tivesse adiantado que a criança morreu depois de inalar o fumo do peixe quando estava a ser cozido.

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de seis milhões de crianças sofram de alergias alimentares, incluindo peixes albinos como o salmão e o atum, de acordo com a Food Allergy Research & Education.

Adela Taylor, da Mayo Clinic, explica que também é possível ter uma reação alérgica ao vapor ou ao fumo produzido pelo cozimento de frutos do mar.

“A proteína do peixe responsável pelas reações alérgicas mantém-se muito estável, mesmo depois de o peixe estar cozido”, afirmou. Aliás, há estudos publicados que indicam que essa proteína pode ser detetada no vapor durante a confeção do peixe, especialmente num espaço fechado, podendo resultar numa reação alérgica.

Ainda assim, este tipo de casos são muito raros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro/a ah,
      Obrigado pelo reparo.
      Quer “Frutos do Mar” quer “cozimento” são termos correctos em português pt_PT:

      Cozimento
      Acto ou efeito de cozer. = COCÇÃO, COZEDURA

      Frutos do Mar
      Designação dada a um conjunto de crustáceos e moluscos usados na alimentação humana.

  1. E ninguém se questiona porque raios existem cada vez mais pessoas com alergias cada vez mais graves?!
    Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que conheço que não sofrem de algum tipo de alergia…

  2. Boa tarde.
    Pese a morte de mais uma criança, ainda por cima desta forma, bem sei que é inverno, mas o Pai não sabia das alergias da criança?! Se não sabia, OK, mas se sabia, porque razão não o levou para fora de casa, ainda para mais se o nebulizador não estava, desta vez, a resultar, estando já a criança em sofrimento???
    Quanto aos erros, quer sejam ortográficos, de semântica ou gramaticais, face à gravidade da notícia, passam para 2º plano, mas uma revisão mais cuidada dos textos seria aconselhável….

    • Com o devido respeito não vejo um qualquer nexo de causalidade entre a gravidade que atribui à notícia e os erros a que aludiram. Daí o não poder concordar com a teoria expendida.

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …