A avó estava a cozinhar peixe quando Cameron a visitou. O cheiro matou-o

(dr)

Cameron Jean-Pierre era alérgico a frutos do mar

Quando Cameron entrou na casa da avó no dia de Ano Novo, o peixe que iriam comer ao almoço estava a ser cozido. O menino de 11 anos, alérgico a peixe e frutos do mar, acabou por falecer.

O peixe estava a ser cozinhado quando Cameron Jean-Pierre, de 11 anos, chegou à casa da sua avó, em Nova Iorque.

Segundo o Washington Post, Cameron era alérgico a frutos do mar. Quando entrou na casa da avó, para comemorar o Ano Novo, a criança começou a “chiar”. O pai pegou de imediato na máquina de nebulização, mas, desta vez, parecia não estar a funcionar. “Cameron não conseguia respirar”, disse Steven Jean-Pierre, pai de Cameron.

A criança, com muito esforço, ia dizendo ao pai que o amava e que sentia que estava a morrer. Steven pegou no telemóvel e ligou de imediato para as urgências. O menino foi levado para um hospital próximo da casa da avó, mas acabou por falecer.

Um porta-voz do gabinete do médico legista disse que a causa da morte ainda não foi determinada, embora Steven tivesse adiantado que a criança morreu depois de inalar o fumo do peixe quando estava a ser cozido.

Estima-se que, nos Estados Unidos, cerca de seis milhões de crianças sofram de alergias alimentares, incluindo peixes albinos como o salmão e o atum, de acordo com a Food Allergy Research & Education.

Adela Taylor, da Mayo Clinic, explica que também é possível ter uma reação alérgica ao vapor ou ao fumo produzido pelo cozimento de frutos do mar.

“A proteína do peixe responsável pelas reações alérgicas mantém-se muito estável, mesmo depois de o peixe estar cozido”, afirmou. Aliás, há estudos publicados que indicam que essa proteína pode ser detetada no vapor durante a confeção do peixe, especialmente num espaço fechado, podendo resultar numa reação alérgica.

Ainda assim, este tipo de casos são muito raros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Caro/a ah,
      Obrigado pelo reparo.
      Quer “Frutos do Mar” quer “cozimento” são termos correctos em português pt_PT:

      Cozimento
      Acto ou efeito de cozer. = COCÇÃO, COZEDURA

      Frutos do Mar
      Designação dada a um conjunto de crustáceos e moluscos usados na alimentação humana.

  1. E ninguém se questiona porque raios existem cada vez mais pessoas com alergias cada vez mais graves?!
    Contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que conheço que não sofrem de algum tipo de alergia…

  2. Boa tarde.
    Pese a morte de mais uma criança, ainda por cima desta forma, bem sei que é inverno, mas o Pai não sabia das alergias da criança?! Se não sabia, OK, mas se sabia, porque razão não o levou para fora de casa, ainda para mais se o nebulizador não estava, desta vez, a resultar, estando já a criança em sofrimento???
    Quanto aos erros, quer sejam ortográficos, de semântica ou gramaticais, face à gravidade da notícia, passam para 2º plano, mas uma revisão mais cuidada dos textos seria aconselhável….

    • Com o devido respeito não vejo um qualquer nexo de causalidade entre a gravidade que atribui à notícia e os erros a que aludiram. Daí o não poder concordar com a teoria expendida.

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …