Pedrógão: Inquérito sobre suspeita de desvio de donativos arquivado pelo MP

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Pedrogão Grande, Valdemar Alves

O inquérito sobre a suspeita de desvio de donativos às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, foi arquivado pelo Ministério Público. “Dificuldade insuperável” na investigação pôs fim ao inquérito previamente aberto.

A notícia avançado pelo jornal Sol dá conta de que o despacho do Ministério Público concluiu não ter sido demonstrado desvio de nenhuma verba doada, quer pela autarquia, quer por terceiros. Os bens permanecem em dois armazéns cedidos pela Câmara Municipal.

O processo foi instaurado pelo DIAP de Coimbra por “suspeitas de desvio de donativos, em dinheiro e em bens materiais”, na sequência de uma notícia publicado pelo Expresso, no dia 28 de julho do ano passado.

A fonte judicial, citada pelo Sol, diz que “as instituições dispunham de listagens dos bens doados, o que já não acontecia com os cidadão particulares, que agiram movidos pela solidariedade sem guardarem qualquer fatura das compras efetuadas”.

Além disso, o Ministério Público aferiu que os montantes depositados na conta aberta com a designação “Município de Pedrógão Grande – Incêndios 2017” permanecem intocáveis. A conta alberga 358.642,76 euros — tal como tinha informado o presidente da Câmara, em entrevista ao Diário de Notícias.

Adicionalmente, “não se confirmaram as suspeitas de desvios de bens materiais, designadamente os enviados por uma imobiliária, apurando-se que afinal não se trataram de 19 camiões, mas apenas de um”, refere o comunicado da CM de Pedrógão, citado pelo DN.

Em reação ao arquivamento do caso, Valdemar Alves disse estar “aliviado” e que só tem “arranjado problemas de saúde”. O presidente da Câmara diz nunca ter ter temido as campanhas persecutórias que lhe eram movidas e que “não esperava outro resultado face à transparência e lisura que sempre foram marca dos seus procedimentos”.

Em entrevista ao DN, Valdemar Alves disse estar de “consciência tranquila” em relação à gestão dos donativos e aos fundos para a construção das casas. “Não fiquei com um cêntimo de ninguém”, garantiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro, a conta com donativos permanece intocável com 350k eur
    Não percebo do que está à espera este energumeno para dar o dinheiro a quem dele precisa… Talvez esteja à espera que as pessoas morram, visto que a maioria das vitimas são idosos e não têm assim tanto tempo para usufruir dos bens que hipoteticamente ainda possam receber.
    Palhaçada…

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …