Pedrógão: Inquérito sobre suspeita de desvio de donativos arquivado pelo MP

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Pedrogão Grande, Valdemar Alves

O inquérito sobre a suspeita de desvio de donativos às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, foi arquivado pelo Ministério Público. “Dificuldade insuperável” na investigação pôs fim ao inquérito previamente aberto.

A notícia avançado pelo jornal Sol dá conta de que o despacho do Ministério Público concluiu não ter sido demonstrado desvio de nenhuma verba doada, quer pela autarquia, quer por terceiros. Os bens permanecem em dois armazéns cedidos pela Câmara Municipal.

O processo foi instaurado pelo DIAP de Coimbra por “suspeitas de desvio de donativos, em dinheiro e em bens materiais”, na sequência de uma notícia publicado pelo Expresso, no dia 28 de julho do ano passado.

A fonte judicial, citada pelo Sol, diz que “as instituições dispunham de listagens dos bens doados, o que já não acontecia com os cidadão particulares, que agiram movidos pela solidariedade sem guardarem qualquer fatura das compras efetuadas”.

Além disso, o Ministério Público aferiu que os montantes depositados na conta aberta com a designação “Município de Pedrógão Grande – Incêndios 2017” permanecem intocáveis. A conta alberga 358.642,76 euros — tal como tinha informado o presidente da Câmara, em entrevista ao Diário de Notícias.

Adicionalmente, “não se confirmaram as suspeitas de desvios de bens materiais, designadamente os enviados por uma imobiliária, apurando-se que afinal não se trataram de 19 camiões, mas apenas de um”, refere o comunicado da CM de Pedrógão, citado pelo DN.

Em reação ao arquivamento do caso, Valdemar Alves disse estar “aliviado” e que só tem “arranjado problemas de saúde”. O presidente da Câmara diz nunca ter ter temido as campanhas persecutórias que lhe eram movidas e que “não esperava outro resultado face à transparência e lisura que sempre foram marca dos seus procedimentos”.

Em entrevista ao DN, Valdemar Alves disse estar de “consciência tranquila” em relação à gestão dos donativos e aos fundos para a construção das casas. “Não fiquei com um cêntimo de ninguém”, garantiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro, a conta com donativos permanece intocável com 350k eur
    Não percebo do que está à espera este energumeno para dar o dinheiro a quem dele precisa… Talvez esteja à espera que as pessoas morram, visto que a maioria das vitimas são idosos e não têm assim tanto tempo para usufruir dos bens que hipoteticamente ainda possam receber.
    Palhaçada…

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …