Em reunião de 10 minutos, Pedro Sánchez volta a recusar proposta de coligação de Pablo Iglesias

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Podemos, Pablo Iglesias

O PSOE e o Unidos Podemos continuam a não chegar a um entendimento que permita desbloquear o impasse político em Espanha. A nova reunião entre Sánchez e Iglesias terá durado apenas dez minutos.

As negociações entre o PSOE e o Unidos Podemos para a criação de uma maioria que permita formar Governo em Espanha voltaram a falhar. Dois dias depois de se terem reunido, Pedro Sánchez e Pablo Iglesas voltaram a encontrar-se para, mais uma vez, não chegarem a um acordo.

A reunião terá durado apenas dez minutos, tempo suficiente para Sánchez informar Iglesas de que não aceita a proposta de coligação do Unidos Podemos. De acordo com o jornal espanhol El País, que cita uma fonte do Podemos, o partido mostrou-se disponível para abandonar o governo se, depois de aprovado o orçamento espanhol, o líder do PSOE considerar que coligação não está a funcionar, mantendo, no entanto, o apoio parlamentar.

O PSOE descartou essa possibilidade por considerar que “não existem bases mínimas de confiança ou uma abordagem governamental coesa, coerente e com uma única direção”.

Para desbloquear o impasse político em Espanha e possibilitar a investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro, os socialistas querem seguir um modelo semelhante ao do português, com um apoio de incidência parlamentar. O Podemos, porém, quer a formação de um Governo de coligação entre os dois partidos.

Faltam três semanas, até 23 de setembro, para o prazo limite de dois meses que a Constituição espanhola confere aos grupos parlamentares para encontrarem uma solução para formar um Governo, depois da tentativa frustrada de investidura de Pedro Sánchez em 23 e 25 de julho último.

Se o impasse se mantiver, o rei Felipe VI terá de marcar eleições para 10 de novembro próximo, as quarta “legislativas” no espaço de quatro anos.

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições de 28 de abril último, mas com menos de 30% dos votos precisa do apoio de outras formações políticas, sendo essencial a do Unidas Podemos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …

Jim Bachor tapa os buracos das ruas de Chicago com mosaicos sobre a pandemia

O artista Jim Bachor transforma os buracos das ruas de Chicago em verdadeiras obras de arte. Um tributo à pandemia no chão norte-americano. Em tempos cinzentos, Jim Bachor decidiu pintar as ruas da cidade norte-americana de …