Seis meses depois das eleições que o colocaram na presidência do PSD, Rui Rio enfrenta as primeiras críticas abertas à sua liderança. Pedro Duarte, ex-líder da Juventude Social Democrata, defende a saída de Rio “tão cedo quanto possível” e assume-se como candidato à liderança.
“Os militantes pensavam estar a escolher um candidato a primeiro-ministro, mas na verdade escolheram um candidato a vice-primeiro-ministro.” As palavras são de Pedro Duarte que, numa entrevista ao jornal Expresso, acusa Rui Rio de ser “aliado do Governo socialista”.
O ex-líder da Juventude Social Democrata (JSD) lamenta que Rui Rio não tenha avançado com “uma única crítica directa ao primeiro-ministro ou ao PS”, e que só critique a “geringonça”. Uma opção estratégica que “a maioria” dos elementos do PSD não defende, diz Pedro Duarte.
Assim, entende que o partido tem que “mudar de estratégia e de liderança tão cedo quanto possível”, assumindo que está disponível para ser candidato contra Rio em eleições, porque se sente “preparado para liderar uma nova estratégia no PSD e uma nova esperança para o país”.
E se Luís Montenegro, outro possível candidato à liderança do PSD, estará a preparar-se para avançar depois das eleições legislativas de 2019, Pedro Duarte defende que é preciso haver uma mudança até ao fim deste ano, apontando as eleições europeias, que devem acontecer em Maio do próximo ano, como o primeiro acto eleitoral do novo ciclo político que deseja para o PSD.
Pedro Duarte também assegura que não pretende “desgastar a liderança” de Rio ou “pôr areia na engrenagem”, nem tão pouco “criar manobras conspirativas que visem criar turbulência”. “A minha consciência cívica obriga-me a dar este passo. Faço-o por causas, não por calculismos, ou tacticismos, ou por ter apoios”, assegura.
Um substituto do Passos Coelho. Mesma escola, mesma cartilha, mesma miséria partidária… E dizem eles que não querem tacho…
Este boy é que devia ter saído… mesmo antes de ter entrado!
Então o Rui Rio não está investido democraticamente e não avisou as hostes que o país estava primeiro? Não tem direito a ter tempo para mostrar o que vale?
Esta gente é acéfala ou quer apenas passar na televisão?
Gostei
Ui que o Rui Rio anda a mesmo a chatear os interesses dos corruptos dos partidos. Rui Rio corta demasiado a direito e não gosta de luvedos, lobbyistas e corruptos… E sabendo nós que a maioria das pessoas em vez de irem para o poder para fazer política, vão para a política para exercer poder, pessoas rectas como o Rui Rio não dão tanto jeito como gente como o Santana Lopes, por exemplo, que tem a coluna vertebral de um caracol.
O Pedro Duarte pode já é filiar-se no partido novo da Santana “Gallery” Lopes. Lá vai de certeza encontrar o clientelismo e o tráfico de influências, que foram a razão dele ir para a política.
Olha, olha… o Santana abandonou o PSD mas deixou lá os seus “seguidores” a minar tudo…
Este monte de lixo parasita não sabe que as eleições do PSD foram há seis meses?
Será que só acordou agora?!
Ou o Rio não está a defender os interesses dos amigos destes mafiosos e eles já estão impacientes para atacar?
O Rui Rio vai ter uma bela limpeza pela frente…
Todos os que estiverem ligados ao governo anterior, ao Santana e principalmente ao Marco António Costa (os piores), tem que ser “domesticados” senão, nem o PSD se vai safar, quanto mais o fazer oposição de forma construtiva!…
Uma casa que nunca se governou nem foi governada. Bandalheira total. PSD não tem lideres, tem homens que se dispõem em pouco tempo passar por lá fazer um frete, para se governar.