Pedro Duarte desafia Rui Rio a sair já (e apresenta-se como candidato)

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

Seis meses depois das eleições que o colocaram na presidência do PSD, Rui Rio enfrenta as primeiras críticas abertas à sua liderança. Pedro Duarte, ex-líder da Juventude Social Democrata, defende a saída de Rio “tão cedo quanto possível” e assume-se como candidato à liderança.

“Os militantes pensavam estar a escolher um candidato a primeiro-ministro, mas na verdade escolheram um candidato a vice-primeiro-ministro.” As palavras são de Pedro Duarte que, numa entrevista ao jornal Expresso, acusa Rui Rio de ser “aliado do Governo socialista”.

O ex-líder da Juventude Social Democrata (JSD) lamenta que Rui Rio não tenha avançado com “uma única crítica directa ao primeiro-ministro ou ao PS”, e que só critique a “geringonça”. Uma opção estratégica que “a maioria” dos elementos do PSD não defende, diz Pedro Duarte.

Assim, entende que o partido tem que “mudar de estratégia e de liderança tão cedo quanto possível”, assumindo que está disponível para ser candidato contra Rio em eleições, porque se sente “preparado para liderar uma nova estratégia no PSD e uma nova esperança para o país”.

E se Luís Montenegro, outro possível candidato à liderança do PSD, estará a preparar-se para avançar depois das eleições legislativas de 2019, Pedro Duarte defende que é preciso haver uma mudança até ao fim deste ano, apontando as eleições europeias, que devem acontecer em Maio do próximo ano, como o primeiro acto eleitoral do novo ciclo político que deseja para o PSD.

Pedro Duarte também assegura que não pretende “desgastar a liderança” de Rio ou “pôr areia na engrenagem”, nem tão pouco “criar manobras conspirativas que visem criar turbulência”. “A minha consciência cívica obriga-me a dar este passo. Faço-o por causas, não por calculismos, ou tacticismos, ou por ter apoios”, assegura.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Um substituto do Passos Coelho. Mesma escola, mesma cartilha, mesma miséria partidária… E dizem eles que não querem tacho…

  2. Este boy é que devia ter saído… mesmo antes de ter entrado!
    Então o Rui Rio não está investido democraticamente e não avisou as hostes que o país estava primeiro? Não tem direito a ter tempo para mostrar o que vale?
    Esta gente é acéfala ou quer apenas passar na televisão?

  3. Ui que o Rui Rio anda a mesmo a chatear os interesses dos corruptos dos partidos. Rui Rio corta demasiado a direito e não gosta de luvedos, lobbyistas e corruptos… E sabendo nós que a maioria das pessoas em vez de irem para o poder para fazer política, vão para a política para exercer poder, pessoas rectas como o Rui Rio não dão tanto jeito como gente como o Santana Lopes, por exemplo, que tem a coluna vertebral de um caracol.

    O Pedro Duarte pode já é filiar-se no partido novo da Santana “Gallery” Lopes. Lá vai de certeza encontrar o clientelismo e o tráfico de influências, que foram a razão dele ir para a política.

  4. Olha, olha… o Santana abandonou o PSD mas deixou lá os seus “seguidores” a minar tudo…
    Este monte de lixo parasita não sabe que as eleições do PSD foram há seis meses?
    Será que só acordou agora?!
    Ou o Rio não está a defender os interesses dos amigos destes mafiosos e eles já estão impacientes para atacar?
    O Rui Rio vai ter uma bela limpeza pela frente…
    Todos os que estiverem ligados ao governo anterior, ao Santana e principalmente ao Marco António Costa (os piores), tem que ser “domesticados” senão, nem o PSD se vai safar, quanto mais o fazer oposição de forma construtiva!…

  5. Uma casa que nunca se governou nem foi governada. Bandalheira total. PSD não tem lideres, tem homens que se dispõem em pouco tempo passar por lá fazer um frete, para se governar.

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …