Pedro Duarte desafia Rui Rio a sair já (e apresenta-se como candidato)

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

Seis meses depois das eleições que o colocaram na presidência do PSD, Rui Rio enfrenta as primeiras críticas abertas à sua liderança. Pedro Duarte, ex-líder da Juventude Social Democrata, defende a saída de Rio “tão cedo quanto possível” e assume-se como candidato à liderança.

“Os militantes pensavam estar a escolher um candidato a primeiro-ministro, mas na verdade escolheram um candidato a vice-primeiro-ministro.” As palavras são de Pedro Duarte que, numa entrevista ao jornal Expresso, acusa Rui Rio de ser “aliado do Governo socialista”.

O ex-líder da Juventude Social Democrata (JSD) lamenta que Rui Rio não tenha avançado com “uma única crítica directa ao primeiro-ministro ou ao PS”, e que só critique a “geringonça”. Uma opção estratégica que “a maioria” dos elementos do PSD não defende, diz Pedro Duarte.

Assim, entende que o partido tem que “mudar de estratégia e de liderança tão cedo quanto possível”, assumindo que está disponível para ser candidato contra Rio em eleições, porque se sente “preparado para liderar uma nova estratégia no PSD e uma nova esperança para o país”.

E se Luís Montenegro, outro possível candidato à liderança do PSD, estará a preparar-se para avançar depois das eleições legislativas de 2019, Pedro Duarte defende que é preciso haver uma mudança até ao fim deste ano, apontando as eleições europeias, que devem acontecer em Maio do próximo ano, como o primeiro acto eleitoral do novo ciclo político que deseja para o PSD.

Pedro Duarte também assegura que não pretende “desgastar a liderança” de Rio ou “pôr areia na engrenagem”, nem tão pouco “criar manobras conspirativas que visem criar turbulência”. “A minha consciência cívica obriga-me a dar este passo. Faço-o por causas, não por calculismos, ou tacticismos, ou por ter apoios”, assegura.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Um substituto do Passos Coelho. Mesma escola, mesma cartilha, mesma miséria partidária… E dizem eles que não querem tacho…

  2. Este boy é que devia ter saído… mesmo antes de ter entrado!
    Então o Rui Rio não está investido democraticamente e não avisou as hostes que o país estava primeiro? Não tem direito a ter tempo para mostrar o que vale?
    Esta gente é acéfala ou quer apenas passar na televisão?

  3. Ui que o Rui Rio anda a mesmo a chatear os interesses dos corruptos dos partidos. Rui Rio corta demasiado a direito e não gosta de luvedos, lobbyistas e corruptos… E sabendo nós que a maioria das pessoas em vez de irem para o poder para fazer política, vão para a política para exercer poder, pessoas rectas como o Rui Rio não dão tanto jeito como gente como o Santana Lopes, por exemplo, que tem a coluna vertebral de um caracol.

    O Pedro Duarte pode já é filiar-se no partido novo da Santana “Gallery” Lopes. Lá vai de certeza encontrar o clientelismo e o tráfico de influências, que foram a razão dele ir para a política.

  4. Olha, olha… o Santana abandonou o PSD mas deixou lá os seus “seguidores” a minar tudo…
    Este monte de lixo parasita não sabe que as eleições do PSD foram há seis meses?
    Será que só acordou agora?!
    Ou o Rio não está a defender os interesses dos amigos destes mafiosos e eles já estão impacientes para atacar?
    O Rui Rio vai ter uma bela limpeza pela frente…
    Todos os que estiverem ligados ao governo anterior, ao Santana e principalmente ao Marco António Costa (os piores), tem que ser “domesticados” senão, nem o PSD se vai safar, quanto mais o fazer oposição de forma construtiva!…

  5. Uma casa que nunca se governou nem foi governada. Bandalheira total. PSD não tem lideres, tem homens que se dispõem em pouco tempo passar por lá fazer um frete, para se governar.

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …