Pedro Duarte desafia Rui Rio a sair já (e apresenta-se como candidato)

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

Seis meses depois das eleições que o colocaram na presidência do PSD, Rui Rio enfrenta as primeiras críticas abertas à sua liderança. Pedro Duarte, ex-líder da Juventude Social Democrata, defende a saída de Rio “tão cedo quanto possível” e assume-se como candidato à liderança.

“Os militantes pensavam estar a escolher um candidato a primeiro-ministro, mas na verdade escolheram um candidato a vice-primeiro-ministro.” As palavras são de Pedro Duarte que, numa entrevista ao jornal Expresso, acusa Rui Rio de ser “aliado do Governo socialista”.

O ex-líder da Juventude Social Democrata (JSD) lamenta que Rui Rio não tenha avançado com “uma única crítica directa ao primeiro-ministro ou ao PS”, e que só critique a “geringonça”. Uma opção estratégica que “a maioria” dos elementos do PSD não defende, diz Pedro Duarte.

Assim, entende que o partido tem que “mudar de estratégia e de liderança tão cedo quanto possível”, assumindo que está disponível para ser candidato contra Rio em eleições, porque se sente “preparado para liderar uma nova estratégia no PSD e uma nova esperança para o país”.

E se Luís Montenegro, outro possível candidato à liderança do PSD, estará a preparar-se para avançar depois das eleições legislativas de 2019, Pedro Duarte defende que é preciso haver uma mudança até ao fim deste ano, apontando as eleições europeias, que devem acontecer em Maio do próximo ano, como o primeiro acto eleitoral do novo ciclo político que deseja para o PSD.

Pedro Duarte também assegura que não pretende “desgastar a liderança” de Rio ou “pôr areia na engrenagem”, nem tão pouco “criar manobras conspirativas que visem criar turbulência”. “A minha consciência cívica obriga-me a dar este passo. Faço-o por causas, não por calculismos, ou tacticismos, ou por ter apoios”, assegura.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Um substituto do Passos Coelho. Mesma escola, mesma cartilha, mesma miséria partidária… E dizem eles que não querem tacho…

  2. Este boy é que devia ter saído… mesmo antes de ter entrado!
    Então o Rui Rio não está investido democraticamente e não avisou as hostes que o país estava primeiro? Não tem direito a ter tempo para mostrar o que vale?
    Esta gente é acéfala ou quer apenas passar na televisão?

  3. Ui que o Rui Rio anda a mesmo a chatear os interesses dos corruptos dos partidos. Rui Rio corta demasiado a direito e não gosta de luvedos, lobbyistas e corruptos… E sabendo nós que a maioria das pessoas em vez de irem para o poder para fazer política, vão para a política para exercer poder, pessoas rectas como o Rui Rio não dão tanto jeito como gente como o Santana Lopes, por exemplo, que tem a coluna vertebral de um caracol.

    O Pedro Duarte pode já é filiar-se no partido novo da Santana “Gallery” Lopes. Lá vai de certeza encontrar o clientelismo e o tráfico de influências, que foram a razão dele ir para a política.

  4. Olha, olha… o Santana abandonou o PSD mas deixou lá os seus “seguidores” a minar tudo…
    Este monte de lixo parasita não sabe que as eleições do PSD foram há seis meses?
    Será que só acordou agora?!
    Ou o Rio não está a defender os interesses dos amigos destes mafiosos e eles já estão impacientes para atacar?
    O Rui Rio vai ter uma bela limpeza pela frente…
    Todos os que estiverem ligados ao governo anterior, ao Santana e principalmente ao Marco António Costa (os piores), tem que ser “domesticados” senão, nem o PSD se vai safar, quanto mais o fazer oposição de forma construtiva!…

  5. Uma casa que nunca se governou nem foi governada. Bandalheira total. PSD não tem lideres, tem homens que se dispõem em pouco tempo passar por lá fazer um frete, para se governar.

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …