PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

Simon Collison / Flickr

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno.

Esta sexta-feira, o PCP vai entregar um projeto de lei, no Parlamento, para a prorrogação por meio ano das moratórias bancárias. Ao mesmo tempo, a bancada comunista quer também o alargamento do regime das moratórias aos créditos entretanto pedidos entre março e 31 de dezembro de 2020.

Na proposta do partido consta também a possibilidade de os clientes bancários que beneficiaram de moratórias privadas dos bancos que não sejam alargadas poderem passar para o regime de moratórias públicas.

Duarte Alves disse ao Público que o objetivo é abarcar todas as empresas e todos os particulares, aplicar a moratória tanto ao capital como aos juros devidos, e conseguir abranger a panóplia de casos que ficam desprotegidos com algumas medidas que o Governo tomou nos últimos meses.

O fim das moratórias também preocupa o Bloco de Esquerda, que na quarta-feira entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno. Os bloquistas mantêm a expectativa de que o PSD viabilize o pedido de audição, dado tratar-se de uma situação que afeta particulares e empresas.

Na semana passada, a líder do Bloco, Catarina Martins, já tinha pedido ao Governo para que prolongue as moratórias concedidas pelos bancos, que terminam em março, e para que prepare um programa de recuperação de dívidas das famílias e das empresas que passe pela reestruturação.

O diário adianta que, se for ouvido no Parlamento, uma das questões que Centeno poderá esclarecer é o número de moratórias privadas que acabam este mês.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …