PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

Mário Cruz / Lusa

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone.

O PCP quer limitar o regime de teletrabalho a quatro dias por semana. Esta é uma das alterações que o partido faz ao seu projeto de lei para regulamentar o teletrabalho.

O comunistas preveem que o trabalhador pode excecionalmente exercer a atividade em regime de teletrabalho, mediante a celebração de acordo com a entidade empregadora, não podendo esse período exceder os quatros dias por semana, explica o jornal Público.

Segundo a deputada comunista Diana Ferreira, esta alteração “reforça a ideia que temos defendido da obrigatoriedade da existência de um posto de trabalho na empresa para o trabalhador, para não corrermos o risco — como já aconteceu — de as empresas passarem todos os trabalhadores para situação de teletrabalho”

O PCP propõe ainda a redução da duração inicial do acordo do teletrabalho para um ano. O acordo pode ser prorrogado até três anos ou cinco quando estabelecido em instrumento de regulamentação coletiva de trabalho.

Na versão inicial do projeto, o PCP falava num limite de três anos, mas o partida fez alterações após contributos dados pelas associações sindicais.

“São alterações muito pontuais”, explica Diana Ferreira, “porque entendemos que as nossas preocupações em relação ao teletrabalho encontram respostas no projeto de lei que inicialmente apresentámos”.

PS, BE, PEV, PAN e PSD também apresentaram projetos que estão em discussão no Parlamento. Socialistas e bloquistas têm em comum o pagamento do acréscimo das despesas com o teletrabalho.

Assim, as empresas podem vir a ser obrigadas a pagar as despesas adicionais relacionadas com o teletrabalho, incluindo os custos com a luz e a internet. Isto desde que o trabalhador consiga comprovar através da faturas que, de facto, houve um aumento nas despesas.

O PCP vai mais longe e propõe que a empresa pague não só o acréscimo de despesas que o trabalhador tenha com a luz e com a internet, mas também com a água e o telefone.

“O valor diário não poderá ser inferior ao correspondente a 2,5% do valor do Indexante dos Apoios Sociais”, lê-se no projeto do PCP. De acordo com o Público, isto traduz-se em cerca de 11 euros por cada dia em teletrabalho.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …