Paulo Portas é o novo conselheiro da petrolífera mexicana Pemex

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O ex-vice-primeiro-ministro assumiu em julho passado o cargo de consultor numa filial espanhola da petrolífera mexicana Pemex.

Segundo o Jornal de Negócios, Paulo Portas vai exercer as funções de administrador não executivo numa filial com sede em Espanha da petrolífera mexicana Pemex.

O ex-líder do CDS terá assumido o cargo no início de julho na Mex Gas International, holding internacional ligada ao gás natural, para substituir o ex-ministro sérvio dos Negócios Estrangeiros que ocupava o lugar.

Vuk Jeremic foi substituído no posto de conselheiro independente, uma vez que está nesta altura a concorrer à liderança da ONU, sendo um dos rivais do socialista António Guterres.

A notícia da entrada de Portas na empresa foi inicialmente avançada pelo El Diario, que recorda que a filial espanhola tem sede em Madrid e foi criada em junho de 2014.

De acordo com o jornal espanhol, isso aconteceu quando a Pemex saiu do capital da Repsol e transferiu para Espanha duas holdings que, até essa altura, estavam no paraíso fiscal das Ilhas Caimão.

Nessa mesma época, durante a visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto a Lisboa, a Pemex assinou um memorando de entendimento com a Galp “relacionada com a troca de informação e/ou desenvolvimento de projetos”, afirmou a petrolífera mexicana, citada pelo diário.

O conteúdo desse acordo foi considerado “confidencial” e não será tornado público até outubro de 2026.

Durante o mandato como vice-primeiro-ministro, Portas fez duas visitas oficiais ao México, em 2013 e 2014.

Recorde-se que o ex-governante anunciou que ia abandonar a liderança do CDS em dezembro, tendo sido substituído pela ex-ministra Assunção Cristas.

Poucos dias depois da despedida emocionada como deputado na Assembleia da República, foi anunciada a sua contratação como consultor da Mota-Engil.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É espantosa a quantidade de cargos que estes indivíduos arranjam quando saem dos governos.
    A opinião que eu tinha deste indivíduo, desde o triste episódio que protagonizou ” da demissão irrevogável ” onde revelou uma falta de carácter e de seriedade moral, aliada a uma postura oportunista e cinica ( quando andava pelas feiras armado em defensor dos agricultores ), fizeram-me sempre achar esta pessoa pouco nada confiável.
    Para mim é compreensível que, saindo da política, estas pessoas tenham que trabalhar para se sustentar, o que não é compreensível é que arranjem 6, 7,8,9 empresas onde desempenhem cargos, ainda por cima, de topo. Cheira-me sempre a “recompensa” por servirem certos interesses dessas empresas. É dum oportunismo absolutamente nojento e é estranho e obscuro.

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …