Paulo Portas é o novo conselheiro da petrolífera mexicana Pemex

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O ex-vice-primeiro-ministro assumiu em julho passado o cargo de consultor numa filial espanhola da petrolífera mexicana Pemex.

Segundo o Jornal de Negócios, Paulo Portas vai exercer as funções de administrador não executivo numa filial com sede em Espanha da petrolífera mexicana Pemex.

O ex-líder do CDS terá assumido o cargo no início de julho na Mex Gas International, holding internacional ligada ao gás natural, para substituir o ex-ministro sérvio dos Negócios Estrangeiros que ocupava o lugar.

Vuk Jeremic foi substituído no posto de conselheiro independente, uma vez que está nesta altura a concorrer à liderança da ONU, sendo um dos rivais do socialista António Guterres.

A notícia da entrada de Portas na empresa foi inicialmente avançada pelo El Diario, que recorda que a filial espanhola tem sede em Madrid e foi criada em junho de 2014.

De acordo com o jornal espanhol, isso aconteceu quando a Pemex saiu do capital da Repsol e transferiu para Espanha duas holdings que, até essa altura, estavam no paraíso fiscal das Ilhas Caimão.

Nessa mesma época, durante a visita do presidente mexicano Enrique Peña Nieto a Lisboa, a Pemex assinou um memorando de entendimento com a Galp “relacionada com a troca de informação e/ou desenvolvimento de projetos”, afirmou a petrolífera mexicana, citada pelo diário.

O conteúdo desse acordo foi considerado “confidencial” e não será tornado público até outubro de 2026.

Durante o mandato como vice-primeiro-ministro, Portas fez duas visitas oficiais ao México, em 2013 e 2014.

Recorde-se que o ex-governante anunciou que ia abandonar a liderança do CDS em dezembro, tendo sido substituído pela ex-ministra Assunção Cristas.

Poucos dias depois da despedida emocionada como deputado na Assembleia da República, foi anunciada a sua contratação como consultor da Mota-Engil.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É espantosa a quantidade de cargos que estes indivíduos arranjam quando saem dos governos.
    A opinião que eu tinha deste indivíduo, desde o triste episódio que protagonizou ” da demissão irrevogável ” onde revelou uma falta de carácter e de seriedade moral, aliada a uma postura oportunista e cinica ( quando andava pelas feiras armado em defensor dos agricultores ), fizeram-me sempre achar esta pessoa pouco nada confiável.
    Para mim é compreensível que, saindo da política, estas pessoas tenham que trabalhar para se sustentar, o que não é compreensível é que arranjem 6, 7,8,9 empresas onde desempenhem cargos, ainda por cima, de topo. Cheira-me sempre a “recompensa” por servirem certos interesses dessas empresas. É dum oportunismo absolutamente nojento e é estranho e obscuro.

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …