Paulo Pedroso disse a António Costa que queria voltar à vida partidária (mas não teve resposta)

No início desta semana, Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade, disse que tinha saído do Partido Socialista (PS). Agora, de acordo com o jornal Público, o antigo porta-voz do PS saiu em rota de colisão com António Costa.

A razão que levou Paulo Pedroso a sair do PS foi o facto de a disponibilidade que manifestou ao secretário-geral, António Costa, para voltar à vida partidária não ter tido resposta.

De acordo com o jornal Público, Paulo Pedroso reuniu-se com o primeiro-ministro em 2019, encontro no qual o ex-ministro lhe explicou que tencionava voltar a Portugal e estava interessado em regressar à vida político-partidária. Nessa conversa, Pedroso disponibilizou-se para participar na vida do PS a vários níveis e envolver-se nas atividades e objetivos do partido.

Segundo o Público, Costa não recusou a oferta, deixando no ar a hipótese de que seria analisada a melhor forma de Pedroso regressar. Porém, os meses foram passando e Pedroso não teve respostas concretas.

Por outro lado, segundo Pedroso, a única colaboração que lhe foi pedida foi para o programa eleitoral. O ex-ministro deu contributos e fez comentários às versões iniciais do documento. No entanto, quando viu o programa final, não se reviu no texto.

Quando as listas de candidatos do PS à Assembleia da República foram divulgadas, o seu nome também não constava nelas. Além disso, não recebeu nenhuma solicitação nem foi sondado para outro lugar no ciclo político.

O antigo ministro acabou o sair do partido antes da legislativas, mas manteve o silêncio sobre esta decisão até segunda-feira. Ao afastar-se do PS, Pedroso optou por passar a fazer intervenção cívica e ser publicista no Diário de Notícias, mas esperou pelo resultado das eleições para escrever a primeira crónica.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Pedroso disse, na segunda-feira, que deixou de ser militante do PS antes das eleições legislativas de outubro sem avançar as razões da saída.

Paulo Pedroso esteve no centro do Processo Casa Pia, mas foi ilibado e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar-lhe mais de 68 mil euros no âmbito desse processo.

Atualmente, Pedroso é administrador nomeado pelo Governo português no Banco Mundial, cargo que deixará em fevereiro para voltar a dar aulas no departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É verdade que foi uma trama injusta de um jovem político muito promissor. É pena, mas as coisas são como são e agora as hipóteses de singrar na vida pública ficaram muito reduzidas.

    • Trama injusta…tem muito que se lhe diga. Conhece o processo todo para estar aí a opinar com tanta segurança?
      Se calhar houve outro do mesmo partido que também devia estar a fazer companhia ao da bota botilde.

      • Quem aponta tem sempre 3 dedos apontados para si. Sabe perfeitamente que isso da Casa Pia foi uma grande cabala e desmascarada pelas próprias “vitimas”. O tal da bota botilde foi condenado não por crimes praticados mas segundo o acórdão “pela ressonância da verdade” isto é, o diz-se diz-se….
        Este saiu chamuscado e certamente na politica estará sempre queimado, resta-lhe algum tacho por aí.

  2. Está-se a acabar um tacho e ele logo pediu por outro – não interessa se a histérica da mulher já tem tacho – ele também quer! São táo bons, tão competentes, tão prendados e especiais … mas nunca se conseguem governar sem mamar na teta do estado …. e ainda têm a lata de se queixar que ganham pouco …. no Privado tinhas ganho era uma grade á tua frente durante longos anos, como sabes …

RESPONDER

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …

Plácido Domingo diz "assumir toda a responsabilidade dos seus erros"

O tenor também desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações, que no entanto continuam na Europa. O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos …