“Paulinho das Feiras” e os outros pesos-pesados que vão entrar na campanha

A entrar na reta final para as eleições europeias, que se realizam a 26 de maio, os partidos vão convocar “pesos-pesados” da política para ajudar a recolher votos. Paulo Portas, Ferro Rodrigues e Mário Centeno são algumas das figuras que vão aparecer nos dias que restam da campanha eleitoral.

Fonte do CDS revelou à agência Lusa que Paulo Portas vai entrar na campanha dos centristas nos próximos dias, ao lado do número um do partido Nuno Melo.

Paulo Portas, que foi ministro da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro em governos PSD/CDS, prometeu, quando abandonou a vida partidária, que voltaria a participar em campanhas eleitorais. O antigo político, recorde-se, foi líder do CDS durante 18 anos, de 1998 a 2005 e de 2007 a 2016.

Além de Portas, que foi ministro da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro em governos PSD/CDS, também vão entrar na campanha vários ex-governantes centristas como António Pires de Lima, Adolfo Mesquita Nunes, até há semanas vice-presidente do partido, e o deputado Telmo Correia, acrescentou a mesma fonte. O jornal i avança ainda que o nome do líder parlamentar Nuno Magalhães.

A atividade política de Paulo Portas durante as campanhas eleitorais valeu-lhe a alcunha de “Paulinho das Feiras“, rótulo que Nuno Melo disse já não se importar que lhe associem. “Melinho das feiras? Não, não me importo [que me chamem], pelo contrário. Mas o original [Paulo Portas] é o melhor”, afirmou esta semana numa ação de campanha.

Do lado do PS, escreve ainda o i, é natural que o secretário-geral dos socialistas, António Costa, esteja cada vez mais presente. Também Jorge Coelho, que foi ministro de António Guterres, participou já numa ação de campanha do PS.

De acordo com o jornal, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o eurodeputado Francisco Assis são as apostas do PS para os últimos dias de campanha. Assis, recorde-se, foi cabeça de lista há 5 anos, sendo também desde o início uma voz ativa contra o arranjo político da “geringonça”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deve também participar na reta final da campanha, segundo escreve o mesmo diário.

A campanha eleitoral oficial para as europeias de 26 de maio em Portugal decorre entre 13 e 24 de maio e às eleições apresentam-se 17 candidaturas, entre partidos e coligações. Portugal elege 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …