“Paulinho das Feiras” e os outros pesos-pesados que vão entrar na campanha

A entrar na reta final para as eleições europeias, que se realizam a 26 de maio, os partidos vão convocar “pesos-pesados” da política para ajudar a recolher votos. Paulo Portas, Ferro Rodrigues e Mário Centeno são algumas das figuras que vão aparecer nos dias que restam da campanha eleitoral.

Fonte do CDS revelou à agência Lusa que Paulo Portas vai entrar na campanha dos centristas nos próximos dias, ao lado do número um do partido Nuno Melo.

Paulo Portas, que foi ministro da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro em governos PSD/CDS, prometeu, quando abandonou a vida partidária, que voltaria a participar em campanhas eleitorais. O antigo político, recorde-se, foi líder do CDS durante 18 anos, de 1998 a 2005 e de 2007 a 2016.

Além de Portas, que foi ministro da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro em governos PSD/CDS, também vão entrar na campanha vários ex-governantes centristas como António Pires de Lima, Adolfo Mesquita Nunes, até há semanas vice-presidente do partido, e o deputado Telmo Correia, acrescentou a mesma fonte. O jornal i avança ainda que o nome do líder parlamentar Nuno Magalhães.

A atividade política de Paulo Portas durante as campanhas eleitorais valeu-lhe a alcunha de “Paulinho das Feiras“, rótulo que Nuno Melo disse já não se importar que lhe associem. “Melinho das feiras? Não, não me importo [que me chamem], pelo contrário. Mas o original [Paulo Portas] é o melhor”, afirmou esta semana numa ação de campanha.

Do lado do PS, escreve ainda o i, é natural que o secretário-geral dos socialistas, António Costa, esteja cada vez mais presente. Também Jorge Coelho, que foi ministro de António Guterres, participou já numa ação de campanha do PS.

De acordo com o jornal, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o eurodeputado Francisco Assis são as apostas do PS para os últimos dias de campanha. Assis, recorde-se, foi cabeça de lista há 5 anos, sendo também desde o início uma voz ativa contra o arranjo político da “geringonça”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deve também participar na reta final da campanha, segundo escreve o mesmo diário.

A campanha eleitoral oficial para as europeias de 26 de maio em Portugal decorre entre 13 e 24 de maio e às eleições apresentam-se 17 candidaturas, entre partidos e coligações. Portugal elege 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …