Paul Salopek está há 9 anos a caminhar pelo mundo — a seguir os passos dos nossos antepassados

Out of Eden Walk

“Out of Eden Walk”, o projeto de Paul Salopek.

O jornalista norte-americano Paul Salopek está a viajar a pé desde a Etiópia até ao fundo do Chile para recriar os passos da migração dos nossos antepassados.

Paul Salopek é um jornalista norte-americano, duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer. Em janeiro de 2023, deu início ao “Out of Eden Walk”, uma caminhada originalmente projetada para demorar sete anos ao longo de uma das rotas feitas pelos primeiros humanos para migrar para fora de África.

O trilho transcontinental está a ser feito totalmente a pé. Espera-se que Paul Salopek percorra mais de 32 mil quilómetros. O projeto é financiado pela National Geographic Society, Knigh Foundation e Abundance Foundation.

Após uma pausa de um ano devido à pandemia de covid-19, o jornalista voltou à carga em setembro de 2021. Através do site da National Geographic é possível acompanhar a sua localização atual. Atualmente, Salopek está perto de Xichang, na China.

A caminhada teve início na Etiópia, atravessa o Médio Oriente e a Ásia, passa pelo Alasca e descerá a borda ocidental das Américas até ao extremo sul do Chile. Pelo caminho, Salopek vai entrevistando habitantes locais de algumas das regiões mais remotas do planeta.

“Paul está a envolver-se com as principais histórias dos nossos tempos, desde as alterações climáticas e inovação tecnológica até à migração em massa e sobrevivência cultural. Ao percorrer o globo no ritmo medido pelos seus passos, revela a textura da vida das pessoas que encontra — nómadas, aldeões, comerciantes, agricultores e pescadores que raramente são notícia”, lê-se na descrição do projeto no site da National Geographic.

É possível também acompanhar a viagem do norte-americano através das suas redes sociais, tanto pelo Instagram como pelo Twitter.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.