Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

thejointstaff / Flickr

Secretário de Estado da Defesa dos EUA, Patrick Shanahan

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol.

O Presidente norte-americano anunciou esta terça-feira a desistência de Patrick Shanahan da nomeação para o cargo de secretário de Defesa dos Estados Unidos. No Twitter, Donald Trump informou que Shanahan pretende “dedicar mais tempo à sua família” e, por esse motivo, decidiu recuar.

Depois de Shanahan ter assumido o cargo interinamente após a saída de Jim Mattis em dezembro, a Casa Branca confirmou, em maio, que Trump iria nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa dos Estados Unidos.

“Com base no seu serviço extraordinário ao país e a sua habilidade demonstrada para liderar, o Presidente Trump pretende nomear Patrick M. Shanahan para seu secretário da Defesa”, lia-se na altura numa nota publicada no Twitter de Sarah Sanders, assessora da Casa Branca.

No entanto, segundo avança a CNBC, uma investigação do FBI ao passado de Shanahan estaria a atrasar o processo de nomeação. Esta terça-feira, o próprio divulgou um comunicado que abordava o caso de violência doméstica em que esteve envolvido em 2010 com a sua ex-mulher.

Ambos alegam terem sido agredidos um pelo outro: “Nunca levantei a mão à minha ex-mulher e cooperei totalmente numa investigação que resultou numa acusação contra ela por me ter agredido – acusação essa na qual eu desisti a pensar no melhor para a minha família”, escreveu.

Também esta terça-feira, Trump anunciou que será Mark T. Esper, atual secretário das Forças Armadas, a substituir Patrick Shanahan.

No entanto, segundo o Observador, o Presidente não revelou quando é que vai ser nomeado oficialmente para o cargo. “Conheço o Mark e não tenho dúvidas de que irá fazer um trabalho fantástico.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky. A sondagem à boca …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …