/

Dois pastéis portugueses eleitos os melhores bolos do mundo

4

O Pastel de Belém é considerado o melhor do mundo segundo os utilizadores do guia TasteAtlas. É seguido pelo Pastel de Nata, no segundo lugar.

A gastronomia portuguesa continua a somar pontos. Depois de o queijo Serra da Estrela ter sido reconhecido como o segundo melhor do mundo pelo guia TasteAtlas, agora é a vez da pastelaria portuguesa se destacar — a dobrar.

O Pastel de Belém lidera a lista de 50 doces, conquistando o coração e a barriga de quem o provou. O segundo lugar também é ocupado por um bolo português: o Pastel de Nata. Se pensa que são a mesma coisa, engana-se.

O primeiro é antecessor do famoso Pastel de Nata. São feitas com uma casca de massa recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela. A primeira receita de pastel de Belém data de 1837 quando foi elaborada pelos monges do mosteiro dos Jerónimos.

Apenas os pastéis de nata produzidos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de Pastel de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras confeitarias de Lisboa são chamados de Pastel de Nata.

“Independentemente do nome, estes pastéis podem ser servidos quentes ou frios e, em 2009, o The Guardian classificou o Pastel de Belém como uma das 50 ‘melhores coisas para comer’ no mundo”, lê-se no guia.

O top-10 conta ainda com a Focaccia di Recco col formaggio (Itália), Kanelbulle (Suécia), Banitsa with sirene (Bulgária), Gaziantep Baklavasi (Turquia), Trigona panoramatos (Grécia), Croissant (França), Kunafah (Egito) e Bougatsa (Grécia).

O avaliação é feita por uma classificação por de 0 a 5 estrelas, com o Pastel de Belém a receber 4.9 e o Pastel de Nata a receber 4.8.

Há ainda outro doce português na lista dos 50 melhores. A Bola de Berlim, um favorito de muitos portugueses durante o verão, surge no 26.º lugar, com uma classificação dos votantes de 4.5.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. As queijadas de Tentugal são superiores aos pastéis de Belém e afins. O mesmo se pode dizer dos pastéis da mesma localidade, Papos de anjo e muitos outros doces de Tentugal,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.