/

Um queijo português é o segundo melhor do mundo

2

O queijo Serra da Estrela é reconhecido como o segundo melhor do mundo pelo guia TasteAtlas, numa lista dominada por queijos italianos.

Descrito como um “atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, o guia TasteAtlas elegeu aqueles que considera ser os dez melhores queijos do mundo.

Numa lista claramente dominada por queijos italianos, há um português que se destaca no segundo lugar: o queijo Serra da Estrela.

Em décimo lugar surge o Stracciata. Este é um queijo fresco italiano formado por tiras planas de cerca de cinco centímetros de largura e um centímetro de espessura, dobradas sobre si mesmas em forma de trança. É feito com leite de vaca e o seu nome em italiano significa “esfarrapado”.

Segue-se o Bundz, um queijo polaco feito de leite de ovelha, produzido na região montanhosa do país. “É uma reminiscência de queijo cottage em sabor e textura, e tem um sabor suave e fresco, escreve o TasteAtlas.

O Crottin de Chavignol é um queijo de cabra produzido na vila de Chavignol, em França, que tem apenas duzentos habitantes. Eleito como o oitavo melhor queijo do mundo, é feito a partir de leite de cabra cru e tem apenas cerca de 60 gramas.

No sétimo lugar surge mais um representante francês: o Saint-André. Conhecido como “queijo celestial”, o St. André é um queijo creme feito a partir de leite de vaca. É denso e de textura cremosa, “com aromes e sabores suaves e ricos que podem ser melhor descritos como azedo, picante, amanteigado e salgado”, descreve o guia.

A seguir surge o Pecorino Toscano, que é uma variação do clássico queijo Pecorino, usado frequentemente na gastronomia italiana. É um queijo macio a semiduro, feito com leite de ovelha. É levemente salgado, mantendo o seu sabor delicado e doce.

O Mozzarella di Bufala Campana ocupa o quinto lugar e é um dos queijos mais afamados da lista.

“Embora existam muitos queijos mozzarella de búfala feitos com uma combinação de leite de búfala e vaca, para serem rotulados como tal, a verdadeira Mozzarella di Bufala Campana deve ser feita com 100% de leite de búfala produzido na Campânia ou nas regiões de Lazio, Apulia e Molise”, explica o TasteAtlas.

Em quarto lugar surge o Stracchino di Crescenza, outro queijo italiano. Normalmente é feito de leite de vaca, apesar de também poder ser feito com leite de búfala. Tem uma textura cremosa e amanteigada, pelo que é frequentemente usado para barrar.

Itália conquista também o terceiro lugar com a Burrata. O queijo é feito artesanalmente com leite de vaca, coalho e creme. Idealmente demora 24 horas a ser feito e o resultado é um interior altamente cremoso e um rico sabor a leite fresco.

É então que surge o queijo Serra da Estrela. “Um queijo semi-mole feito com leite de ovelha das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira. A ordenha é feita à mão, depois o leite é aquecido, salgado e coalhado com extrato de cardo”, explica o site.

“A coalhada é transformada em queijos, que são deixados para amadurecer em condições húmidas e frias. O queijo tem um interior cremoso e semi-macio de cor branco-amarelada, enquanto o seu sabor é limpo, doce e levemente azedo. Este queijo é o produto alimentar mais antigo e tradicional de Portugal com reconhecimento internacional”, escreve ainda o guia.

O topo da lista é ocupado pelo queijo italiano Parmigiano Reggiano. Considerado por muitos um dos melhores queijos do mundo, o Parmigiano Reggiano é feito com leite cru semidesnatado de vaca. É ralado ou lascado e utilizado em vários pratos italianos de excelência.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.