Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

Manuel Almeida / Lusa

Pedro Passos Coelho

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de “desqualificar” o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem “em confronto”, pedindo às forças políticas que “não esperem umas pelas outras”.

Um dia depois de o presidente do PSD, Rui Rio, ter encerrado as jornadas parlamentares do partido a repetir a acusação ao PS de não querer fazer reformas nenhumas, Passos Coelho fez esta quarta-feira em Lisboa a apresentação do livro do militante do PSD – e membro do Conselho Estratégico Nacional do partido – António Alvim “Um manual para a mudança da saúde”.

Numa intervenção de mais de 50 minutos, acompanhada na primeira fila pelo candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas, Passos apontou “um paradoxo” à esquerda no domínio da saúde em particular.

“Seria imperdoável que a esquerda, que diz que é uma espécie de ‘alma mater’ do SNS, o esteja a desqualificar desta maneira e que seja o que se chama de direita sempre a tentar salvar a situação e ver se lhe consegue dar sustentabilidade”, disse, criticando o que chamou “estatização” do SNS, que considera ter resultado na falta de atração dos profissionais e na degradação de equipamentos e serviços prestados.

Sem referir destinatários, Passo Coelho deixou o que classificou de uma sugestão de atuação política. “Bem sei que há muitas reformas que gostaríamos que fossem tão consensuais que durassem o suficiente para que se vissem resultados. Mas espero que as forças políticas não fiquem à espera uma das outras, o país não pode perder continuamente com este jogo”, apelou.

Para Passos Coelho, “quem quer vê os problemas vê, quem quer atuar atua, quem quer reformar reforma” e “quem não quiser que fique para trás no seu castelo, que fique a negar a realidade”. “Se o Governo que está em funções não os quer enfrentar, que venha um dia outro que os possa enfrentar e se as reformas tiverem de se fazer em confronto que se façam, também é importante que a democracia funcione para isso”, disse.

E acrescentou: “Se tivéssemos de estar de acordo em tudo o que é essencial e só divergíssemos no acessório, também não era preciso fazer eleições nem mudar os governos”.

“Os governos mudam-se quando são precisas políticas verdadeiramente diferentes e depois cada um que assuma as suas responsabilidades”, disse, elegendo a reforma na área da Saúde ainda como mais prioritária do que a da Segurança Social.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito paleio mas nada de substancial e concreto para o sns. Aliás, mostra muita convicção mas quando lá esteve, fez 4 orçamentos que contrariam o que afirma agora. Esta gente vive da memória curta do seu povo. Fazem um período de nojo e depois voltam como se nada tivesse acontecido.

    • Ou és reformado ou funcionário público…
      Falta de memória tens tu. Esqueceste-te propositadamente que o teu PS deixou o país na bancarrota?
      E ainda tens a pouca vergonha de escrever o que escreves como se nada tivesse acontecido.

      • Não voto ps, não sou reformado nem funcionário público. Falhaste em tudo e até no resto.

        Quanto à vergonha, deviam te-la tu e os outros todos que votaram e elegeram um hipócrita para o poder. Que afirmou que não iria subir impostos mas que subiu. Que afirmou que o país não iria pagar o bes mas que o pagou. Que mandou imigrar em vez de arranjar soluções. Eu teria vergonha em ter votado nesta personagem. Nesta e no Cavaco.

        O ps e a bancarrota. Vergonha tb. Vergonha para todos os que votam no centrão. Essa é que é a grande VERGONHA. A tua !

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …