Passos Coelho formaliza candidatura à liderança do PSD

PSD / Flickr

-

Pedro Passos Coelho vai formalizar a sua candidatura às directas de 25 de Janeiro para a liderança do PSD e entregar a respectiva moção de estratégia global na sexta-feira, último dia do prazo para o fazer.

A entrega do processo de candidatura e da moção de estratégia global vai ser feita pelas 15h de sexta-feira, na sede nacional do PSD, em Lisboa, refere uma nota hoje divulgada pelo director de campanha de Pedro Passos Coelho, o deputado e dirigente social-democrata Pedro do Ó Ramos.

De acordo com os estatutos do PSD, as candidaturas ao cargo de presidente da Comissão Política Nacional devem ser subscritas por um mínimo de 1.500 militantes com capacidade eleitoral. Apenas os candidatos à liderança do partido podem apresentar moções de estratégia global, que são discutidas e votadas em Congresso.

Numa sessão com militantes, na quinta-feira, num hotel de Lisboa, Pedro Passos Coelho anunciou que se recandidata à liderança do PSD com a intenção de se candidatar novamente ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas, previstas para 2015.

“A minha intenção como candidato novamente à liderança do PSD é a de disputar as próximas legislativas como candidato a primeiro-ministro”, declarou o líder dos socais-democratas e chefe do executivo PSD/CDS-PP.

Até agora, mais nenhum social-democrata manifestou a intenção de se candidatar à liderança do PSD.

No dia 25 de janeiro, os militantes sociais-democratas vão eleger, através de sufrágio directo, o presidente do partido e também os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de Fevereiro, que elegerá os novos órgãos nacionais e está previsto realizar-se no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

O regulamento das directas estabelece esta sexta-feira, 17 de janeiro, como prazo máximo para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD e de propostas de estratégia global.

Pedro Passos Coelho foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD em eleições directas realizadas a 26 de Março de 2010 e reeleito a 3 de Março de 2012.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …