Investigadores encontraram o “pássaro mais raro” do mundo no Brasil

Depois de meses de busca sem frutos, um dos pássaros mais raros do mundo, que está em perigo de extinção, foi finalmente encontrado no Brasil.

O entufado-baiano ou bigodudo-baiano, como é conhecido a espécie Merulaxis stresemanni, é um pássaro de cauda longa e porte médio com filamentos na testa. Os cientistas pensam que há muito poucas criaturas desta espécie no mundo.

Duas observações de uma fêmea a 12 e 14 de dezembro deram esperança aos investigadores de que ainda não é tarde demais para salvar a ave da extinção total, já que a espécie está a diminuir rapidamente e o habitat da floresta tropical está a ameaçar todos os últimos indivíduos.

Encontrados apenas numa pequena região do leste do Brasil, os estufados-baianos foram vistos pela primeira vez na década de 1830. Mas, depois da observação inicial, só voltaram a ser vistos em meados do século XX. Depois disso, voltou a desaparecer e só foi observado outra vez em 1995 – o que mostra o quão rara esta espécie é.

Atualmente, os investigadores juntaram esforços e estão a focar-se no noroeste de Minas Gerais, onde se espera que a pequena população possa permanecer viva.

“Apesar de ficarmos aliviados com o facto de o estufado-baiano continuar a sobreviver, o futuro da espécie continua comprometido”, disse uma integrante da equipa de conservação, Amy Upgren, da American Bird Conservancy (ABC). “Ainda há muito trabalho que é preciso fazer para localizar indivíduos adicionais e proteger o habitat”.

A ABC está a trabalhar com a sua organização parceira, a Fundação Biodiversitas, no Brasil, para encontrar mais pássaros selvagens. Os esforços estão concentrados na Reserva Mata do Passarinho e na Floresta Songbird, uma área de cerca de 952 hectares reservada para a conservação de espécies.

A reserva protegida foi ampliada em 2016 e tem sido usada para fornecer alimentos extras para esta espécie, bem como algumas tocas artificiais para os ninhos de pássaros.

Com estudos recentes a enfatizar o quão frágil é o estado das florestas tropicais da América do Sul, é essencial que programas como o que espera salvar a espécie sejam mantidos em vigor. Incêndios e mudanças climáticas aumentaram os efeitos do desmatamento, tornando a situação da ave crítica.

PARTILHAR

RESPONDER

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …