Investigadores encontraram o “pássaro mais raro” do mundo no Brasil

Depois de meses de busca sem frutos, um dos pássaros mais raros do mundo, que está em perigo de extinção, foi finalmente encontrado no Brasil.

O entufado-baiano ou bigodudo-baiano, como é conhecido a espécie Merulaxis stresemanni, é um pássaro de cauda longa e porte médio com filamentos na testa. Os cientistas pensam que há muito poucas criaturas desta espécie no mundo.

Duas observações de uma fêmea a 12 e 14 de dezembro deram esperança aos investigadores de que ainda não é tarde demais para salvar a ave da extinção total, já que a espécie está a diminuir rapidamente e o habitat da floresta tropical está a ameaçar todos os últimos indivíduos.

Encontrados apenas numa pequena região do leste do Brasil, os estufados-baianos foram vistos pela primeira vez na década de 1830. Mas, depois da observação inicial, só voltaram a ser vistos em meados do século XX. Depois disso, voltou a desaparecer e só foi observado outra vez em 1995 – o que mostra o quão rara esta espécie é.

Atualmente, os investigadores juntaram esforços e estão a focar-se no noroeste de Minas Gerais, onde se espera que a pequena população possa permanecer viva.

“Apesar de ficarmos aliviados com o facto de o estufado-baiano continuar a sobreviver, o futuro da espécie continua comprometido”, disse uma integrante da equipa de conservação, Amy Upgren, da American Bird Conservancy (ABC). “Ainda há muito trabalho que é preciso fazer para localizar indivíduos adicionais e proteger o habitat”.

A ABC está a trabalhar com a sua organização parceira, a Fundação Biodiversitas, no Brasil, para encontrar mais pássaros selvagens. Os esforços estão concentrados na Reserva Mata do Passarinho e na Floresta Songbird, uma área de cerca de 952 hectares reservada para a conservação de espécies.

A reserva protegida foi ampliada em 2016 e tem sido usada para fornecer alimentos extras para esta espécie, bem como algumas tocas artificiais para os ninhos de pássaros.

Com estudos recentes a enfatizar o quão frágil é o estado das florestas tropicais da América do Sul, é essencial que programas como o que espera salvar a espécie sejam mantidos em vigor. Incêndios e mudanças climáticas aumentaram os efeitos do desmatamento, tornando a situação da ave crítica.

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …