/

Um raro pássaro do deserto corre o risco de se extinguir brevemente. A culpa é de uma questão política

É no Baluchistão, uma província do sudoeste do Paquistão, que habita a espécie abetarda houbara. Contudo, este pássaro encontra-se em vias de extinção e a culpa é de uma política que permite que grandes figuras do Médio Oriente possam caça-lo.

A província do Paquistão abriga mais de 300 espécies de pássaros, sendo a abetarda houbara uma das mais raras. Embora a caça da espécie seja proibida para os habitantes locais, o Governo do Paquistão permite que a realeza árabe mate os animais durante as viagens anuais.

“Muito dinheiro é deitado fora quando começa a época de caça. São montadas tendas, os árabes trazem os seus SUVs e jatos particulares para circular pela região. É o Governo que beneficia diretamente desta atividade e apenas alguns homens locais são contratados”, conta Rizwan Talpur, uma caçador local.

Durante a época de caça, a zona torna-se proibida para a população, pois as autoridades governamentais assumem o controlo da segurança.

A abetarda houbara é a ave oficial da província de Baluchistão e carateriza-se por ser solitária, o que faz com que seja difícil avista-la. Esta situaçõa aumenta o desejo dos caçadores reais de a caçar.

Nos países do Médio Oriente, a caça desta espécie é considerada um desporto. A sua carne é considerada um afrodisíaco, embora a sua eficácia não tenha sido comprovada cientificamente, refere Sana Baloch, uma veterinária local do Baluchistão.

Na altura das viagens de caça, o Paquistão emite licenças especiais com taxas obrigatórias de 100.000 dólares por pessoa e recebe cerca de 1.000 dólares por cada falcão que os caçadores trazem para matar a abetarda houbara. “Em recompensa, o governo federal espera obter ajuda e favores diplomáticos”, frisa Baloch.

Antes de chegar ao poder, o primeiro-ministro Imran Khan opôs-se à caça da ave no país. No entanto, a prática continua a prosperar sob a sua administração e o Governo não comenta o assunto.

Para a época de caça de 2020-21, os convites foram enviados ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, ao xeque Tamim Bin Hamad Al-Thani do Qatar e às famílias reais dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi e Bahrein.

Uma razão pela qual a política de caça do Paquistão continua sem ser alterada é por que o país tem dependido economicamente dos países árabes em termos de empréstimos e pagamentos de petróleo, lembra o VICE.

Em 2014, foi noticiado que um príncipe saudita matou cerca de dois mil pássaros de uma espécie ameaçada de extinção. “O príncipe matou, sozinho, 1977 aves e as pessoas que o acompanhavam 123”, detalhou a AFP na altura.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.