Passaporte passa a ser obrigatório para entrar no Reino Unido a partir de outubro de 2021

Se está a fazer planos de viajar para o Reino Unido no próximo ano, saiba que vai ter uma nova exigência: apresentar passaporte. Contudo, esta regra sé entra em vigor a partir de outubro de 2021.

A nova medida já era esperada há algum tempo, e é uma consequência do Brexit. A regra é adotada por se considerar que os cartões de cidadãos são documentos “menos seguros”, e como tal não devem ser os únicos a ser apresentados quando se entra em terras de sua majestade.

Esta é uma das implicações que os viajantes europeus mais vão sentir com a saída do Reino Unido da União Europeia. Por isso, o governo britânico fez questão de anunciar a medida com a devida antecedência, explicando que os bilhetes de identidade, bem como os usuais cartões de cidadão, deixam de ter qualquer tipo de validade para entrar no país.

“Os passaportes serão um requisito para entrada no Reino Unido a partir de outubro de 2021”, pode ler-se numa nota no site do governo britânico.

“Os cartões de identidade estão entre os documentos menos seguros identificados na fronteira e o fim do seu uso fortalecerá nossa segurança, assim que o Reino Unido retomar o controlo de suas fronteiras no final do período de transição”, explica o governo na mesma nota.

As novas medidas pós-Brexit abrangem os países da União Europeia e do espaço económico europeu (como a Noruega e a Islândia) e a Suíça. Ficam excluídos os cidadãos que estejam protegidos pelo acordo de saída (o “Withdrawal Agreement”), incluindo os que sejam elegíveis ao “Settlement Scheme”, o programa criado pelo Reino Unido para autorizar os europeus e os seus familiares a continuarem a viver no país, diz o Observador.

Quando a nova regra entrar em vigor, o Reino Unido já estará fora da União Europeia à mais de uma ano, uma vez que a sua saída se deu a 31 de janeiro deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …