Passagem de ano vai ser fria, mas sem chuva nem vendavais

A noite da passagem de ano será fria, sem nebulosidade e com vento fraco em todo o país, com exceção do grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na Madeira, preveem-se períodos de nebulosidade, com possibilidade de chuva fraca, na segunda-feira, que deverá passar a pouco frequente, no dia 1 de janeiro.

De acordo com a previsão especial de fim de ano do IPMA, entre esta segunda-feira e as 23h59 de dia 1 de janeiro, em Portugal Continental, o céu vai estar pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade na costa sul do Algarve. O vento será fraco a moderado, sendo por vezes moderado a forte nas terras altas das regiões Centro e Sul e na costa sul do Algarve, até meio da tarde de dia 1.

A temperatura máxima do ar em todo o país deverá variar entre 10ºC (no norte e centro) e 18ºC (no resto do país), e a mínima deverá oscilar entre 0ºC (no norte e centro) e 8ºC (na generalidade do território).

O IPMA prevê ainda um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro. Especificamente, a noite da passagem de ano será fria, com pouca ou nenhuma nebulosidade e vento fraco a moderado.

Quanto ao estado do mar, a previsão aponta para ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros na costa sul do Algarve até ao meio da tarde de dia 31, diminuindo gradualmente.

Na Madeira, preveem-se períodos de nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca, mas que passará a pouco frequente, a partir da manhã de dia 1, mesmo que temporariamente moderada durante a noite de passagem de ano.

O vento irá soprar fraco a moderado, a predominar de sueste, aumentando de intensidade nas zonas montanhosas, a partir da manhã de dia 31, passando de moderado a forte, mas enfraquecendo durante a tarde.

A temperatura máxima, na Madeira, deverá variar entre 17ºC e 22ºC, e os 8ºC e 12ºC, nas zonas montanhosas. Quanto à temperatura mínima, os valores deverão variar entre 13ºC e 17ºC e, nas zonas montanhosas, entre 5ºC e 9ºC.

O arquipélago dos Açores será a exceção no panorama nacional, com uma previsão de céu muito nublado e alguma chuva, estando o grupo Central sob aviso amarelo até às 00h00 de 31 de dezembro, devido à possibilidade de precipitação, por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …