A Turquia está a multar passageiros impacientes que se levantam demasiado cedo nos aviões, para contrariar o aumento significativo de passageiros que desrespeitam “a satisfação e a prioridade de saída” dos restantes. Uma questão de etiqueta… e de segurança.
É um tema controverso quando se trata de viagens aéreas: quando o avião chega à porta de embarque, qual é o momento certo para se levantar e começar o processo de desembarque?
Na Turquia, os passageiros que se levantam dos seus lugares antes de o avião ter parado de circular na pista ou que enchem o corredor antes de ser a vez da sua fila desembarcar, serão multados, de acordo com uma diretiva emitida no início deste mês pelo Diretor-Geral da Aviação Civil turca, Kemal Yüksek.
Na diretiva, as tripulações dos aviões que aterram na Turquia são instruídas a “avisar os passageiros que não respeitem a prioridade de desembarque dos passageiros à frente ou à sua volta” serão denunciados à autoridade, e que “será aplicada uma multa, de acordo com os regulamentos legais aplicáveis”.
Os comportamentos passíveis de multa incluem desapertar os cintos de segurança, levantar-se, abrir os compartimentos superiores e ocupar o corredor enquanto o avião ainda está a circular, bem como levantar-se ou ir para o corredor antes da vez da fila para sair, afirma a diretiva, que já está em vigor.
Kemal Yüksek salienta na diretiva que houve um aumento significativo nos relatos desse comportamento, o que “coloca em risco a segurança dos passageiros e bagagens e desrespeita a satisfação e prioridade de saída” de outros passageiros.
Segundo o The Washington Post, os passageiros impacientes podem efetivamente provocar atrasos significativos no processo de desembarque dos aviões comerciais.
De acordo com os regulamentos da Administração Federal de Aviação norte-americana (FAA), a tripulação de cabine tem de alertar o piloto se um passageiro se levantar enquanto o avião ainda se está a deslocar para o local de desembarque.
“É uma questão de segurança“, explicou Jennifer Johnson, assistente de bordo de uma companhia aérea e fundadora da Jetsetter Chic, numa entrevista ao Post em 2019.
Segundo os especialistas em “etiqueta de bordo“, os passageiros devem esperar que as filas à sua frente saiam antes de entrar no corredor — exceto no caso de ser necessário dar passagem a viajantes que tenham um voo de ligação a partir.
Não há problema, no entanto, em ficar de pé e esticar as pernas depois de o sinal de apertar o cinto de segurança ter sido desligado, desde que o passageiro esteja no seu lugar, fique fora do corredor e se mantenha atento aos passageiros à sua volta.
Em 2019, a Associação Internacional de Transporte Aéreo dos EUA classificou os passageiros perturbadores como “um problema significativo”, apontando para a ocorrência de um incidente por cada 1.053 voos registados em 2017.
Os EUA tiveram um pico de incidentes em 2021, quando os viajantes entraram em conflito com as tripulações de voo por causa da obrigatoriedade de usar máscaras.
O número de incidentes diminuiu nos anos seguintes, mas a FAA reportou quase 900 relatos de comportamento indisciplinado nos primeiros nove meses de 2024 — mais do que os reportados em todo o ano de 2018.