Alemanha. Passageiros forçam entrada na cabine do condutor e param comboio desgovernado

O condutor de um comboio alemão desmaiou, deixando o veículo descontrolado. Três passageiros não hesitaram: forçaram a entrada na cabine e pararam o comboio.

O caso aconteceu no domingo passado, por volta da 1h da manhã, segundo conta o Deutsche Welle. O comboio vinha de Sieburg, uma cidade próxima de Bona, na Alemanha. A certa altura, quem ia a bordo viu que a composição passava por várias estações sem parar – como devia – a uma velocidade de cerca de 70 quilómetros por hora.

Perante a situação, houve quem puxasse o travão de emergência, mas o comboio seguiu em frente.

Dois passageiros partiram a porta de vidro que dava acesso à cabine do condutor, que tinha desmaiado e estava sem sentidos. Entretanto, uma mulher telefonou para a SWB, a empresa ferroviária, que instruiu os passageiros sobre a forma de parar o comboio, o que conseguiram fazer na estação seguinte.

Mais tarde, a SWB disse que podia ter cortado a eletricidade ao comboio, mas a solução adotada foi mais rápida. Quanto ao travão de emergência, explicou que serve para alertar o condutor. Porém, ele estava inconsciente.

De acordo com o semanário Expresso, há sistemas que alertam quando o condutor tem um súbito problema de saúde, mas por qualquer motivo – talvez a posição em que caiu ou até o seu peso – não funcionaram.

Os passageiros que tomaram a iniciativa de agir estão a ser tratados como heróis. “Fizeram exatamente o que deviam numa situação perigosa e provavelmente salvaram vidas”, disse Ashok Sridharan, o presidente da câmara de Bona.

Os dois homens que forçaram a porta ficaram feridos nas mãos, mas sem gravidade.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.