Passado do Sol está…na Lua

Cientistas apresentam novo estudo e mostram ter expectativa em relação às missões lunares que se aproximam.

Há muitos segredos do Sol que estão “escondidos” na superfície lunar, acredita uma equipa de cientistas.

A exploração sustentada da superfície lunar, na missão Artemis, deverá ser crucial para revelar, pelo menos, parte do passado da estrela que nos ilumina.

Estas são a análise e a expectativa dos cientistas, que publicaram uma análise recente no portal arXiv, intitulada Amostras lunares são cápsulas do tempo do sol.

Na expedição a prioridade será obter na Lua “amostras de alto interesse e protocolos para manipulação e análise de amostras”.

O Sol sempre influenciou todos os corpos do sistema solar: recebemos calor e luz do Sol, mas também uma chuva constante de partículas de alta energia e vento solar.

E, lembra o portal Universe Today, isto já acontece há cerca de 4.5 mil milhões de anos.

Mas fomos perdendo a noção do que era o Sol, do que aconteceu ao Sol ao longo de tantos anos. O desgaste provocado pelo vento, a erosão da água e os ciclos constantes das placas tectónicas: tudo contribuiu para que o passado da estrela ficasse longe ou fosse mesmo “enterrado”.

Certas actividades na Lua, como fluxos de lava (que trazem à superfície camadas mais profundas), podem revelar muito do passado do Sol.

Os cientistas acreditam que, por exemplo, podemos ver durante quanto tempo uma amostra lunar foi exposta a raios cósmicos e utilizar isso para modelar a taxa de produção de raios cósmicos do Sol nos últimos milhares de milhões de anos.

A mesma indicação pode surgir através dos rastos deixados por partículas de alta energia, enquanto se enterram na crosta.

Ao comparar diferentes amostras em diferentes profundidades e locais, poderemos entender a mudança no brilho do Sol ao longo do tempo.

E o melhor local para estudar essas mudanças será mesmo a Lua.

Entretanto, os cientistas terão de esperar mais um pouco: a Ártemis I iria partir na próxima terça-feira mas a NASA adiou novamente a sua partida devido às previsões meteorológicas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.