Partidos vão gastar 4,8 milhões de euros em brindes nas autárquicas. PS lidera os gastos

Os candidatos às eleições autárquicas – por partidos ou independentes – vão gastar um total próximo de cinco milhões de euros em brindes para a campanha eleitoral. Só o PS gasta quase dois milhões, mais do que o PSD e o CDS juntos.

Segundo o Jornal de Notícias, os chapéus, isqueiros, esferográficas, lápis, aventais – tradicionais brindes oferecidos durante as campanhas para as autárquicas -, vão custar um total de 4,8 milhões de euros aos partidos.

A partir dos orçamentos entregues pelas candidaturas ao Tribunal Constitucional, o Partido Socialista (PS) é o que mais vai investir nesta forma de marketing político: quase dois milhões de euros.

O PS, que pediu contenção nos gastos das campanhas autárquicas, vai gastar mais 600 mil euros do que o PSD e o CDS juntos. Com uma grande proporção de candidatos independentes nestas autárquicas, as contas do JN indicam que estes irão gastar em brindes, no total, cerca de 636 mil euros. A CDU gasta 500 mil euros e o Bloco de Esquerda 7,3 mil euros.

Quanto a candidaturas específicas, o que vai gastar mais é Ricardo Rio, candidato do PSD/CDS/PPM à Câmara Municipal de Braga, com valores de 110 mil euros em brindes, um valor explicado pelo número elevado de uniões administrativas (37).

Mas essas uniões administrativas representam 62 antigas freguesias e, portanto, foi atribuído um teto máximo de mil euros por cada uma. O que sobra é para a própria candidatura de Ricardo Rio, à Câmara, e para o IVA, explicou a candidatura.

Por outro lado, são várias as candidaturas que deixaram de gastar dinheiro em brindes, como é o caso de Jorge Magalhães, candidato do PSD a Matosinhos. Também na região Norte, a candidatura de Rui Moreira ao Porto apenas vai oferecer chapéus de palha.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …