Partidos vão gastar 4,8 milhões de euros em brindes nas autárquicas. PS lidera os gastos

Os candidatos às eleições autárquicas – por partidos ou independentes – vão gastar um total próximo de cinco milhões de euros em brindes para a campanha eleitoral. Só o PS gasta quase dois milhões, mais do que o PSD e o CDS juntos.

Segundo o Jornal de Notícias, os chapéus, isqueiros, esferográficas, lápis, aventais – tradicionais brindes oferecidos durante as campanhas para as autárquicas -, vão custar um total de 4,8 milhões de euros aos partidos.

A partir dos orçamentos entregues pelas candidaturas ao Tribunal Constitucional, o Partido Socialista (PS) é o que mais vai investir nesta forma de marketing político: quase dois milhões de euros.

O PS, que pediu contenção nos gastos das campanhas autárquicas, vai gastar mais 600 mil euros do que o PSD e o CDS juntos. Com uma grande proporção de candidatos independentes nestas autárquicas, as contas do JN indicam que estes irão gastar em brindes, no total, cerca de 636 mil euros. A CDU gasta 500 mil euros e o Bloco de Esquerda 7,3 mil euros.

Quanto a candidaturas específicas, o que vai gastar mais é Ricardo Rio, candidato do PSD/CDS/PPM à Câmara Municipal de Braga, com valores de 110 mil euros em brindes, um valor explicado pelo número elevado de uniões administrativas (37).

Mas essas uniões administrativas representam 62 antigas freguesias e, portanto, foi atribuído um teto máximo de mil euros por cada uma. O que sobra é para a própria candidatura de Ricardo Rio, à Câmara, e para o IVA, explicou a candidatura.

Por outro lado, são várias as candidaturas que deixaram de gastar dinheiro em brindes, como é o caso de Jorge Magalhães, candidato do PSD a Matosinhos. Também na região Norte, a candidatura de Rui Moreira ao Porto apenas vai oferecer chapéus de palha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …