OE2020. Partidos já entregaram 179 propostas para alterar o documento

Mário Cruz / Lusa

Bloco de Esquerda, PCP, PAN, Os Verdes e Livre entregaram já, no total, 179 propostas para alterar o documento do Orçamento do Estado para 2020 que começou a ser debatido na especialidade esta segunda-feira.

Os partidos fizeram chegar as suas propostas de alteração ao documento depois deste ter sido aprovado na passada sexta-feira na generalidade. O OE2020 – aprovado com o voto a favor do PS e com a abstenção as abstenções do BE, PCP, PAN, PEV, Livre e dos três deputados do PSD/Madeira será agora debatido e votado na especialidade (4 e 6 de fevereiro), estando a votação final global agendada para dia 7 de fevereiro.

Durante o debate na generalidade, os partidos à esquerda do PS queixaram-se da falta da capacidade do Governo para dialogar, tal como recorda o jornal Eco. Agora, fizeram chegar mais de 150 propostas no arranque do debate na especialidade para tentarem moldar o documento e conseguir que o Governo cede em algumas áreas.

Num só dia chegaram 179 propostas de alteração ao OE2020: BE (39), PCP (37), PAN (46), PEV (31), Livre (26). No fim do primeiro dia de debate na especialidade, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, afirmou que foram para já apresentadas 40 propostas, mas que o partido vai apresentar 150.

A direita, que votou contra o OE2020, ainda não apresentou qualquer proposta, tal como observa o jornal Público. O prazo final para entregar propostas termina a 27 de janeiro.

As convergências dos antigos parceiros

Redução do IVA da eletricidade e do gás, criação de um escalão intermédio no IRC e aumento escalões do IRS à taxa de inflação de 2020. Estes são alguns dos pontos de convergência entre comunistas e bloquistas nas dezenas de alterações que fizeram.

No que respeita à redução progressiva do IVA da eletricidade e do gás até à taxa reduzida, os partidos de Catarina Martins e Jerónimo de Sousa estão em sintonia, só diferem os números: o Bloco propôs que a partir de julho se pague a taxa intermédia de 13%, adiando os 6% pedidos pelo PCP para junho de 2022.

O IRC e IRS também reúnem consenso: no imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, ambos pedem a a criação de um escalão intermédio para lucros tributáveis entre 20 e 35 milhões de euros, com uma taxa de 7%; já no IRS, ambos pedem o aumento do valor dos escalões segundo a inflação de 2020 (1% e não os 0,3% deste ano).

Mas há também divergências, tal como elenca o Público. Na área do Ensino Superior, o Bloco defende a descida do teto máximo das proprinas em 20%, passando de 871 euros para 697 euros nas licenciaturas. Proposta diferente têm os comunistas: querem manter o valor referência da propina de 2018/2019 como referente para cálculo das bolsas e duplicar para 30 milhões de euros o valor de investimento para novas residências para estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …