OE2020. Partidos já entregaram 179 propostas para alterar o documento

Mário Cruz / Lusa

Bloco de Esquerda, PCP, PAN, Os Verdes e Livre entregaram já, no total, 179 propostas para alterar o documento do Orçamento do Estado para 2020 que começou a ser debatido na especialidade esta segunda-feira.

Os partidos fizeram chegar as suas propostas de alteração ao documento depois deste ter sido aprovado na passada sexta-feira na generalidade. O OE2020 – aprovado com o voto a favor do PS e com a abstenção as abstenções do BE, PCP, PAN, PEV, Livre e dos três deputados do PSD/Madeira será agora debatido e votado na especialidade (4 e 6 de fevereiro), estando a votação final global agendada para dia 7 de fevereiro.

Durante o debate na generalidade, os partidos à esquerda do PS queixaram-se da falta da capacidade do Governo para dialogar, tal como recorda o jornal Eco. Agora, fizeram chegar mais de 150 propostas no arranque do debate na especialidade para tentarem moldar o documento e conseguir que o Governo cede em algumas áreas.

Num só dia chegaram 179 propostas de alteração ao OE2020: BE (39), PCP (37), PAN (46), PEV (31), Livre (26). No fim do primeiro dia de debate na especialidade, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, afirmou que foram para já apresentadas 40 propostas, mas que o partido vai apresentar 150.

A direita, que votou contra o OE2020, ainda não apresentou qualquer proposta, tal como observa o jornal Público. O prazo final para entregar propostas termina a 27 de janeiro.

As convergências dos antigos parceiros

Redução do IVA da eletricidade e do gás, criação de um escalão intermédio no IRC e aumento escalões do IRS à taxa de inflação de 2020. Estes são alguns dos pontos de convergência entre comunistas e bloquistas nas dezenas de alterações que fizeram.

No que respeita à redução progressiva do IVA da eletricidade e do gás até à taxa reduzida, os partidos de Catarina Martins e Jerónimo de Sousa estão em sintonia, só diferem os números: o Bloco propôs que a partir de julho se pague a taxa intermédia de 13%, adiando os 6% pedidos pelo PCP para junho de 2022.

O IRC e IRS também reúnem consenso: no imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, ambos pedem a a criação de um escalão intermédio para lucros tributáveis entre 20 e 35 milhões de euros, com uma taxa de 7%; já no IRS, ambos pedem o aumento do valor dos escalões segundo a inflação de 2020 (1% e não os 0,3% deste ano).

Mas há também divergências, tal como elenca o Público. Na área do Ensino Superior, o Bloco defende a descida do teto máximo das proprinas em 20%, passando de 871 euros para 697 euros nas licenciaturas. Proposta diferente têm os comunistas: querem manter o valor referência da propina de 2018/2019 como referente para cálculo das bolsas e duplicar para 30 milhões de euros o valor de investimento para novas residências para estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …