Corbyn faz “jogos com o Brexit” e o Partido Trabalhista regista mais uma saída

Andy Rain / EPA

Depois da saída conjunta de sete deputados, o Partido Trabalhista perde mais uma deputada. Joan Ryan acusa o líder do partido britânico, Jeremy Corbyn, de “fazer jogos com o Brexit”

A deputada eleita pela região de Enfield Norte deixa o Partido Trabalhista após quatro décadas, com “terrível dificuldade”, mas promete continuar a representar os seus eleitores através do Grupo Independente que se formou com a saída de outros sete deputados entre os quais se encontram os ex-ministros sombra de Corbyn, Chuka Umunna, Luciana Berger e Chris Leslie.

Numa nota publicada no Twitter, Joan Ryan disse ter ficado “horrorizada, chocada e irritada” com o fracasso do Partido Trabalhista em combater o antissemitismo, acrescentando que “nenhum outro líder dos Trabalhistas teria permitido que esta vergonha acontecesse”, numa crítica dirigida a Jeremy Corbyn.

A deputada britânica vai ainda mais longe ao dizer que “Corbyn e o grupo estalinista que o rodeia” falharam em apresentar um plano alternativo ao do governo para uma saída do Reino Unido da União Europeia. Para Ryan, Corbyn preocupou-se em “expurgar os inimigos ideológicos”.

Joan Ryan vai integrar o Grupo Independente, que planeia promover o movimento junto da ala moderada do Partido Conservador e que tem como objetivo formar um novo partido “até ao final do ano”, segundo avançou Chuka Umunna, em entrevista.

A deputada, que foi secretária de Estado do governo de Tony Blair — com a pasta da Imigração —, diz esperar ainda mais deserções do Partido Trabalhista. Este conjunto de saídas fez com que a direção do partido tivesse já aconselhado Jeremy Corbyn a fazer uma reflexão aprofundada e um debate interno sobre os motivos destas baixas.

O líder do Partido Trabalhista disse, em reação às primeiras saídas, que “lamentava”, mas que esperava que os membros do parlamento reconhecessem “que foram eleitos através de um manifesto baseado no investimento no futuro, numa sociedade mais igualitária e mais justa”.

O Labour apresentou ainda uma proposta no parlamento para que os deputados que mudem de família política a meio do mandato sejam sujeitos a eleições intercalares.

A medida defende que “os eleitores não sejam obrigados a esperar vários anos para se exprimirem sobre os deputados que possam não estar a defender os seus interesses”, disse Jon Trickett, ministro sombra de Corbyn, numa nota difundida da saída de Joan Ryan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …