Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham “dedo” russo)

Andy Rain / EPA

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais.

Num espaço de apenas dois dias, o Partido Trabalhista britânico foi alvo de dois ataques informáticos de larga escala. De acordo com o The Guardian, ambos os ataques são do tipo Distributed Denial of Service (DDoS). Os trabalhistas dizem que os ciberataques tinham a intenção de interromper os seus sistemas digitais.

Este género de ataques usa uma vasta rede de computadores para inundar um servidor com pedidos, que eventualmente acabam por o sobrecarregar. Embora não tenham sido associados a nenhum Estado, uma fonte do partido confessou à BBC que alguns dos computadores usados são provenientes da Rússia e do Brasil.

“Temos processos de segurança em andamento para proteger as nossas plataformas, pelo que os utilizadores podem notar algumas diferenças. Estamos a lidar com isto de forma rápida e eficiente”, disse um porta-voz do partido ao jornal britânico.

Apesar do susto, o Partido Trabalhista garante que os ataques falharam e que o site continua operacional. Além disso, não houve nenhuma fuga de informação.

“Sofremos um ciberataque sofisticado e em larga escala nas plataformas digitais trabalhistas. Agimos rapidamente e essas tentativas falharam devido aos nossos sistemas de segurança robustos. A integridade de todas as nossas plataformas foi mantida e estamos confiantes de que não houve violação de dados“, explicou a mesma fonte.

Por vezes, este tipo de ataques informáticos são usados como uma estratégia de distração para executar um ciberataque mais poderoso. Contudo, até ao momento, o Partido Trabalhista ainda não denunciou mais nenhuma invasão às suas plataformas digitais.

Depois do primeiro ataque, na segunda-feira, o líder do partido, Jeremy Corbyn, disse que este é um caso “muito sério” e “suspeito”, porque aconteceu durante uma campanha eleitoral. “Se isto é um sinal daquilo que está para vir, sinto-me muito nervoso”, assumiu.

As preocupações de Corbyn não são descabidas, mas a realidade é que esta é apenas a “ponta do icebergue” no que toca a ameaças informáticas, realçou Emily Orton, dona de uma empresa de cibersegurança, em declarações à BBC Radio 4. Orton acrescentou ainda que todos os partidos podem esperar ataques semelhantes a estes diariamente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …