Partido Livre muda de nome

LIVREoficialpt / Facebook

O antigo eurodeputado Rui Tavares, fundador do partido Livre

O antigo eurodeputado Rui Tavares, fundador do partido Livre

O II Congresso do partido Livre aprovou este domingo por unanimidade a alteração da designação para Livre/Tempo de Avançar, que deverá constar no boletim de voto com a sigla ‘L/TDA’, e um referendo interno sobre as eleições presidenciais.

“O Congresso foi essencialmente estatutário e de organização e realizou-se nesta altura porque queríamos garantir que os eleitores irão encontrar nos boletins de voto a designação Livre/Tempo de Avançar”, afirmou à Lusa Rui Tavares, do Livre, argumentando que esta decisão mostra que “há um partido que se abriu a uma candidatura cidadã”.

Reunido na Costa de Caparica, no concelho de Almada, o partido aprovou por unanimidade a alteração do nome que terá como sigla L/TDA, um processo que seguirá agora para o Tribunal Constitucional, de foram a poder concorrer às legislativas com essa designação.

No dia 28 junho em Lisboa haverá um “Congresso político, realizado no modelo de abertura a outras organizações, que virão ao congresso”, acrescentou Rui Tavares.

No Congresso realizado este domingo foi aprovada uma resolução sobre as eleições presidenciais que aponta para a realização de um referendo interno e uma consulta ao Tempo de Avançar, formação com que concorrem às legislativas na “candidatura-cidadã Livre/Tempo de Avançar“.

“Aprovámos uma resolução sobre presidenciais na qual é dada nota de que o instrumento do referendo já existe, e foi pensado para este tipo de situações em que os partidos não participam, mas podemos querer auscultar membros e apoiantes para saber que candidato ou candidata apoiar”, afirmou.

“Nós enquanto partido estamos concentrados nas legislativas”, declarou, sublinhando, contudo, o empenho em eleger “um Presidente da República progressista que ajude a romper com o ciclo de conservadorismo”.

A resolução aprovada não tem um calendário para a realização do referendo interno, disse.

O Congresso do Livre aprovou também as primárias para todos os círculos eleitorais, que contarão com uma regra de “ficha limpa”, ou seja, os “condenados por corrupção, abuso de poder e peculato não poderão candidatar-se“.

“Primeira vez na história da democracia portuguesa a feitura das listas não estará nas mãos de um diretório partidário”, declarou.

Rui Tavares disse que ainda não há candidatos anunciados às primárias, que terão de apresentar-se no dia 25 de Abril, como já tinha sido anunciado na semana passada.

A candidatura cidadã Livre/Tempo de Avançar junta o partido Livre e as associações Fórum Manifesto, dos ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, e Renovação Comunista.

Fazem ainda parte da candidatura L/TDA o Movimento de Intervenção e Cidadania do Porto (MIC-Porto) – participante na candidatura presidencial do histórico socialista Manuel Alegre – e outras personalidades da esquerda envolvidas no “Manifesto 3D” e Congresso Democrático das Alternativas, como Boaventura Sousa Santos, Isabel do Carmo, José Castro Caldas, Pilar del Rio ou Ricardo Sá Fernandes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …